chuva em Outubro

Sol até ao fim do mês. Chuva em Outubro.

Até ao fim do mês de Setembro o sol vai brilhar na maioria dos dias. Regressa a chuva em Outubro e logo nos primeiros dias. Depois de alguns dias a fazer lembrar o Verão teremos outros a fazer lembrar que já estamos no Outono. As temperaturas vão variar bastante e tão depressa temos tempo fresco como algum calor agradável.

Madrugadas frescas, sol agradável durante o dia.

As próximas madrugadas são bastante frescas devido ao céu estar praticamente limpo e as noites já serem bastante longas. Mesmo assim ainda serão valores de temperatura dentro do normal para esta época do ano.

As temperaturas mínimas descem abaixo dos 10 ºC apenas no interior Norte e Centro. Nas restantes regiões ainda se situam acima desse valor e podem ser cerca dos 15 ºC no litoral.

A partir de Terça-feira as noites tornam-se amenas e as temperaturas mínimas sobem para valores bem agradáveis.

Durante o dia o sol faz com que as temperaturas sejam quase sempre agradáveis. No fim de semana são mais baixas mas as máximas ainda podem chegar aos 25 ºC no Alentejo.

A partir de Segunda-feira dá-se uma subida gradual e pode haver algum calor ao longo da semana. As máximas a rondar os 30 ºC vão regressar às zonas mais quentes.

Provavelmente entra algum frio nos primeiros dias de Outubro. Ainda é cedo para entrar em detalhes mas a descida acentuada das temperaturas parece muito provável.

Regressa a chuva em Outubro.

Parece muito provável o regresso da chuva em Outubro. As previsões de médio prazo apontam para a possibilidade de chuva frequente nos primeiros dias do mês e no fim de semana prolongado.

Esta chuva pode ser acompanhada por bastante vento e uma descida acentuada das temperaturas. Nem me admiraria muito se aparecessem os primeiros flocos de neve deste Outono nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

Como ainda falta cerca de uma semana estas previsões carecem de confirmação no curto prazo. Trata-se apenas de uma possibilidade que se pode vir a confirmar ou não.

Durante a semana podem ir consultando as previsões especificas para a Serra da Estrela na página Torre.

As previsões de hoje apontam para a passagem de uma superfície frontal fria na próxima Sexta-feira que deixaria bastante chuva nesse dia e alguns aguaceiros no fim de semana.

Previsões meteorológicas para os próximos dias:

pouco nublado, algumas nuvens

Sábado, dia 26 – Céu pouco nublado, algumas nuvens e chuvisco à noite no Minho e litoral Norte, nuvens altas dispersas. Possibilidade de neblina à noite no litoral Oeste.
Temperaturas baixas na madrugada e amenas durante o dia. Mínimas entre os 7 ºC e os 14 ºC, máximas entre os 18 ºC e os 26 ºC.
Vento moderado de Norte e Noroeste.

neblina ou nevoeiro matinal

Domingo, dia 27 – Céu pouco nublado, neblina matinal e bastantes nuvens baixas com possibilidade de chuvisco nas regiões do litoral Oeste. Bastante sol durante a tarde em todo o território.
Temperaturas baixas na madrugada e agradáveis durante o dia. Mínimas entre os 9 ºC e os 16 ºC, máximas entre os 20 ºC e os 27 ºC.
Vento fraco a moderado de Norte e Noroeste.

pouco nublado, algumas nuvens

Segunda-feira, dia 28 – Céu pouco nublado, bastantes nuvens médias e altas a filtrar o sol sem o taparem completamente. Possibilidade de neblina nos vales na madrugada.
Temperaturas baixas na madrugada e agradáveis durante o dia com subida das máximas. Mínimas entre os 8 ºC e os 15 ºC, máximas entre os 21 ºC e os 30 ºC.
Vento fraco de Norte e Nordeste.

céu pouco nublado

Terça-feira, dia 29 – Céu pouco nublado, algumas nuvens altas dispersas a filtrar o sol. Possibilidade de neblina nos vales na madrugada.
Temperaturas agradáveis com subida acentuada e generalizada. Mínimas entre os 11 ºC e os 17 ºC, máximas entre os 24 ºC e os 31 ºC. Algum calor no Alentejo e no Ribatejo.
Vento fraco de Leste durante a manhã e Norte ou Noroeste durante a tarde.

céu pouco nublado

Quarta-feira, dia 30 – Céu pouco nublado ou limpo, neblina matinal na orla costeira ocidental e em alguns vales do interior Norte.
Temperaturas agradáveis com subida das mínimas. Mínimas entre os 13 ºC e os 18 ºC, máximas entre os 24 ºC e os 30 ºC.
Vento fraco de Norte e Oeste durante a manhã e moderado de Noroeste durante a tarde.

aguaceiros fracos, parcialmente nublado

Quinta-feira, dia 1 – Céu parcialmente nublado, aumento gradual da nebulosidade a partir da tarde nas regiões do Litoral Oeste. Possibilidade de chuva fraca no Minho e Litoral Oeste à noite. Poucas nuvens nas regiões do interior.
Temperaturas agradáveis apesar de ligeira descida. Mínimas entre os 11 ºC e os 15 ºC, máximas entre os 20 ºC e os 27 ºC.
Vento fraco a moderado de Oeste e Noroeste.

Chuva ou aguaceiros

Sexta-feira, dia 2 – Céu muito nublado. Chuva moderada e aguaceiros frequentes que podem ser por vezes fortes em todo o território nacional. A chuva é mais provável na madrugada no Norte, durante a manhã no Centro e durante a tarde no Sul.
Descida acentuada das temperaturas. Mínimas entre os 6 ºC e os 14 ºC, máximas entre os 13 ºC e os 18 ºC.
Vento moderado a forte e Sudoeste e Oeste.

No fim de semana prolongado tudo aponta para tempo relativamente frio com alguns aguaceiros que podem chegar a ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

A chuva em Outubro deve durar até ao dia 5, sendo provável o regresso de dias com poucas nuvens e temperaturas agradáveis durante a semana seguinte.

Foto das lagoas Escura e Comprida por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

temporal na Terça-feira
meteorologia em Outubro 2020
Depressão Alex
chuva em Outubro
alguma chuva
Meteorologia em Setembro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum