Uma superfície frontal fria muito ativa vai atravessar Portugal e provocar chuva intensa na madrugada e manhã de Quarta-feira, dia 16 de Dezembro. É uma situação normal de Outono ou Inverno mas pode provocar inundações localizadas em zonas sensíveis a muita chuva em pouco tempo.
São poucas horas de chuva, provavelmente entre 3 a 6 horas em cada local, mas a intensidade pode ser importante e provocar estragos em locais com deficiências de escoamento.
Vou tentar dar uma ideia de qual vai ser a evolução da frente e quais os horários em que a precipitação será mais intensa em cada região.
Até às 3 horas da manhã a chuva intensa começa em Viana do Castelo e pode chegar a Braga e ao Porto. Todo o litoral minhoto terá muita chuva.
Entre as 3 e as 6 horas da manhã atinge todo o litoral Oeste entre Lisboa e o Minho. Vai ser chuva forte nos Distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.
Das 6 às 9 horas da manhã as regiões mais afetadas passam a ser os Distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, todo o litoral alentejano e o barlavento algarvio.
Entre as 9 e as 12 horas a chuva é mais intensa nos Distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Depois das 12 horas continua a chover com intensidade no Alentejo e no Algarve e nos concelhos que fazem fronteira com a Espanha no Norte e Centro.
Fora dos horários indicados também pode chover mas será chuva mais moderada.
Quando chegar a noite acaba a chuva em todas as regiões e na Quinta-feira já teremos um lindo dia com sol a brilhar.
Esta precipitação intensa pode ser neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela, mas ainda tenho algumas dúvidas se não haverá alguns momentos em que seja apenas chuva.
A cota da neve vai variar entre os 1800 e os 1900 metros e a acumulação acima destas cotas vai ser importante.
No inicio da tarde pode chegar a nevar ligeiramente mais abaixo, mas a quantidade significativa será sempre acima dos 1800 metros.
Com um pouco de sorte fica um manto branco com altura suficiente para se aguentar durante vários dias sem derreter.
É pena que no fim de semana a chuva e o nevoeiro acabem por consumir uma boa parte da neve acumulada.
Para mais informações consulte a página Meteorologia Serra da Estrela- Torre.
Como sabem não gosto muito de me esticar em previsões de médio prazo, no entanto fica apenas a probabilidade.
A partir do dia de Natal as previsões vão apontando para tempo mais frio e com possibilidade de neve em algumas localidades mais altas.
É muito cedo e carece de confirmação em previsões futuras, no entanto seria uma boa prenda para os confinados amantes da neve.
Quando tiver mais certezas voltarei ao assunto. Desejo Boas Festas a todos.
Entretanto não se esqueçam de ter cautelas com a chuva intensa na madrugada e manhã desta Quarta-feira.