meteorologia em Agosto 2020

Meteorologia em Agosto 2020 com menos calor

Depois de um mês de Julho muito quente a meteorologia em Agosto 2020 começou com uma primeira semana com bastante calor mas vamos ter agora pelo menos uma semana com menos calor. As temperaturas vão descer de forma gradual ao longo desta semana e nas regiões do litoral Oeste podemos mesmo falar em tempo fresco. As noites vão ser frescas e a neblina matinal vai ser frequente.

Aumenta a nebulosidade durante esta semana e até pode ocorrer algum chuvisco fraco ou aguaceiros dispersos, tipo trovoada. Depois desta semana mais fresca, é natural que o calor regresse na parte final de mês de Agosto.

Baixa o risco de incêndio

A descida das temperaturas e o aumento da nebulosidade baixa constituem uma ajuda enorme para os bombeiros. Os incêndios vão ser menos frequentes e mais fáceis de controlar.

Até agora o tempo quente e seco tem ajudado à ocorrência e muitos incêndios. A intervenção musculada dos meios de combate tem obtido bons resultados, a área ardida até me parece pequena tendo em conta as condições atmosféricas adversas que temos tido.

Uma semana para respirar e descansar ligeiramente o dispositivo de combate a incêndios é o que a meteorologia em Agosto 2020 nos reserva durante a semana de 9 a 16.

A neblina na madrugada e as temperaturas baixas durante a noite vão ajudar no rescaldo dos incêndios que ainda lavram e de outras que venham a aparecer.

O vento moderado durante as tardes e algum risco de trovoada na Terça-feira e na Quarta-feira agravam o risco de novos incêndios mas as noites vão facilitar o combate.

O risco continua a existir, será é mais baixo esta semana do que nos últimos tempos. O aumento do calor na parte final do mês pode voltar a trazer dias mais difíceis.

Fresco nas praias do Oeste

Se o tempo é bom para os bombeiros, fica pior para quem está de férias nas praias da Costa Oeste. A descida das temperaturas e a neblina matinal tornam as idas à praia menos agradáveis do que foram no mês de Julho.

O vento moderado de Noroeste também não ajuda nada pois as temperaturas são relativamente baixas e o vento agrava a sensação de frio.

A nebulosidade baixa vai ser frequente durante as manhãs e até pode ocorrer chuvisco na Terça-feira e na Quarta-feira.

Na costa alentejana o cenário é idêntico com neblina matinal, tempo fresco e muito vento durante as tardes.

A costa sul do Algarve é quase imune a estas alterações do estado do tempo. As temperaturas descem ligeiramente, há algum vento à tarde mas de uma forma geral continua bom tempo para idas à praia.

Menos calor que até pode tornar os dias e as noites mais agradáveis. Apenas o vento durante a parte final das tardes pode incomodar ligeiramente.

Chuvisco e trovoada

A quantidade de precipitação prevista é quase insignificante, no entanto a chuva pode aparecer em alguns locais na Terça-feira e na Quarta-feira.

Na maior parte das localidades não deve chover durante toda a semana. No litoral Oeste e no Alentejo pode ocorrer chuvisco fraco nas zonas em que a neblina e as nuvens baixas forem mais densas, sendo mais provável nas madrugadas e manhãs de Terça-feira e Quarta-feira

Podem ocorrer alguns aguaceiros dispersos, tipo trovoada, nas regiões do interior Norte nas tardes de Terça-feira e Quarta-feira. Devem ser raros e de curta duração mas como é natural com trovoada podem ser momentaneamente e localmente fortes.

As trovoadas vão ser pouco frequentes e se chegarem a ocorrer são mais prováveis nos Distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda.

Previsões meteorológicas para esta semana.

neblina ou nevoeiro matinal

Segunda-feira, dia 10 – Céu pouco nublado, algumas nuvens altas dispersas a filtrar o sol. Neblina matinal e algumas nuvens baixas nas regiões do litoral Oeste.
Descida das temperaturas que se tornam amenas nas regiões do litoral Oeste. Mínimas entre os 13 ºC e os 17 ºC, máximas entre os 26 ºC e os 34 ºC.
Vento fraco de Sudoeste e Noroeste, pode soprar moderado à tarde no litoral Oeste.

aguaceiros fracos, parcialmente nublado

Terça-feira, dia 11 – Céu parcialmente nublado, neblina matinal e nuvens baixas nas regiões do litoral Oeste e no Alentejo, pequena possibilidade de chuvisco. Cúmulos à tarde no interior Norte e Centro que podem originar aguaceiros esporádicos e dispersos, tipo trovoada.
Descida ligeira das temperaturas das temperaturas, fresco na madrugada e calor moderado durante o dia. Mínimas entre os 13 ºC e os 17 ºC, máximas entre os 25 ºC e os 32 ºC.
Vento fraco de Sul e Oeste, pode ser moderado à tarde no litoral.

aguaceiros fracos, parcialmente nublado

Quarta-feira, dia 12 – Céu parcialmente nublado. Neblina matinal e nuvens baixas com possibilidade de chuvisco fraco durante a manhã no Litoral Oeste e no Alentejo. Alguns cúmulos e possibilidade de aguaceiros dispersos, tipo trovoada, no interior Norte.
Temperaturas amenas com descida ligeira em todo o território nacional. Mínimas entre os 12 ºC e os 18 ºC, máximas entre os 22 ºC e os 29 ºC.
Vento fraco a moderado de Oeste e Noroeste.

neblina ou nevoeiro matinal

Quinta-feira, dia 13 – Céu pouco nublado, possibilidade de neblina matinal e nuvens baixas durante a manhã nas regiões do litoral Oeste e no Alentejo.
Temperaturas agradáveis com subida das máximas, fresco na madrugada e algum calor durante o dia. Mínimas entre os 11 ºC e os 17 ºC, máximas entre os 26 ºC e os 33 ºC.
Vento de Noroeste, fraco de manhã e moderado à tarde.

céu pouco nublado

Sexta-feira, dia 14 – Céu pouco nublado ou limpo, possibilidade de neblina matinal nas regiões do litoral Oeste e em vales húmidos do interior.
Temperaturas amenas, tempo fresco na madrugada e algum calor moderado no interior durante o dia. Mínimas entre os 11 ºC e os 17 ºC, máximas entre os 23 ºC e os 32 ºC.
Vento fraco a moderado de Noroeste que pode ser por vezes forte no litoral durante a tarde.

neblina ou nevoeiro matinal

Sábado, dia 15 – Céu pouco nublado, neblina matinal nas regiões do litoral Oeste e em alguns vales mais húmidos nas regiões do interior. A neblina pode persistir durante as primeiras horas do dia.
Temperaturas amenas com ligeira descida, tempo bastante fresco na madrugada. Mínimas entre os 9 ºC e os 15 ºC, máximas entre os 22 ºC e os 29 ºC.
Vento moderado de Noroeste, pode soprar forte à tarde no litoral alentejano.

neblina ou nevoeiro matinal

Domingo, dia 16 – Céu parcialmente nublado, neblina matinal no litoral Oeste que pode persistir em parte do dia. Alguns cúmulos à tarde nas regiões do interior.
Temperaturas amenas, tempo relativamente fresco para esta época do ano. Mínimas entre os 12 ºC e os 16 ºC, máximas entre os 22 ºC e os 31 ºC.
Vento moderado de Noroeste, pode soprar forte à tarde no litoral Oeste e no interior Sul.

Meteorologia em Agosto 2020, parte final do mês

céu pouco nublado

Na parte final deste mês de Agosto a tendência das previsões é para céu pouco nublado, neblina matinal no litoral Oeste e alguns cúmulos isolados durante as tardes nas regiões do interior. Tempo dentro do habitual na época de Verão.
Temperaturas dentro do normal para esta época com subida gradual ao longo da próxima semana. É provável que regressem alguns dias com muito calor.
Vento fraco a predominar de Norte e Noroeste, pode ser moderado à tarde no litoral.

Depois desta semana com tempo mais fresco a meteorologia em Agosto 2020 aponta para o regresso do calor na parte final do mês. Globalmente vai ser um mês com tempo normal de Verão e pouca precipitação.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

alguma chuva
Meteorologia em Setembro
chuva na Quinta-feira
meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cinema
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum