Depressão Alex

Depressão Alex passa na Sexta-feira.

A Depressão Alex é a primeira desta época Outono/Inverno a merecer ter nome próprio. Só deve provocar estragos na zona Oeste da França e Norte da Espanha. Passa na Sexta-feira e os seus efeitos em Portugal são de um dia normal de mau tempo com bastante vento. Traz frio e uma amostra de neve às zonas mais altas da Serra da Estrela.

A descida das temperaturas será o efeito mais notado pois será uma descida acentuada que deixa as máximas em valores abaixo dos 20 ºC na maioria das regiões, sendo ligeiramente abaixo da média para esta época do ano.

Chuva moderada na madrugada

A chuva será com intensidade moderada nas regiões do Norte e Centro na madrugada e inicio da manhã de Sexta-feira, passando a aguaceiros fracos durante a tarde.

Pode chegar alguma chuva às regiões do Sul mas não terá grande significado, apenas alguns aguaceiros fracos.

No fim de semana podem ocorrer aguaceiros fracos e dispersos que serão mais frequentes no litoral Oeste das regiões do Norte e Centro.

A depressão Alex traz alguma chuva mas não é o seu forte a quantidade de precipitação. O frio e o vento vão ser mais notórios.

Primeira neve na Serra da Estrela

Nas zonas mais altas da Serra da Estrela podem cair os primeiros flocos de neve deste Outono de 2020. Será a partir da tarde de Sexta-feira através de alguns aguaceiros fracos que podem ser de neve acima dos 1700 ou 1800 metros.

A quantidade será pouca, apenas uma amostra, sendo acompanhada por vento muito forte que não aconselha a que se ande na rua naquelas paragens.

O vento forte e as temperaturas baixas para além da primeira neve podem ajudar à formação de gelo nos arbustos e estruturas metálicas situadas acima dos 1800 metros.

A situação de frio que permita queda de neve é muito passageira. A partir da tarde de Sábado as temperaturas sobem para valores que já não proporcionam possibilidade de queda de neve.

Será, portanto, um fenómeno passageiro na tarde de Sexta-feira e na madrugada de Sábado.

Pode consultar as previsões especificas para a Serra da Estrela – Torre

Muito vento no Norte

O que faz atribuir nome às depressões é a intensidade do vento. A depressão Alex tem ventos muito fortes com capacidade para provocar estragos em algumas regiões da França e do Norte de Espanha.

Em Portugal os estragos devem ser poucos, algumas árvores caídas e prejuízos em estruturas vulneráveis que não estejam devidamente protegidas.

As regiões do país onde se vai sentir mais vento serão o litoral Oeste e as montanhas de Trás os Montes e Beira Alta. Vento forte mas dentro do que é normal numa situação corrente de mau tempo.

O período em que a intensidade do vento será mais elevada é compreendido entre a madrugada e o inicio da tarde de Sexta-feira.

No fim de semana o vento será moderado a forte mas já não deve provocar estragos.

Tempo fresco no fim de semana

Uma das consequências mais notórias dos efeitos da depressão Alex será a descida acentuada das temperaturas.

O fim de semana será com tempo fresco e temperaturas abaixo da média para esta época do ano, que se notará mais devido ao vento moderado a forte de Noroeste.

As temperaturas mínimas vão chegar aos 5ºC nas zonas mais frias do interior e ficam entre os 11 e os 14 ºC nas zonas do litoral.

As máximas podem ser abaixo dos 15 ºC no Norte e a rondar os 20 ºC nas zonas mais quentes do Alentejo.

O tempo fresco dura até Segunda-feira e durante a próxima semana a tendência é para uma subida gradual das temperaturas até ficarem dentro do normal para esta época do ano.

Foto na zona de Manteigas por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

temporal na Terça-feira
meteorologia em Outubro 2020
Depressão Alex
chuva em Outubro
alguma chuva
Meteorologia em Setembro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum