previsões em Abril

Porque mudam tanto as previsões em Abril

Os mais atentos devem ter reparado que as previsões em Abril têm mudado e falhado com uma frequência acima do normal. A situação meteorológica que temos vivido e que continuaremos a viver durante este mês é propícia a que isso aconteça.

É frequente ser assim na Primavera, mas este ano conjugaram-se vários fatores que provocam alterações frequentes com muita facilidade. Vou tentar explicar que fatores contribuem para esta situação.

Pressão atmosférica

Vivemos numa zona temperada onde as variações da pressão atmosférica são acentuadas e frequentes, ao contrário das zonas tropicais onde são diminutas.

Abaixo dos 1013 milibares consideramos baixa pressão e acima deste valor alta pressão.

As baixas pressões trazem o chamado mau tempo, com nuvens e precipitação, as altas pressões o chamado bom tempo, com muito sol e poucas nuvens.

Quanto mais descer a pressão pior será o tempo, quanto mais subir melhor será a situação meteorológica. Uma boa depressão deve baixar dos 1000 milibares e uma boa alta pressão deve situar-se acima dos 1020 milibares.

As previsões em Abril têm indicado, e continuam a indicar, valores de pressão entre os 1010 e os 1015 milibares na maioria dos dias.

Como são valores na fronteira entre a alta e a baixa pressão, qualquer pequena variação pode provocar alterações importantes no estado do tempo.

Isto é, pode estar previsto um dia com sol, mas se a pressão baixar ligeiramente podemos mudar para um dia muito nublado.

Nestes dias de pântano barométrico temos que aceitar a possibilidade de falhanço das previsões, ou pelo menos mudanças frequentes das previsões anteriores.

Este não é o único fator a ter em consideração, a pressão é um pormenor importante mas não é o único.

Curva de estado

A curva de estado é a linha que une os pontos que nos indicam as temperaturas em altitude num determinado dia e a uma determinada hora.

Para os fenómenos meteorológicos interessa-nos saber as temperaturas entre a superfície e os 12000 metros de altitude.

Quando a temperatura desce a uma razão superior a 6 ºC por cada 1000 metros temos tempo instável com formação de muitas nuvens.

Quando desce a uma razão inferior, nem que seja apenas de forma parcial, dizemos que há uma inversão térmica que impede o ar de subir, logo arrefecer, logo formar nuvens.

Temos tido poucas inversões térmicas, ou bastante fracas, pelo que a formação de nuvens com desenvolvimento vertical tem sido frequente.

Nesta época do ano é normal ainda haver bastante ar frio em altitude e o aumento das temperaturas à superfície devido às muitas horas de sol, provocam fenómenos de convecção com facilidade.

Muita convecção pode dar origem a nuvens com desenvolvimento vertical que são as responsáveis pelos aguaceiros que por vezes são acompanhados por trovoada.

Até ao final de Maio a curva de estado tem poucas inversões térmicas e nos dias em que houver mais frio em altitude podem ocorrer aguaceiros tipo trovoada.

Previsões de muita convecção e possíveis trovoadas só são fiáveis em previsões de curto prazo e curta escala.

Pouco vento

Um dos resultados do pântano barométrico é a existência de pouco vento devido à pequena variação da pressão numa vasta região.

Os ventos fracos de direções variáveis provocam linhas de confluência que ajudam à instabilidade e à formação de nuvens por convecção.

Por vezes essas linhas fazem com que chova com regularidade numa região e escassas dezenas de quilómetros ao lado não chova absolutamente nada.

As previsões em Abril indicam muitas confluências entre ventos de Leste e Oeste que ajudam à formação de linhas de instabilidade que provocam bastante chuva nuns locais e pouca em outros.

Resumidamente nesta Primavera temos pouca variação na pressão atmosférica, curvas de estado instáveis e pouco vento a facilitar a formação de linhas de confluência instável.

Com estas condições é normal as previsões mudarem com muita frequência.

Pode ver os pormenores das previsões para os próximos dias na página previsão geral do tempo.

Teremos sol no fim de semana e bastantes nuvens no inicio da próxima semana. Se as previsões não falharem, claro.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

aguaceiros
previsões em Abril
tempo em Abril
meteorologia em Março
muito vento e bastante chuva no fim de semana
muita chuva em Fevereiro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-horário
.

Vítor Baía ©2021 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum