chuva na Quinta-feira

Chuva na Quinta-feira. Sol no fim de semana.

O estado do tempo vai mudar com frequência nos próximos dias, depois de bastante chuva na Quinta-feira o sol tende a brilhar no fim de semana. As temperaturas são amenas até Sexta-feira e vão subir de forma gradual a partir de Sábado. O calor está de regresso no inicio da próxima semana.

A chuva na Quinta-feira vai ser mais frequente e intensa nas regiões do Norte e Centro e praticamente inexistente nas regiões do Sul. O calor no fim de semana será mais intenso no Alentejo e no Algarve do que nas regiões do Norte.

Onde há chuva na Quinta-feira.

A precipitação das próximas horas resulta de uma superfície frontal associada a uma depressão sediada a Noroeste das ilhas britânicas, que vai sendo bloqueada pelo anticiclone localizado nu Sul da Europa.

Daí resulta que a sua passagem é muito lenta e a chuva ocorre em regiões diferentes consoante os horários, começando pelo Minho na noite desta Quarta-feira e acabando na madrugada de Sexta-feira no interior Centro.

Por Distritos a evolução vai ser mais ou menos esta:

Noite de Quarta-feira – Chove em Viana do Castelo, Braga, Porto e norte do Distrito de Aveiro.

Madrugada de Quinta-feira – Chove em Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Manhã de Quinta-feira – Chove em Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Tarde de Quinta-feira – Chove em Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.

Noite de Quinta-feira – Chove em Bragança, Viseu, Guarda, Santarém e talvez Lisboa, Setúbal e Castelo Branco.

Nos Distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro a precipitação é pouco provável, se chegar a ocorrer alguma será na noite de Quinta-feira ou na madrugada de Sexta-feira.

Regressa o calor a partir do fim de semana.

Depois de um período com temperaturas amenas que se mantêm até Sexta-feira, vamos ter uma subida gradual das temperaturas a partir de Sábado.

O calor vai ser mais intenso no Sul do que no Norte. Para ter uma ideia das temperaturas máximas por região consulte a previsão diária a seguir:

Região Norte

A norte do rio Douro. Distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Porto.

Sábado – Temperaturas máximas a variar entre os 25 ºC e os 30 ºC. Fresco no litoral. Mais calor na zona de Mirandela e vale do Douro.

Domingo – Temperaturas máximas a variar entre os 26 ºC e os 30 ºC. Subida mais notória no Minho. Mais calor na zona de Bragança.

Segunda-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 28 ºC e os 33 ºC. Subida mais acentuada no Minho e na região do Porto.

Terça-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 27 ºC e os 33 ºC. Há mais calor nos Distritos de Vila Real e Bragança e menos no Minho e no Porto.

Quarta-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 27 ºC e os 34 ºC. Mais calor em Mirandela e vale do Douro, poucas alterações nas outras regiões.

A tendência para a segunda metade da semana é para calor moderado com ligeira descida das temperaturas.

Região Centro

Considero os Distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria e Castelo Branco.

Sábado – Temperaturas máximas a variar entre os 25 ºC e os 34 ºC. Fresco no litoral. Mais calor no Distrito de Castelo Branco.

Domingo – Temperaturas máximas a variar entre os 27 ºC e os 33 ºC. Poucas alterações, subida ligeira nas regiões do litoral.

Segunda-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 30 ºC e os 36 ºC. Subida acentuada que será mais notória nos distritos de Aveiro Coimbra e Leiria. Já se nota bastante calor em todos os distritos.

Terça-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 27 ºC e os 35 ºC. Descida ligeira nas regiões do litoral. Continua bastante calor nos distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Quarta-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 27 ºC e os 36 ºC. Mais calor no distrito de Castelo Branco. Na Guarda e em Viseu continua bastante calor.

Região do Sul

Considero os Distritos de Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Sábado – Temperaturas máximas a variar entre os 30 ºC e os 36 ºC. Fresco no litoral Oeste. Mais calor no distrito de Beja.

Domingo – Temperaturas máximas a variar entre os 27 ºC e os 36 ºC. Menos calor nas zonas do litoral Oeste. Mais calor em Portalegre, Évora e Beja.

Segunda-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 33 ºC e os 37 ºC. Subida acentuada das temperaturas em Lisboa Santarém e Setúbal. Muito calor no vale do Tejo.

Terça-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 28 ºC e os 37 ºC. Menos calor em Lisboa e Setúbal. Muito calor em Évora e Beja.

Quarta-feira – Temperaturas máximas a variar entre os 30 ºC e os 37 ºC. Poucas alterações nas temperaturas. Muito calor no interior alentejano.

Na parte final do mês o calor deve continuar apesar de uma ligeira descida das temperaturas.

Bom tempo nas praias

Depois do tempo mais fresco e da chuva na Quinta-feira o tempo nas praias do litoral Oeste vai melhorar claramente a partir de Sábado.

No Algarve está sempre bom e as temperaturas vão subir ainda mais a partir do fim de semana. A próxima semana será com muito calor.

Na Costa Oeste as condições melhoram no fim de semana, com mais sol e temperaturas amenas. Na Segunda-feira as temperaturas sobem de forma significativa.

Durante a próxima semana o tempo nas praias do litoral Oeste estará bem melhor do que tem estado ultimamente.

Com a subida das temperaturas também melhoram as condições nas praias fluviais.

Apesar da chuva na Quinta-feira, o risco de incêndio vai voltar a ser elevado durante a próxima semana, o calor faz com que os efeitos da chuva desapareçam rápido.

Até ao final do mês de Agosto voltamos a ter tempo quente dentro do que é normal para esta época do ano.

Foto de Pombo Tutti


Leave a Reply

Outras publicações:

alguma chuva
Meteorologia em Setembro
chuva na Quinta-feira
meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cinema
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum