As temperaturas vão descer de forma acentuada e vamos ter bastante frio e alguma neve entre o Natal e o Ano Novo. É bastante provável que o tempo frio se prolongue para os primeiros dias de Janeiro. A neve vai cair a partir de Segunda-feira acima dos 1000 a 1300 metros e com algumas incursões a cotas ligeiramente mais baixas.
Frio seco com bastante vento no dia de Natal, madrugadas frias e com bastante geada no fim de semana, nuvens, muito vento e alguma precipitação a partir de Domingo.
Nesta noite de Consoada o tempo vai estar tranquilo mas com o característico frio da época devido à descida acentuada das temperaturas a partir do fim da tarde.
Há poucas nuvens, apenas algumas altas dispersas, o vento é relativamente fraco de Nordeste e não se prevê precipitação.
As temperaturas descem de forma acentuada e vão andar entre os 1 e os 3 ºC no interior Norte e Centro, os 5 e os 7 ºC no Alentejo, sendo cerca dos 10 ºC nas zonas junto ao mar.
O vento vai aumentando de intensidade ao longo da noite e ao amanhecer do dia de Natal já se nota bastante vento a agravar a sensação de frio.
Na Sexta-feira, dia 25, as temperaturas continuam a descer e o frio vai notar-se muito pois o vento moderado a forte de Nordeste e Leste constitui um fator de agravamento.
O céu estará pouco nublado ou limpo em praticamente todas as regiões do território continental.
Apesar do frio não haverá muita geada pois o vento impede a sua formação. Pode aparecer nos vales e locais mais abrigados do vento.
Um lindo dia de sol mas com o frio a aconselhar o confinamento.
No fim de semana o frio intensifica-se e o vento vai diminuindo de intensidade.
Tanto a madrugada de Sábado como a de Domingo terão temperaturas negativas em vastas regiões do interior.
Junto ao litoral também haverá muito frio com as mínimas a rondarem os 5 ºC.
A geada passa a ser frequente devido à diminuição da intensidade do vento e ao céu limpo.
Durante o dia há muito sol que dá algum conforto pois o vento passa a ser fraco fazendo com que o frio se suporte melhor.
Depois de uma madrugada fria e com geada abundante, a nebulosidade vai aumentar progressivamente durante o dia de Domingo.
A partir da tarde começa a chover no Minho e vai estender-se a todas as regiões do Norte e Centro ao anoitecer.
Será chuva fraca ou chuvisco mas pode ser frequente e incomodar devido ao vento que se vai tornando forte de Oeste.
Há uma subida das temperaturas durante o dia que faz com que a precipitação só seja neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, e ao anoitecer no Gerês.
No dia de Natal e no Sábado há condições para a produção de neve de cultura com os canhões da Estância de Ski. Se a produzem ou não é assunto que a mim não me diz respeito.
A queda de neve entre o Natal e o Ano Novo vai verificar-se a partir de Segunda-feira mas ainda é relativamente cedo para nos fiarmos nas quantidades e nas cotas previstas.
Deixo uma ideia do agora previsto para cada um dos dias, apesar de saber que vai haver alterações de pormenor.
Segunda-feira, dia 28, vai nevar com alguma regularidade acima dos 1000 a 1300 metros.
As montanas acima destas altitudes terão alguma neve certamente. Pode nevar esporadicamente em cotas inferiores mas terá dificuldades em acumular.
Ainda é cedo para saber de chega às localidades mais altas, tudo indica que Montalegre e a Guarda possam ver neve mas vai ter dificuldades para pegar de forma consistente.
O vento forte de Noroeste pode provocar acumulação nuns locais e varrer completamente outros.
Terça-feira, dia 29, O cenário é idêntico ao de Segunda-feira mas com menos vento e um pouco mais de frio à superficie.
Mantenho as dúvidas sobre a cota, mas deve variar entre os 1000 e os 1200 metros e um pouco mais baixa na madrugada e à noite.
Na Quarta-feira e na Quinta-feira continua bastante frio mas a precipitação prevista é residual. Pode nevar mas de forma muito esporádica.
Pode ir acompanhando as previsões especificas na página Meteorologia Serra da Estrela – Torre
As previsões de médio prazo apontam para a continuação do tempo frio nos primeiros dias de Janeiro.
Também indicam a possibilidade de precipitação frequente, umas vezes podendo ser neve e outras vezes sendo apenas chuva.
Vamos ter que esperar pela confirmação, mas parecem prováveis alguns nevões no inicio no novo ano.
O tempo invernal parece garantido, resta saber se é mais para o lado da neve ou para o lado da chuva.
Do frio até ao fim do ano já ninguém nos livra, depois logo se vê.
Bom Natal e Bom Ano para todos.
Foto de Manuel Ferreira