chuva torrencial

Chuva torrencial no Norte e Centro

Depois de quase um mês sem chuva, o tempo vai mudar radicalmente e vamos ter chuva torrencial nas regiões do Norte e Centro durante o fim de semana prolongado. No Sábado teremos uma situação de temporal com chuva intensa que pode provocar inundações localizadas em locais sensíveis ou com deficiências de escoamento.

Uma depressão a Norte das ilhas britânicas e um anticiclone no Norte de África conjugam-se e criam uma corrente de Sudoeste que traz ar quente e húmido do Atlântico para o Norte e Centro da Península Ibérica.

O ar quente consegue conter mais vapor de água do que o ar frio e torna-se menos denso. Esta corrente de Sudoeste ao encontrar o ar frio situado a Norte e os sistemas montanhosos da Península é obrigado a elevar-se formando grandes nuvens muito extensas.

À medida que umas nuvens descarregam chuva torrencial vão-se formando outras que tornam os períodos de chuva persistentes e mais prolongados do que é habitual. Podemos vir a ter períodos de chuva continua superiores a 24 horas.

Normalmente as superfícies frontais passam de forma transversal e os efeitos duram apenas algumas horas. Desta vez as frentes vão passar de forma longitudinal tornando a situação de precipitação mais frequente e prolongada.

Os períodos de chuva iniciam-se na Quinta-feira à noite no Minho e só devem terminar na Terça-feira da próxima semana. O dia com chuva mais intensa vai ser o Sábado.

Temporal no Norte e Centro no Sábado

Na Sexta-feira a chuva é moderada na madrugada, relativamente fraca durante o dia e ganha novamente intensidade com a chegada da noite. Chega a todas as regiões mas é mais frequente no Minho e litoral Centro.

No Sábado a chuva é persistente no Norte e Centro e pode provocar inundações localizadas em zonas com deficiências de escoamento.

Temos a favor o facto de estar tudo muito seco e a capacidade de encaixe dos terrenos, linhas de água e albufeiras ser elevada.

No entanto, a previsão aponta para uma precipitação acumulada entre os 200 e os 300 mm em algumas regiões.

Sabem o que isto significa? Vão cair 200 a 300 litros por metro quadrado nesses locais num período de 4 dias. São 20 a 30 cm de altura de água generalizados.

Essa quantidade enorme de água vai escoar por rios e ribeiras que agora estão quase secos mas que rapidamente podem transbordar.

Os distritos onde a chuva torrencial pode provocar mais estragos são: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Viseu.

Também chove com intensidade mas com uma quantidade global relativamente menor nos distritos de Aveiro, Coimbra, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Lisboa.

No Alentejo e Algarve chove relativamente pouco. Em Portalegre ainda pode haver chuva moderada.

Sábado é o dia com maior risco de inundações nas regiões acima citadas, no entanto pode sempre haver aguaceiros fortes acompanhados de eventuais tornados em qualquer um dos outros dias até Terça-feira, mesmo nas regiões onde a precipitação total é menor.

As previsões mudam sempre alguma coisa, se melhorarem um pouco teremos uma situação normal de chuva forte de Outono. Se vierem a piorar o assunto é sério e podem ser frequentes as inundações.

Caso se verifique a segunda hipótese, farei novo artigo e informarei regularmente do evoluir da situação.

Temperaturas amenas

A corrente de Sudoeste traz ar relativamente quente pelo que apesar de não brilhar o Sol, as temperaturas não descem muito e continuam bem amenas.

As temperaturas mínimas até vão subir e ficam com pouca diferença para as máximas que descem em relação aos últimos dias.

Esta chuva intensa que aí vem tem características tropicais mas verifica-se em zonas temperadas.

O frio próprio da época outonal vai aparecer depois destas chuvas.

A partir de Quarta-feira da próxima semana as temperaturas vão descer de forma mais significativa.

O Verão de S. Martinho vai aparecer depois com madrugadas frescas. Algum sol durante os dias mas neblina ou nevoeiro nas madrugadas.

Normal ou extremo?

Vivemos a época do sensacionalismo e dos exageros mediáticos que por vezes descredibiliza os avisos ou alertas de risco meteorológico.

Neste caso temos uma situação de chuva forte que é frequente no Outono, mas no Sábado a situação pode ser de temporal nas regiões mais a Norte.

Uma situação que já aconteceu mais vezes mas que requer cuidados por parte de toda a gente.

Não se meta nos túneis que costumam inundar, não vá fazer atividades para os rios ou ribeiras.

Os defeitos de construção de alguns escoamentos vão vir ao de cima, mas claro que depois a culpa é das alterações climáticas.

Se toda a gente tiver o devido respeito pelos fenómenos da natureza tudo decorre normalmente, mas quem abusar ou confiar em demasia na sorte pode ter surpresas. Sábado não brinque aos passeios nas regiões do Norte e Centro.

Será um fenómeno normal para as pessoas prudentes e será um fenómeno extremo para os aventureiros imprudentes.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

neve na Serra da Estrela, frio de Inverno
Verão de S. Martinho
mau tempo no fim de semana
chuva torrencial
meteorologia Outubro 2021
aguaceiros e trovoada no início do Outono
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2021 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum