Finalmente vamos ter uma subida das temperaturas no fim de semana que vai pôr fim à vaga de frio que já vai bem prolongada. Ficamos com o frio normal para esta época mas sem madrugadas geladas como as que temos tido.
Durante a próxima semana vai regressar a chuva a todo o território nacional e pode mesmo vir com bastante intensidade em alguns momentos. O mais provável é que o tempo instável se mantenha atá ao fim de Janeiro.
Os dias já têm sido com temperaturas mais amenas, mas as noites têm continuado geladas em muitas regiões. Chega agora a vez de subirem as temperaturas mínimas.
A subida vai sendo gradual e em muitos vales a geada vai ser substituída por neblina ou nevoeiro.
Em Trás os Montes o nevoeiro na madrugada vai ser frequente e nos próximos dias ainda pode dar origem a sincelo. Durante a próxima semana a chegada da chuva vai fazer com que subam as temperaturas mínimas.
É evidente que ainda se vai sentir frio durante as noites mas vai ser cada vez menos intenso à medida que os dias vão passando.
Em alguns locais o frio intenso só desaparece na Segunda-feira mas no fim de semana já vai ser mais moderado do que nos dias passados.
A Serra da Estrela está coberta com um bom manto de neve que reúne excelentes condições para atividades desportivas.
As temperaturas estão a subir nas zonas mais altas e durante a noite fica mais frio nos vales do que na Torre.
A neve começa a derreter mas esse processo vai ser muito lento e este fim de semana ainda estará em boas condições.
A chuva da próxima semana pode também chegar às zonas mais altas e derreter muita neve, no entanto, também estão previstos alguns nevões para essas zonas mais altas.
É claro que as boas condições que estão agora não vão durar muito tempo pois para além da chuva também vamos ter muito vento até ao fim do mês.
Vá acompanhando a evolução das previsões na página especifica Meteorologia Serra da Estrela – Torre
Tudo indica que a chuva vai regressar durante a próxima semana. Em principio na Terça-feira já chove com intensidade em todo o território nacional.
Depois da subida das temperaturas no fim de semana, vai aumentando a nebulosidade, o vento roda para componente sul e a chuva vai aparecer com regularidade.
A chuva mais frequente no Norte do que no Sul vai aparecer durante muitos dias até ao fim do mês de Janeiro.
Embora seja menos frequente também vai continuar a chover nas regiões do Sul, ajudando assim a acabar com a seca.
A noite de Terça-feira e a madrugada de Quarta-feira são os momentos com chuva mais intensa, isto a fazer fé nas previsões de hoje, mas como faltam alguns dias estes horários podem vir a mudar.
Até Segunda-feira a precipitação é pouco provável, a partir de Terça-feira passa a ser muito provável.
A subida das temperaturas no fim de semana e durante a próxima semana acabam com o frio exagerado que temos tido e passamos a ter o frio normal na maioria dos Invernos
Foto de Manuel Ferreira