As previsões da Meteorologia Janeiro 2021 apontam para um largo período com muito frio em todas as regiões e alguma neve que apesar de ser pouca pode vir a parecer em locais onde já a não veem há muitos anos. Pelo menos na primeira quinzena o frio está garantido com temperaturas negativas nas madrugadas em quase todas as regiões.
Em situações de muito frio como a que vamos viver nos próximos dias a precipitação é pouco provável mas se isso vier a acontecer pode ser em forma de neve em locais onde é pouco habitual nevar.
O aparecimento dessa precipitação só se deve confirmar com previsões de curto prazo, pelo que não posso agora informar quando vai ocorrer, afirmo apenas que a neve em cotas baixas é uma possibilidade a considerar.
Até ao dia 10 estaremos sobre influência de uma corrente de Norte e Nordeste que transporta ar frio do Ártico até às nossas latitudes.
Há muito frio nas camadas altas da troposfera e na superfície. O ar frio tem pouca capacidade para conter vapor de água pelo que o tempo será maioritariamente seco.
No entanto é neste período que se pode montar alguma confluência com ar mais quente e húmido vindo de Sul que pode dar origem a precipitação.
A partir do dia 11 ou 12 é provável que o anticiclone se instale nas nossas latitudes e passe a haver menos frio nas camadas altas.
Uma situação de alta pressão em Janeiro cria uma forte inversão térmica que faz com que o ar frio permaneça nos vales e zonas baixas.
As montanhas podem passar a ter temperaturas positivas e o frio ser mais intenso nos vales.
A formação de geada é muito frequente e o nevoeiro também pode aparecer em muitos vales.
A formação da neblina ou nevoeiro impede a passagem do sol e faz com que as temperaturas baixem ainda mais.
Em muitos casos o nevoeiro pode persistir durante o dia e vir a dar origem à formação de sincelo.
Para quem não sabe o que é sincelo, informo que consiste na formação de gelo nas plantas, arbustos, árvores e estruturas metálicas.
A probabilidade de precipitação é pequena mas a que vier a ocorrer pode ser neve em cotas baixas.
No fim do dia de Domingo e na madrugada de Segunda-feira dia 4 há uma pequena possibilidade de aguaceiros dispersos.
Se chegarem a ocorrer serão de neve em cotas acima dos 500 a 700 metros, mas a quantidade vai ser insignificante.
A meteorologia Janeiro 2021 aponta para maiores possibilidades de precipitação no período compreendido entre os dias 7 e 10.
A confirmar-se podia nevar em vastas regiões, incluindo o Alto Alentejo e a Beira Baixa para além das já habituais Beira Alta e Trás os Montes.
É muito cedo para ter certezas, pelo que o melhor é mais tarde irem consultando a página de previsões de neve
Nos últimos dias nevou razoavelmente na Serra da Estrela, como o frio se vai manter a neve não derrete.
Como o vento também diminui de intensidade, ficam criadas excelentes condições para os vários desportos que impliquem boa qualidade de neve ou gelo.
Os praticantes de Ski, snowboard, escalada em gelo ou apenas caminhadas na neve vão ter condições bastante boas durante 2 semanas.
A neve não é muita mas o frio seco faz com que tenha boa qualidade.
Caso se venham a confirmar os nevões no período de 7 a 10 de Janeiro, a Serra da Estrela fica bem composta de neve.
Aproveitem agora pois há neve e as estradas estão quase sempre abertas, pois não havendo precipitação não há encerramentos de estradas.
A meteorologia Janeiro 2021, em minha opinião, ainda não define bem o que se vai passar na parte final do mês.
O frio parece-me garantido até ao dia 20. A precipitação vai ser pouca mas a que ocorrer será neve em cotas relativamente baixas.
Caso o anticiclone se mantenha nestas latitudes, este género de tempo pode durar atá ao fim do mês.
Neste momento nada me garante que isso venha a acontecer, por isso deixo as dúvidas relativamente à última semana.
Foto de Manuel Ferreira