Meteorologia em Setembro de 2021

Meteorologia em Setembro, mais sol do que chuva

A Meteorologia em Setembro de 2021 vai continuar a ser caracterizada pelo tempo quente, mas dentro do normal para esta época do ano. Teremos mais dias com sol do que com chuva. A proporção é de 5 dias sem precipitação para 2 dias com chuva fraca.

As regiões a norte do Tejo são as que podem ter alguma chuva fraca ou moderada, embora globalmente seja pouca. Nas regiões do Sul a chuva vai ser muito rara e terá pouco significado.

Temperaturas agradáveis com pouca variação.

A Meteorologia em Setembro indica que as temperaturas vão continuar agradáveis, dentro do normal para esta época de fim de Verão e inicio de Outono.

As máximas vão andar entre os 25 ºC e os 30 ºC na maioria das regiões, mas podem ultrapassar ligeiramente estes valores nas regiões mais quentes do Alentejo e do Ribatejo.

Apesar de as noites serem cada vez mais longas, as temperaturas mínimas continuam amenas com valores entre os 15 ºC e os 20 ºC na maioria dos dias.

Nas regiões mais frias pode haver algumas noites com mínimas abaixo dos 15 ºC, mas dificilmente baixarão dos 10 ºC.

É caso para dizer que o frio ainda vem longe e que o calor moderado se suporta bem. Pode haver dias de praia bem agradáveis.

Chuva fraca no Norte e Centro

A chuva fraca ou chuvisco desta Terça-feira pode repetir-se na Quarta-feira mas em quantidades mais reduzidas. Na maioria das regiões já não choverá.

Na Quinta-feira ainda pode haver chuvisco fraco no litoral Oeste e alguns aguaceiros dispersos nas zonas mais a Norte. Na esmagadora maioria do território nacional já não chove.

O fim de semana deve ser com céu pouco nublado e sem precipitação.

A meteorologia em Setembro de 2021 indica que a chuva pode regressar a meio da próxima semana.

Entre o dia 14 e o dia 17 a probabilidade de precipitação é elevada e a chuva pode chegar a todo o território, mas nas regiões do Sul terá pouco significado.

Como as previsões têm sempre alterações, estas datas podem vir a andar um ou dois dias para a frente ou para trás.

No período de 18 a 22 de Setembro a chuva é pouco provável, mas depois pode voltar na última semana do mês.

Globalmente a quantidade de chuva será moderada a Norte do sistema montanhoso Montejunto – Estrela e pouca a sul deste sistema.

Não será um mês de Setembro muito seco, mas também não podemos falar em muita chuva.

Um Verão normal

O Verão que agora termina acabou por ser um Verão normal em Portugal. Choveu pouco mas isso é frequente nas nossas latitudes nesta época do ano.

Os incêndios foram controlados e a área ardida não foi muito elevada. Faltou o vento Leste quente e forte a provocar incêndios descontrolados.

Ainda bem que não vieram as lestadas que não fazem cá falta nenhuma. Por vezes levam o calor às praias do litoral Oeste, mas também já estão habituados ao tempo mais fresco.

Para haver muito calor no litoral Oeste o preço a pagar são muitos incêndios, portanto esse calor é dispensável.

Nos anos com muito vento de Leste no Verão a área ardida é sempre elevada. O vento Oeste é uma bênção embora meta nevoeiro e tempo fresco no litoral.

Como a normalidade não vende, continua a haver quem exagere nas previsões para vender melhor. Eu não dou para esse peditório.

Gozem este resto de Verão que ainda está bom para irem à praia.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

pouca chuva na noite de S. João
tempo fresco durante a próxima semana
meteorologia em Maio de 2022
Tempo de Inverno até ao 25 de Abril
meteorologia em Abril
alguma chuva durante esta semana
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2022 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum