tempo quente

Tempo quente e vento aumenta o risco de incêndio

As temperaturas vão subir novamente e vamos ter tempo quente durante toda a semana. O vento de Leste e Nordeste vai soprar moderado durante as próximas noites e aumenta o risco de incêndio, complicando o combate durante a noite a alguns focos que existam. O tempo nas praias vai estar excelente até Domingo.

As noites também passam a ser mais quentes mas é manifestamente exagerado chamar-lhe noites tropicais. Nas zonas tropicais a humidade relativa é muito elevada e as temperaturas são ainda mais altas. Teremos noites secas e agradavelmente quentes mas nada de tropical.

Aumenta o risco de incêndio

A partir desta noite aumenta o risco de propagação dos incêndios. O vento de Leste e Nordeste no Verão tem como característica ser mais forte durante a noite do que durante o dia.

É isso que vai acontecer nas próximas noites e madrugadas de Quarta-feira e Quinta-feira nas regiões do Norte e Centro. Se não houver incêndios a lavrar tudo pode ser tranquilo. Se houver algum a lavrar o combate será complicado pelo vento.

Nas zonas de eucaliptos passam muitos fios de média tensão e outros. Devido ao crescimento rápido dos eucaliptos, por vezes as árvores chegam a tocar nos fios. Quando há muito vento isso pode provocar ignição de novos incêndios.

Costuma ser com ventos mais fortes do que os agora previstos, mas não me admiraria muito se aparecesse um ou outro nas próximas noites.

Fios e eucaliptos são uma mistura perigosa. Ou acabam com os eucaliptos ou enterram os fios. Como os eucaliptos são uma raça difícil de exterminar devem pensar seriamente em enterrar os fios.

É uma das grandes diferenças com o antigamente, temos muitos mais fios e muitos mais eucaliptos, logo mais incêndios.

Com as outras árvores os fios também podem provocar incêndios. São mais raros pois como têm um crescimento mais lento as zonas com fios mantêm-se limpas durante mais tempo.

Esta semana não se prevê mais trovoada que é outro factor que agrava o efeito da fiarada, nas daqui por 8 dias pode regressar perfeitamente.

Calor nas praias

O vento de Leste e Nordeste é que leva o calor para as praias do litoral Oeste. No período de tempo quente que vamos ter até Domingo isso vai acontecer.

Menos neblina e mais calor será tempo excelente nas praias de toda a faixa costeira ocidental.

Na próxima semana já é provável que desçam as temperaturas e que se forme neblina ou nevoeiro que pode persistir em parte do dia, tanto na Costa Oeste como na Costa alentejana.

O Algarve é imune a estas alterações e está quase sempre bom para idas à praia. As noites vão ser bem quentes durante esta semana.

No litoral Oeste é raro estar tão bom como vai ser durante esta semana. É de aproveitar para fugir ao calor exagerado do interior.

Tempo quente no Norte

Este calor já é habitual no Alentejo e no Ribatejo mas é menos frequente nas regiões do Norte. A partir de Quinta-feira e até Domingo as temperaturas no Norte são idênticas às do Sul.

No Minho também estará tempo quente entre Quinta-feira e Sábado. O vento de Leste vai provocar noites agradavelmente quentes, mas durante o dia o calor custa a suportar.

Entre Sábado e Segunda-feira as temperaturas no Nordeste transmontano são idênticas às que se verificarão no Alentejo.

No inicio da próxima semana refresca no litoral mas continua muito calor no interior.

Previsões para os próximos dias

O céu limpo vai predominar até Domingo. As temperaturas sobem na Quinta-feira e o período de maior calor será até Domingo.

Pode consultar os detalhes de cada dia e pormenores sobre temperaturas e ventos na página Previsão Geral do Tempo.

A partir de Segunda-feira pode ficar mais fresco no litoral mas continua tempo quente nas regiões mais do interior.

A neblina matinal pode aparecer nas regiões do litoral Oeste e pode persistir em parte do dia.

A partir de Terça-feira é possível que se formem alguns cúmulos com desenvolvimento vertical nas zonas mais ao Norte em Trás os Montes. Podem ameaçar trovoada esporádica mas para já parece pouco provável.

Até ao fim do mês de Julho deve predominar o tempo normal de Verão com calor mais moderado do que o desta semana.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cestaria
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum