alguma chuva

Alguma chuva a anunciar o Outono

O tempo vai mudar e vamos ter alguma chuva nos próximos dias que se antecipa à chegada do Outono no calendário, anunciando assim a sua chegada na próxima semana. Vai ser muito difícil definir os horários em que chove pois vão ser aguaceiros dispersos que provocam alterações frequentes nas previsões no que diz respeito à duração e intensidade. As temperaturas vão ser amenas com uma descida gradual mas ligeira.

Chuva e aguaceiros a partir de Quinta-feira

A precipitação chega na Quinta-feira começando pela região de Lisboa e litoral alentejano na madrugada e manhã. Durante o dia estende-se a todas as outras regiões do continente, sendo mais intensa e frequente nas regiões do litoral Oeste da zona Centro.

Durante a noite os aguaceiros vão ser mais frequentes nas regiões do interior Norte e Centro sendo pouco provável nas regiões do Sul.

Na Sexta-feira a chuva regressa às regiões do Sul, incluindo o Algarve, sendo mais frequente durante a manhã e no inicio da tarde.

Nas regiões do Centro será mais frequente a partir do meio da tarde e no inicio da noite.

Nas regiões do Norte só deve chover ao anoitecer e de forma fraca através de aguaceiros esporádicos.

No Sábado a precipitação será pouca ou nenhuma nas regiões do Sul e muita nas regiões do Norte.

No Minho pode chover com bastante intensidade, particularmente durante a tarde.

Nas regiões do Centro a chuva será entre fraca e moderada e deve ser mais frequente nas regiões do litoral Oeste.

No Domingo são prováveis alguns aguaceiros que devem ser mais frequentes nas regiões do Norte e Centro e insignificantes nas regiões do Sul.

Durante a próxima semana chove menos, sendo prováveis alguns aguaceiros fracos e dispersos na Segunda-feira, na Quinta-feira e na Sexta-feira.

Este é o cenário previsto hoje, não será de admirar se vier a sofrer algumas alterações pois estamos numa época propicia a mudanças de pormenor nas previsões.

Diminui o risco de incêndio

A chegada da chuva com alguma consistência vai finalmente baixar o risco de incêndio para os níveis normais no Outono, pelo menos durante alguns dias e em algumas regiões mais massacradas pelos fogos.

Não será chuva em quantidade para resolver o problema por muito tempo, será apenas um intervalo mais tranquilo que os bombeiros agradecem.

A descida das temperaturas vai manter-se durante mais de uma semana mas nada nos garante que os dias mais quentes não possam regressar já em pleno Outono.

A floresta não vai acumular água suficiente para impedir incêndios durante muito tempo, caso regresse o calor.

Está a chegar a época mais propicia à passagem de furacões e depressões tropicais no Atlântico. Quando alguma se aproxima de Portugal pode provocar ventos de Sul fortes com temperaturas elevadas que agravam o risco de incêndio.

Lembram-se do 15 de Outubro? Foi uma situação dessas mas a floresta estava bastante mais seca do que vai ficar agora depois das chuvas.

Para já a situação dos incêndios vai melhorar, se essa melhoria se mantêm até ao Inverno só o saberemos daqui por mais 15 dias, quando soubermos como vai ser o mês de Outubro.

Temperaturas amenas com ligeira descida

O calor de Verão vai ficar afastado durante vários dias seguidos ou mesmo semanas. As temperaturas vão continuar a descer de forma ligeira e tornam-se amenas.

Ficam dentro dos valores normais para esta época do ano, não há calor exagerado mas o frio ainda não vai marcar presença.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 ºC e os 17 ºC na maioria das localidades podendo ser ligeiramente mais altas nas regiões do litoral mais quentes e ligeiramente mais baixas nas zonas mais frias do interior.

As temperaturas máximas vão variar entre os 20 ºC e os 25 ºC nas regiões do Norte e os 24 ºC a 27 ºC nas regiões do Sul.

Como é habitual o Alentejo e o Ribatejo terão as temperaturas mais elevadas mas sem chegarem aos 30 ºC na maioria dos dias.

As zonas mais frias do interior Norte podem ter alguns dias com máximas abaixo dos 20 ºC.

Pode ver com mais detalhe as variações de cada dia na página Previsão Geral do Tempo.

As mudanças regulares das previsões nesta altura do ano recomendam que não se alarguem palpites para mais de uma semana. Para já o Outono vai entrar depois de alguma chuva e com temperaturas amenas.

Foto de Manuel Ferreira


Um comentário

  1. Silvia Ventura diz:

    Vitor, estou sempre atenta às tuas previsões. Ontem, mais do mesmo: pequenos tornados, mas muitos estragos….

Leave a Reply

Outras publicações:

onde vai nevar Dezembro 2020
chuva no Alentejo
meteorologia em Novembro 2020
chuva durante esta semana
chuva no Domingo
temporal na Terça-feira
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum