chuva no Domingo

Chuva no Domingo. Tempo fresco até Terça-feira.

Continuamos com tempo típico de Outono, algum sol no Sábado e bastante chuva no Domingo que deve ser persistente na madrugada e manhã, sendo mais intensa no Norte do que no Sul. As temperaturas descem a partir da tarde de Domingo e o tempo continua fresco até Terça-feira.

A partir de Quarta-feira sobem as temperaturas mas há muita nebulosidade e pode ocorrer chuva fraca ou chuvisco que deve ser pouco frequente.

Chuva no Domingo de manhã

Sábado será um dia com algum sol por entre bastantes nuvens baixas. A nebulosidade aumenta a partir da tarde e pode começar a chover no Minho.

No Sábado à noite a chuva é moderada no Minho e fraca ou chuvisco no litoral Oeste.

Na madrugada de Domingo a chuva é moderada e persistente no Minho e nos distritos do Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança. Nos outros distritos da região Centro há chuva fraca ou chuvisco persistente.

Acaba por cair uma quantidade significativa de precipitação em Viana do Castelo, Braga e no Porto. Nunca é chuva forte mas como é moderada e persistente durante várias horas a quantidade acumulada é significativa.

Durante a manhã de Domingo a chuva é mais frequente nos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco. Leiria, Santarém, Lisboa e Portalegre.

Ao fim da manhã também chega a Setúbal e Évora. Nas regiões mais a norte passa a haver aguaceiros fracos e pouco frequentes e as temperaturas começam a descer.

Durante a tarde de Domingo a chuva acaba por chegar a Beja e Faro mas com pouca intensidade. Nas regiões do Norte os aguaceiros passam a ser mais frequentes e as temperaturas continuam a descer.

Neve na Serra da Estrela a partir da tarde de Domingo

A chuva no Domingo tem origem numa frente fria que depois da sua passagem deixa uma massa de ar frio e alguns aguaceiros na situação pós-frontal.

Esses aguaceiros podem ser de neve na Serra da Estrela em cotas acima dos 1700 metros ou ligeiramente mais abaixo durante a noite.

A queda de neve inicia-se durante a tarde e deve ser mais frequente durante a noite e na madrugada de Segunda-feira.

A quantidade global de neve vai ser pouca mas deve ser suficiente para criar uma pequena camada nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

A subida das temperaturas a partir de Quarta-feira e a possibilidade de chuva fraca ou chuvisco vai fazer com que a neve derreta toda.

Pode acompanhar as previsões especificas nas páginas Serra da Estrela – Torre e Previsões de Neve

Tempo normal de Outono até ao fim do mês.

As temperaturas vão ser relativamente baixas até Terça-feira. A chuva no Domingo terá algum significado.

A partir de Terça-feira as temperaturas vão subir, particularmente as mínimas, mas continuam dentro daquilo que é habitual nesta época de Outono.

A nebulosidade baixa vai predominar e a neblina ou nevoeiro matinal vai ser frequente na maioria das regiões.

A chuva fraca ou chuvisco serão frequentes mas a chuva moderada só se deve notar na Quarta-feira e no Sábado.

Como é habitual a quantidade de precipitação vai ter mais significado no Norte do que no Sul. O Minho é claramente a região onde vai chover mais até ao fim do mês.

Para a primeira semana de Novembro ainda tenho muitas dúvidas sobre como estará o tempo, pois as previsões variam muito entre a possibilidade de tempo estável ou algum frio e chuva.

Quando estiver tudo mais claro farei novo artigo sobre as perspetivas para o mês de Novembro, mas por agora parece ser tudo dentro normal.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

onde vai nevar Dezembro 2020
chuva no Alentejo
meteorologia em Novembro 2020
chuva durante esta semana
chuva no Domingo
temporal na Terça-feira
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum