Meteorologia em Setembro

Meteorologia em Setembro 2020 com bastante calor

A meteorologia em Setembro aponta para a continuação do tempo seco com temperaturas elevadas acima da média para esta época do ano. Bastante calor nas primeiras semanas e descida das temperaturas para valores normais na segunda quinzena.

Poucas nuvens e consequentemente pouca precipitação. Até ao dia 10 de Setembro é praticamente certo que a chuva continua ausente. Ainda é cedo para se saber como vai ser a segunda metade do mês mas nada aponta para muita chuva.

A meteorologia em Setembro é naturalmente propicia a mudanças bruscas pois é um mês de mudança de estação. Também é a época em que os furacões começam a aparecer no Atlântico. Para já parece que está tudo tranquilo, quer em Portugal continental quer nas ilhas.

Risco de incêndio elevado

As temperaturas elevadas e as florestas e os matos mais secos fazem com que o risco de incêndio continues elevado. Nestes dias mais quentes até Domingo o vento é relativamente fraco e não agrava muito o risco.

A partir de Segunda-feira as temperaturas podem descer ligeiramente, mas o vento de Leste e Nordeste pode ser moderado durante a noite, agravando o risco de propagação de incêndios que eventualmente estejam a decorrer.

Às vezes pensa-se que pelo facto de estarmos no final do Verão diminui o risco de incêndio. Enquanto não chover com consistência e as temperaturas não descerem significativamente é errado pensar na diminuição do risco.

Até ao dia 10 de Setembro redobrem os cuidados e não usem fogo em espaços rurais pois podem provocar grandes incêndios. Depois dessa data temos que aguardar por previsões mais recentes para saber se melhora ou não.

Bom tempo nas praias

Com tanto calor previsto, com pouco vento, sem nuvens e sem chuva o tempo fica excelente em todas as praias quer no Algarve, quer em todo o litoral Oeste.

Se no Algarve não é novidade estar bom, já na costa Oeste e na costa Norte é uma agradável novidade pois pode estar melhor tempo do que esteve na maioria dos dias de Agosto.

Nem a habitual neblina matinal vai ser frequente. Pode formar-se em algumas madrugadas mas tende a dissipar relativamente cedo.

A situação pode mudar para pior no fim de semana de 12 e 13 de Setembro. Mais tarde pode consultar a página de Tempo nas Praias para verificar se continua bom ou se estraga o tempo nas praias na segunda quinzena de Setembro. Para já ainda é muito cedo para se saber.

Muito calor até Domingo

O tempo muito quente vai manter-se até Domingo. O calor chega a todas as regiões e as temperaturas máximas ultrapassam os 35 ºC na maioria das localidades. Apenas não chegam a esses valores junto ao mar devido ao efeito da brisa marítima e nas zonas mais altas do Norte e Centro.

A partir de Segunda-feira continua bastante calor apesar de as temperaturas descerem ligeiramente. Essa descida só se nota a norte do rio Mondego mas mesmo assim ainda continua algum calor.

No Ribatejo, Alentejo e Algarve as máximas vão continuar bem acima dos 35 ºC durante toda a próxima semana e só devem descer abaixo desse valor no fim de semana de 12 e 13 de Setembro.

A descida das temperaturas na Segunda-feira é mais notória nos Distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda. As madrugadas ficam mais frescas com mínimas a rondar os 13 ºC.

Durante o dia nesses Distritos as máximas rondam os 30 ºC ou ligeiramente menos nas zonas mais altas. Mesmo assim podemos falar em calor moderado e ligeiramente acima da média para a época.

Nas regiões do litoral Norte e Centro as temperaturas continuam elevadas até ao dia 10 de Setembro, sendo provável que venham a descer de forma mais significativa no fim de semana de 12 e 13.

Mais fresco na segunda quinzena

A meteorologia em Setembro vai indicando o que parece óbvio para a segunda quinzena do mês de Setembro, as temperaturas vão descer para os valores normais para a época. Seria mau se assim não fosse.

Se sempre lembro que as previsões de médio prazo são pouco fiáveis, por maioria de razão tenho que o fazer agora pois a entrada do Outono traz sempre algumas surpresas.

Depois podem ir consultando a página de Previsão Geral do Tempo que actualizarei semanalmente e onde têm uma previsão diária para uma semana inteira.

Claro que depois de uma primeira quinzena com calor será muito mau se o tempo não refrescar na segunda quinzena. A chuva também é importante que apareça. Para já as previsões indicam pouca mas podem mudar a qualquer momento.

Para já divirta-se nas praias e tenha cuidado com o fogo. É o bom e o mau do tempo quente que vamos ter nos próximos dias

Foto da Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

alguma chuva
Meteorologia em Setembro
chuva na Quinta-feira
meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cinema
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum