meteorologia em Agosto de 2021

Meteorologia em Agosto de 2021 com calor normal de Verão

A meteorologia em Agosto de 2021 indica que vamos continuar com céu pouco nublado ou limpo e subida das temperaturas nos próximos dias. Teremos bastante calor até Domingo mas dentro daquilo que é normal no Verão e particularmente no mês de Agosto.

Na segunda quinzena as temperaturas voltam a descer e teremos calor moderado com algumas madrugadas frescas. A chuva vai continuar ausente e teremos tempo bastante seco até ao final do mês de Agosto.

Muito calor até Domingo

Este Verão já foram anunciadas várias vagas de calor, pela imprensa sensacionalista que acabaram por não se verificar.

Vamos ter agora um período mais quente que não tem a duração suficiente para lhe podermos chamar vaga de calor. No entanto, podemos vir a ter os dias mais quentes deste ano até agora.

As temperaturas vão subir de forma gradual e entre Quinta-feira e Domingo podem chegar ou ficar próximas dos 40 ºC nas zonas mais quentes do Algarve Alentejo e Ribatejo.

No Nordeste Transmontano também vai haver muito calor com as máximas a ultrapassarem os 35 ºC em muitos locais.

Nas regiões do litoral Oeste as temperaturas também sobem mas o calor não será demasiado. A brisa marítima e a neblina matinal continuam a refrescar as praias do Oeste.

Enquanto não tivermos vento de Leste com alguma intensidade o calor exagerado não chegará ao litoral Oeste.

É bom que assim continue pois o vento moderado ou forte de Leste é muito perigoso para os incêndios.

Sobe o risco de incêndios

A subida das temperaturas faz com que aumente o risco de incêndios. As plantas e a floresta está cada vez mais seca e com temperaturas elevadas fica mais vulnerável.

Felizmente o vento vai ser fraco e a predominar de componente Oeste o que faz com que as noites sejam relativamente frescas permitindo o combate a eventuais incêndios.

Vamos ter mais ignições devido às temperaturas elevadas mas se o combate for musculado e de forma pronta talvez se evitem incêndios de grandes proporções.

Será o período de maior risco de incêndio até agora neste ano, no entanto se houver prudência de todos poderemos passar por ele sem grandes desgraças.

O próximo fim de semana será o período de maior risco pois para além das temperaturas elevadas pode haver vento moderado de Sudoeste.

Segunda quinzena com tempo mais fresco

A partir do dia 15 prevê-se que as temperaturas desçam para valores moderados e teremos tempo mais fresco mas suficientemente agradável para esta época de Verão.

A meteorologia em Agosto de 2021 não será muito diferente da que tivemos em Julho, isto é, a uma semana mais quente segue-se sempre uma semana mais fresca.

As nuvens continuam a ser poucas e a chuva é pouca ou mesmo nenhuma.

Espero bem que as atuais previsões não mudem muito. As vagas de calor não fazem cá falta nenhuma e os incêndios são completamente dispensáveis.

Quem quer calor nas praias vai para o Algarve que tem estado e continuará a estar bastante bem.

Sempre me lembro de as pessoas rumarem às praias do Algarve por terem água mais quente e temperaturas mais elevadas do que na Costa Oeste.

O que se passa este ano não é mais do que aquilo que se passou na maioria dos anos nas últimas décadas.

Calor no litoral Oeste significa vento Leste e meio país a arder. Estamos bem com tempo fresco no litoral Oeste, esperemos que assim continue.

Boas férias para todos, no Algarve os que gostam de calor e na costa Oeste os que gostam de tempo mais fresco.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Meteorologia em Setembro de 2021
alguma chuva na Quarta-feira
meteorologia em Agosto de 2021
calor e tempo seco
chuva até Domingo
trovoadas
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2021 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum