muito vento e bastante chuva no fim de semana

Muito vento e bastante chuva no fim de semana

No próximo fim de semana vamos ter muito vento de Sul no Sábado e bastante chuva em todo o território nacional. O vento é mais forte no litoral e nas terras altas. A chuva é mais intensa a partir da manhã de Sábado no litoral Oeste e a partir da tarde nas regiões do interior.

As temperaturas continuam dentro do normal para esta época do ano mas vão sofrer uma descida acentuada no Domingo que faz com que a precipitação seja em forma de neve na Serra da Estrela.

Muito vento até Sábado

O vento forte começa a sentir-se nos Açores durante a tarde desta Quinta-feira, chegando a todas as ilhas. Durante as 24 horas de Sexta-feira continua a soprar com muita intensidade.

Nas ilhas dos Açores a situação melhora ligeiramente no Sábado e no Domingo, embora ainda se note vento terá intensidade mais dentro do normal. Na Segunda-feira e na Terça-feira vai voltar a soprar forte.

Na Ilha da Madeira há muito vento na noite de Sexta-feira para Sábado.

O vento forte de componente Sul chega ao continente na Sexta-feira à noite, sendo mais notório no Litoral Oeste.

Durante a madrugada de Sábado há muito vento em todas as regiões mas sopra com mais intensidade nas terras altas e no litoral.

O período em que o vento sopra mais forte será a manhã de Sábado. As rajadas chegam aos 100 km/h com facilidade em especial nas montanhas mais altas.

Na tarde de Sábado a situação melhora no litoral mas continua a haver muito vento nas regiões do interior e em particular nas montanhas.

No Domingo passamos a ter vento fraco na maioria das regiões. O vento forte dura apenas cerca de 24 horas no território continental mas pode ser o suficiente para fazer alguns pequenos estragos.

Bastante chuva no fim de semana

A chuva vai chegar de igual modo a todas as regiões. O Sul acaba por receber tanta chuva como o Norte, embora em horários ligeiramente diferentes.

Começa no Sábado de manhã em todas as regiões do litoral Oeste a norte de Setúbal.

Durante a tarde de Sábado continua a chover no litoral Oeste e começa no interior Norte e Centro, no Alentejo e no Algarve.

Na noite de Sábado já chove pouco no litoral Oeste mas pode chover com intensidade em todo o interior incluindo o Alentejo e Algarve.

No Domingo teremos aguaceiros que são mais frequentes nas regiões do interior na madrugada e manhã.

Esses aguaceiros vão ser de neve na Serra da Estrela que pode receber um bom nevão no fim de semana. A cota da neve pode descer até aos 1400 metros no Domingo.

Na noite de Sábado e na madrugada de Domingo deve nevar em cotas mais altas, caso seja sempre neve na Torre acumula uma quantidade interessante mas a estrada deve estar fechada.

No Domingo a neve chega às Penhas Douradas e Penhas da Saúde.

Não vou fazer previsões de médio prazo pois têm mudado tanto que o que hoje parece verdade, amanhã é mentira.

Há períodos assim, em que as previsões mudam de dia para dia no que diz respeito ao médio prazo. Nos primeiros 4 dias lá se vão confirmando mas a partir daí a mudança é quase sempre significativa.

Primeiro o vento e depois a chuva parecem certos no fim de semana. Durante a próxima semana deve continuar tempo normal de fim de Inverno, mas o melhor é esperarmos por previsões mais recentes.

Está bom tempo para ficar em casa a ouvir o vento e a ver a chuva. É bom para combater o Covid 19.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

aguaceiros
previsões em Abril
tempo em Abril
meteorologia em Março
muito vento e bastante chuva no fim de semana
muita chuva em Fevereiro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-horário
.

Vítor Baía ©2021 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum