meteorologia em Outubro 2020

Meteorologia em Outubro 2020, sol até dia 15, chuva e frio a seguir.

A Meteorologia em Outubro 2020 vai ter duas quinzenas completamente distintas, sol e algum calor até ao dia 15, descida das temperaturas e bastante chuva durante a segunda quinzena. Teremos mais uma semana com tempo a fazer lembrar o Verão e depois um período mais instável a fazer lembrar o Inverno.

Nos próximos dias o céu estará pouco nublado ou limpo, as temperaturas descem nas madrugadas mas são bem agradáveis durante o dia e não se prevê precipitação até ao dia 16.

Temperaturas agradáveis até ao dia 15.

Apesar de uma ligeira descida das mínimas, as temperaturas vão continuar agradáveis durante vários dias seguidos, algum calor moderado a fazer lembrar os dias de Verão que já terminou.

As temperaturas mínimas descem a partir de Domingo e as madrugadas ficam bastante mais frescas em Trás os Montes e na Beira Alta com valores entre os 5 ºC e os 9 ºC durante a próxima semana.

Nas restantes regiões as mínimas são mais amenas e só descem mais significativamente na Terça-feira. Mesmo assim ficam sempre acima dos 10 ºC e no caso do litoral podem ficar acima dos 15 ºC na maioria dos dias.

As temperaturas máximas são agradáveis e ligeiramente acima da média para esta época do ano na maioria dos dias. Também descem a partir de Domingo mas continuam com valores bem agradáveis.

Até Domingo o Alentejo e o Ribatejo podem ter máximas a rondar os 30 ºC e a partir de Segunda-feira vão situar-se na casa dos 25 ou 26 ºC.

Nas regiões do Norte vão variar entre os 22 e os 25 ºC até Domingo e entre os 17 e os 23 ºC durante a próxima semana.

Tudo indica que seja a despedida dos dias relativamente quentes, a partir do dia 16 as previsões de médio prazo apontam para tempo bastante mais fresco, talvez abaixo da média para esta época do ano.

Poucas nuvens durante a próxima semana.

No que diz respeito à nebulosidade a meteorologia em Outubro de 2020 indica dois períodos completamente distintos. Céu pouco nublado ou limpo na primeira quinzena e muitas nuvens na segunda quinzena.

Durante a próxima semana só se podem observar algumas nuvens altas dispersas que nunca chegam a tapar o sol. Isto até ao dia 15, pois a seguir as coisas podem mudar.

Este tempo estável pode dar origem a neblina ou nevoeiro em alguns vales mais húmidos durante as madrugadas. Em principio tende a dissipar durante as primeiras horas da manhã.

A partir do dia 16 prevê-se um aumento gradual da nebulosidade que pode vir a dar origem a alguma precipitação. A chuva que vai fazendo falta pode vir na segunda quinzena de Outubro.

Chuva na segunda metade do mês?

A chuva tem sido pouca e após estas duas semanas de tempo seco já vai fazendo falta novamente. Certo é que não chove até ao dia 16.

A fazer fé nas previsões de médio prazo é possível que o cenário mude na segunda metade do mês de Outubro.

A partir do fim de semana de 17 e 18 de Outubro as previsões apontam para precipitação abundante e dentro daquilo que é normal no Outono.

Como as temperaturas descem de forma acentuada, parte dessa precipitação pode ser em forma de neve nas zonas mais altas da Serra da Estrela. Pode depois acompanhar as previsões especificas para a Serra da Estrela-Torre.

É evidente que não nos podemos fiar muito de previsões com uma antecedência superior a uma semana, no entanto, a tendência das que vão aparecendo indicam a possibilidade de bastante chuva na segunda quinzena de Outubro.

Se tem que fazer alguns trabalhos que impliquem tempo seco aproveite até ao dia 15 pois é quase certo que não chove.

A meteorologia em Outubro 2020 indica que a chuva pode vir a seguir. Seria bom que esta previsão se confirmasse. Aguardemos pela evolução.

Foto da Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

temporal na Terça-feira
meteorologia em Outubro 2020
Depressão Alex
chuva em Outubro
alguma chuva
Meteorologia em Setembro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum