calor e tempo seco

Calor e tempo seco neste mês de Julho

O Verão segue o seu caminho habitual e vamos ter bastante calor e tempo seco durante este mês de Julho. As temperaturas vão subir de forma acentuada neste fim de semana mas depois voltam a descer durante alguns dias.

O calor regressa novamente na parte final da próxima semana, aparentemente tudo dentro do habitual para esta época do ano, muito calor no Alentejo e interior algarvio, bastante no interior Norte e temperaturas mais amenas no litoral.

Muito calor entre Sexta-feira e Domingo.

Esta Sexta-feira a subida das temperaturas é acentuada e o calor é muito significativo nas regiões a sul do Tejo, onde as máximas podem chegar aos 38 ou 39 ºC.

No interior Norte e Centro também há calor mas é mais moderado com máximas de 30 a 35 ºC nas zonas mais quentes.

Na faixa costeira ocidental as temperaturas são bem mais amenas devido à neblina matinal no inicio da manhã e ao vento moderado a forte durante a tarde.

O Sábado vai ser o dia mais quente deste ano, até esta data, sendo muito calor e tempo seco a agravar muito o risco de incêndio.

As máximas mais elevadas vão verificar-se no Alentejo e podem chegar aos 43 ºC nos Distritos de Beja e de Évora, aos 41 ºC em Portalegre e Santarém.

Na região Centro podem chegar aos 40 ºC em Castelo Branco e aos 35 ºC nos outros Distritos.

Nas regiões do interior Norte as temperaturas máximas também podem chegar aos 35 ºC nas zonas mais quentes.

Nas praias do litoral Oeste também sobem as temperaturas mas o efeito da brisa marítima faz com que as máximas não ultrapassem os 25 ºC.

No Algarve também temos muito calor e tempo seco com máximas a rondar os 40 ºC no interior algarvio e entre os 30 e os 33 ºC nas zonas de praia.

Domingo as temperaturas descem ligeiramente mas continua muito calor nas regiões do interior e em particular no Alentejo.

Durante a tarde sopra bastante vento de componente Oeste o que ajuda a suportar o calor mas constitui um fator importante de agravamento do risco de incêndio.

Temperaturas amenas e bastante vento na Segunda-feira.

Uma descida acentuada das temperaturas vai verificar-se na Segunda-feira, em particular nas regiões do Norte e do litoral Oeste.

As temperaturas máximas só ultrapassam os 30 ºC no interior alentejano e na Beira Baixa, ficando abaixo desse valor em todas as outras regiões.

As mínimas também descem de forma acentuada e as madrugadas passam a ser relativamente frescas.

O vento vai soprar entre o moderado e o forte de Noroeste na maioria das regiões e até pode dar a sensação de tempo fresco.

Esperemos que não haja incêndios a decorrer pois com o vento previsto tornam-se difíceis de combater.

Nos dias seguintes da próxima semana as previsões apontam para nova subida gradual das temperaturas e o regresso do tempo quente.

Os exageros nas previsões

Nos últimos tempos tenho reparado que as previsões a mais de 4 dias de antecedência exageram quase sempre nos valores da temperatura prevista, normalmente indicam mais calor do que aquele que depois se vem a verificar.

É provável que tenham vindo a alterar os algoritmos com a fusão e alteração de alguns modelos de previsão numérica automática.

Quer isto dizer que se funcionam mal entre o 5º e o 10º, pior funcionarão com quinzenas ou meses de antecedência.

Não se iludam com previsões sensacionalistas com muita antecedência. O sensacionalismo vende bem e é a única motivação de quem as produz.

Agora vem calor mas são apenas 2 ou 3 dias quentes nas regiões onde é mais frequente acontecer.

Talvez depois volte a aquecer bem, mas ainda é prematuro para pensar em valores extremos. Aguardemos tranquilamente pela evolução.

Este ano até vai bem tranquilo em termos de fenómenos extremos, esperemos que assim continue.

No entanto, sabemos que o histórico aponta para a chegada do período com mais calor. Será a fruta da época.

Refresquem-se no Sábado e levem um casaquinho na Segunda-feira. Bom fim de semana.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

neve na Serra da Estrela, frio de Inverno
Verão de S. Martinho
mau tempo no fim de semana
chuva torrencial
meteorologia Outubro 2021
aguaceiros e trovoada no início do Outono
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

.

Vítor Baía ©2021 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum