onde vai nevar Dezembro 2020

Onde vai nevar nos próximos dias

A descida das temperaturas nas próximas horas vai trazer neve a cotas relativamente baixas, onde vai nevar e em que quantidade é a questão a que vou tentar responder. É certo que pode nevar entre Sexta-feira e Domingo em todas as localidades que se situem acima dos 800 metros de altitude.

A quantidade global será pouca mas terá mais significado numas regiões do que noutras. Como se trata de uma situação de pós frontal frio com muito vento de Noroeste, a primeira linha de montanhas mais perto do mar será a que tem maior quantidade de precipitação.

Pode nevar em todo o Norte e Centro mas a maior quantidade será no Minho e nos Distritos de Vila Real e Viseu.

É claro que devido à sua geografia com mais altitude a Guarda e Bragança são regiões onde vai nevar em zonas mais extensas. Não será um grande nevão mas pode acumular alguns centímetros nas zonas acima dos 800 metros.

Onde vai nevar na região Norte

A Serra de Gerês e as zonas mais altas do Minho vão ter uma quantidade de neve interessante. Pode nevar acima dos 700 metros e acumular com facilidade acima dos 800 a 900 metros.

A maior quantidade de neve vai cair na Sexta-feira, começando ainda na madrugada e prolongando-se durante todo o dia através de aguaceiros intermitentes.

No Sábado e no Domingo também pode haver neve mas os aguaceiros já são mais fracos e pouco frequentes.

O Distrito de Vila Real tem muitas zonas altas na primeira linha de montanhas a Oeste, que é precisamente a zona onde há mais precipitação.

As Serras do Larouco, Alvão e Marão vão ter bastante neve. Em termos de localidades destaca-se Montalegre pois tem mais altitude e uma localização mais a Noroeste.

Todas as localidades com mais de 800 metros de altitude podem ver a neve e ter uma ligeira acumulação durante o dia de Sexta-feira. No Sábado e no Domingo também pode nevar, mas será bastante menos, apenas alguns aguaceiros esporádicos.

No Distrito de Bragança a quantidade de precipitação vai ser pouca, no entanto na Serra de Montesinho o nevão pode ter algum significado.

Pode chegar a nevar na cidade de Bragança mas a quantidade será insignificante. Estes dias de vento Noroeste não são muito favoráveis para nevões em Bragança. São mais favoráveis em zonas com mais altitude.

No Domingo as condições meteorológicas seriam melhores para nevar em Bragança mas parece que há pouca precipitação.

Onde vai nevar na região Centro

O Distrito de Viseu terá bastante neve, particularmente nas zonas envolventes da Serra de Montemuro e na Serra do Caramulo.

O Montemuro terá um nevão interessante na Sexta-feira e pode haver problemas de circulação na estrada de Cinfães para Castro D’ Aire.

Tal como no Norte a acumulação da neve pode acontecer acima dos 800 metros, sendo apenas escassos centímetros abaixo dos 1000 metros, pois é acima dessa cota que a neve se conserva melhor.

Na cidade de Viseu pode chegar a nevar ao fim da tarde de Sexta-feira e na madrugada de Sábado. Vai ser pouca quantidade, talvez granizo misturado com a chuva e terá dificuldades em pegar. Uma amostra que já não seria nada mau.

O Distrito de Coimbra tem a Serra da Lousã e a Serra do Açor que também vão receber bastante neve na Sexta-feira e no Sábado, em cotas acima dos 700 a 800 metros.

No Distrito de Castelo Branco pode nevar na Gardunha e nas zonas altas da Covilhã. O vento de Noroeste não favorece a queda de neve a Leste da Serra da Estrela devido ao efeito Foehn.

A neve na região da Cova da Beira pode aparecer mas deve ser apenas uma amostra.

Neve na Guarda

A Guarda, como cidade mais alta é favorecida nestes dias em que a altitude conta muito para nevar ou não.

É certo que vai nevar logo a partir da manhã de Sexta-feira, através de aguaceiros intermitentes. Nas zonas mais altas da cidade a neve vai pegar com alguma facilidade mas a quantidade não será suficiente para criar grandes problemas com o trânsito.

Nos momentos em que os aguaceiros mais fortes tenham granizo pode criar algumas dificuldades temporárias que se devem resolver com alguma paciência.

Ao anoitecer na Sexta-feira e na madrugada de Sábado há mais frio e já se pode formar gelo. Se chegar a nevar durante a noite vai pegar com muita facilidade.

Não contem com um grande nevão, se tivermos 5 a 10 cm já era bem bom. O frio é suficiente mas a quantidade de precipitação parece pouca e o facto de ser durante o dia não ajuda à acumulação.

Pode ir consultando as previsões especificas que publico na página Tempo Guarda

Nas outras localidades do Distrito também pode nevar nas que estiverem a mais de 700 metros de altitude mas só acumula acima dos 800 metros.

As zonas mais altas do concelho do Sabugal devem ter alguma neve ao longo do dia e na noite de Sexta-feira.

Onde vai nevar nas regiões do Sul

Nas regiões do sul a precipitação vai ser menos frequente mas o frio também vai acabar por chegar ao Alentejo e ao Algarve.

Algum aguaceiro com granizo pode acontecer esporadicamente em qualquer local. Se quiser ver nevar vai ter que subir às Serras de S. Mamede em Portalegre ou à Foia no Algarve onde pode haver um ou outro aguaceiro com neve.

Nas regiões do Sul a neve continua a ser uma raridade.

Dia 5 de Dezembro de 1996 tivemos o maior nevão generalizado em Portugal dos últimos 50 anos. Para comemorar vamos ter agora um nevão dos pequeninos.

Foto das Penhas Douradas e Vale do Rossim na Serra da Estrela por Manuel Ferreira não está assim mas vai ficar parecido no Sábado.


Leave a Reply

Outras publicações:

calor e tempo seco
chuva até Domingo
trovoadas
subida gradual das temperaturas no fim de semana
meteorologia até ao fim de Maio Maio
Maio com frio e chuva
La Vie Guarda
La Vie

.

Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

Vítor Baía ©2021 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum