Tempo quente e seco

Continua o tempo quente e seco

Este Verão tem sido mais quente do que nos últimos anos e a tendência é para que continue com tempo quente e seco durante mais algumas semanas. É a altura dele, sempre será melhor o calor vir na sua época do que fora de época como também aconteceu nos últimos anos. O tempo mais fresco pode encontrar-se na faixa costeira ocidental.

Sucedem-se períodos de 2 ou 3 dias muito quentes com 2 ou 3 dias com calor mais moderado. Na Quarta-feira e na Quinta-feira o calor será elevado mas entre Sexta-feira e Domingo as temperaturas descem para valores mais agradáveis. No fim de semana o calor suporta-se melhor.

Bom tempo nas praias

Este tempo quente e seco proporciona excelentes dias nas praias, quer na nossa faixa costeira, quer nos nossos rios e albufeiras e respectivas praias fluviais.

No Algarve o tempo vai estar quase sempre excelente, dentro do que é habitual naquela região. O calor suporta-se bem na faixa costeira e é mais agressivo no interior algarvio. As noites são com temperaturas agradáveis e sem calor exagerado.

Na faixa costeira ocidental as temperaturas são mais frescas devido a algumas manhãs com neblina ou nevoeiro e algumas tardes com muito vento de Norte e Noroeste.

Este género de tempo é típico da costa Oeste, portanto quem lá costuma passar férias não vai estranhar a neblina ou o vento. Este ano até vai estar bem melhor do que nos últimos anos no mês de Agosto. Também aparecerão alguns dias quentes e sem neblina ou vento.

Não há dúvidas que nas praias fluviais do interior o tempo quente e seco torna-se sempre convidativo a uns mergulhos para refrescar.

Pode consultar mais detalhes na página Tempo nas Praias

Risco de Incêndio elevado

O problema desta época do ano são os incêndios. A continuação do tempo quente e seco faz com que o risco de incêndio continue muito elevado.

Para já as coisas até nem estão a correr muito mal se tivermos em conta as condições climatéricas adversas que temos tido. Aparentemente o ataque musculado aos primeiros focos de incêndio tem dado bons resultados.

Os dias muito quentes que aí vêm aumentam ainda mais o risco de incêndio, principalmente quando se lhe junta bastante vento. A próxima Quinta-feira é de altíssimo risco devido ao vento moderado de Sul.

A entrada frequente da frente fria de brisa marítima e a sua chegada a regiões do interior tem aspectos positivos e negativos.

Positivos porque leva alguma humidade que provoca algum orvalho nas madrugadas que ajudam a combater eventuais incêndios nas primeiras horas do dia.

Negativos porque aumenta a intensidade do vento durante as tardes e pode provocar mudanças bruscas de direcção do vento pondo em risco quem está a combater os incêndios.

Este tempo quente e seco faz com que a floresta e os matos fiquem cada vez mais secos e portanto mais fáceis de consumir pelo fogo. O risco aumenta mas a meteorologia sendo adversa, não é extrema, é mais um Verão quente como já tivemos muitas vezes.

Esperemos que não haja agravamento extremo das condições. Caso se verifique mudança nas previsões espero poder avisar em tempo útil. Não brinque com o fogo.

Previsões meteorológicas para os próximos dias:

céu pouco nublado

Quarta-feira, dia 29 – Céu pouco nublado, neblina na madrugada nas regiões do litoral Oeste. Alguns cúmulos dispersos durante a tarde nas regiões do interior Norte.
Temperaturas elevadas com subida significativa no interior, amenas na faixa costeira. Mínimas entre os 15 ºC e os 20 ºC, máximas entre os 34 ºC e os 40 ºC.
Vento fraco de Leste, Sul e Oeste.

céu pouco nublado

Quinta-feira, dia 30 – Céu pouco nublado, neblina matinal nas regiões do litoral Oeste. Alguns cúmulos dispersos durante a tarde nas regiões do interior.
Temperaturas elevadas continuação de tempo muito quente. Mínimas entre os 18 ºC e os 23 ºC, máximas entre os 32 ºC e os 39 ºC.
Vento fraco a moderado de Sul e Oeste.

céu pouco nublado

Sexta-feira, dia 31 – Céu pouco nublado ou limpo, neblina matinal nas regiões do litoral Oeste.
Temperaturas elevadas mas com ligeira descida nas regiões do Norte e litoral Oeste. Mínimas entre os 15 ºC e os 20 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 38 ºC, podendo chegar aos 40 ºC no Baixo Alentejo.
Vento fraco a moderado de Oeste e Noroeste.

céu pouco nublado

Sábado, dia 1 – Céu pouco nublado ou limpo, neblina matinal nas regiões do litoral Oeste.
Descida ligeira das temperaturas no Norte e Centro, continua muito calor no Alentejo e Algarve. Mínimas entre os 14 ºC e os 19 ºC, máximas entre os 27 ºC e os 37 ºC.
Vento fraco a moderado de Norte e Noroeste.

pouco nublado, algumas nuvens

Domingo, dia 2 – Céu pouco nublado, possibilidade de nuvens médias e altas a filtrar o sol.
Descida ligeira das temperaturas em todas as regiões, continua algum calor mas mais moderado. Mínimas entre os 13 ºC e os 17 ºC, máximas entre os 26 ºC e os 34 ºC.
Vento fraco a moderado de Norte e Noroeste.

Risco de trovoada?

Não se prevê precipitação para os próximos dias e talvez continue ausente durante as próximas semanas.

A única possibilidade que venha a ocorrer alguma chuva será através da formação de alguma trovoada.

Quando o tempo quente e seco perdura durante muitos dias seguidos, há tendência para a formação de uma depressão de origem térmica na Península Ibérica. Por vezes essa depressão dá origem a trovoadas.

Por enquanto parece pouco provável que tal venha a acontecer nos próximos dias. Há poucos cúmulos devido ao ar ser muito seco, embora haja algumas condições para desenvolvimento vertical caso se venham a formar.

Para já, parece que vai ser tudo tranquilo e não teremos trovoada nos próximos dias, mas qualquer pequena alteração da humidade pode alterar a situação.

O Verão continua com bastante calor mas sem fenómenos extremos.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

temporal na Terça-feira
meteorologia em Outubro 2020
Depressão Alex
chuva em Outubro
alguma chuva
Meteorologia em Setembro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum