meteorologia em Julho

Meteorologia em Julho com tempo bastante quente

Tudo indica que a meteorologia em Julho vai ser marcada pelo calor, começando já com tempo bastante quente a partir do próximo Sábado. Entre Domingo e Terça-feira as temperaturas máximas podem ultrapassar os 40 ºC no Ribatejo, no Alentejo e no Algarve e são acima dos 35 ºC mesmo nas regiões do Norte.

Não se pode falar em onda de calor porque não dura muitos dias com temperaturas extremas. No entanto o calor vai ser difícil de suportar durante pelo menos 3 dias. Depois fica calor moderado que deve ser a principal característica da meteorologia em Julho.

A precipitação vai ser pouca ou nenhuma na maioria das regiões. Há apenas uma pequena probabilidade de algumas nuvens com desenvolvimento vertical nas regiões do Norte que podem dar origem a alguma trovoada esporádica a partir de Terça-feira.

Aumenta o risco de incêndio

O calor exagerado que aí vem, aliado a algum vento Leste durante as noites, fazem com que o risco de incêndio aumente significativamente.

O tecto térmico é relativamente alto, bem acima dos 3000 metros, resultado do muito calor e da humidade relativa muito baixa. Este é um factor que agrava o comportamento dos incêndios que eventualmente venham a ocorrer.

Os cúmulos vão ser poucos, mas a partir de Segunda-feira se houver algum incêndio podem formar-se piro-cúmulos que podem ter desenvolvimento vertical e ameaçar trovoada. Já sabemos que estes fenómenos geram comportamentos muito estranhos no vento e complicam o combate aos incêndios.

O risco de incêndio só não é extremo porque ainda não temos a floresta completamente seca e o vento de uma forma geral até é fraco.

No entanto, convém termos cautelas máximas pois com temperaturas de mais de 40 ºC e tempo muito seco, qualquer pequeno incêndio se pode vir a transformar num grande problema em pouco tempo, como aconteceu em Pedrogão há 3 anos.

A previsão meteorológica entre Domingo e Quarta-feira é parecida com a que havia aquando dos grandes incêndios de Pedrogão. Não é tão gravosa como na altura, mas anda lá perto. Se não houver ignições ou se forem apagadas rapidamente, não se passará nada de especial, assim espero.

Bom tempo nas praias

Se há alguma coisa boa com tempo muito quente, é seguramente as condições de bom tempo que se criam nas praias. A meteorologia em Julho de 2020 indica que vai estar bom tempo nas praias.

Não há o calor exagerado das regiões do interior e as temperaturas são bem mais agradáveis devido à influencia da brisa marítima.

Perspectiva-se uma semana de tempo excelente nas praias, particularmente no Algarve e na Costa alentejana. Na Costa Oeste e na Costa Norte também vai estar bastante bom, talvez com neblina matinal em alguns dias.

O vento também vai colaborar e será normalmente mais fraco do que é habitual nesta época do ano.

Pode depois consultar a evolução na página Tempo nas Praias

Previsões meteorológicas para os próximos dias:

céu pouco nublado

Sexta-feira, dia 3 – Céu pouco nublado ou limpo. Possibilidade de neblina na madrugada no litoral Oeste que tende a dissipar nas primeiras horas da manhã.
Temperaturas relativamente baixas na madrugada e subida acentuada das máximas durante o dia. Mínimas entre os 10 ºC e os 14 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 34 ºC.
Vento fraco de Nordeste de manhã e Noroeste durante a tarde, que pode ser moderado no litoral.

céu pouco nublado

Sábado, dia 4 – Céu pouco nublado, algumas nuvens altas dispersas nas regiões do Norte.
Subida acentuada das temperaturas, bastante calor nas regiões do interior. Mínimas entre os 13 ºC e os 18 ºC, máximas entre os 32 ºC e os 38 ºC, podendo chegar aos 40 ºC no Ribatejo.
Vento fraco de Nordeste e Norte, pode ser moderado à tarde no litoral.

céu pouco nublado

Domingo, dia 5 – Céu pouco nublado ou limpo, possibilidade de neblina na madrugada no litoral Oeste que tende a dissipar ao nascer do dia.
Subida acentuada das temperaturas, muito calor em todo o território nacional. Mínimas entre os 18 ºC e os 22 ºC, máximas entre os 35 ºC e os 43 ºC, podendo chegar aos 45 ºC nos locais mais quentes do Alentejo.
Vento fraco de Leste de manhã e de Noroeste a partir da tarde.

céu pouco nublado

Segunda-feira, dia 6 – Céu pouco nublado, neblina na madrugada nas regiões do litoral Oeste, cúmulos dispersos durante a tarde nas regiões do interior.
Temperaturas elevadas, continuação do tempo quente em todas as regiões. Mínimas entre os 21 ºC e os 24 ºC, máximas entre os 36 ºC e os 41 ºC, podem ser mais baixas na faixa costeira.
Vento fraco de Leste de manhã e fraco a moderado de Oeste à tarde.

pouco nublado, algumas nuvens

Terça-feira, dia 7 – Céu pouco nublado, alguns cúmulos com desenvolvimento vertical a partir da tarde nas regiões do interior que podem ameaçar trovoada em Trás os Montes.
Descida ligeira das temperaturas mas continua a ser tempo bastante quente. Mínimas entre os 16 ºC e os 23 ºC, máximas entre os 32 ºC e os 39 ºC.
Vento fraco a moderado de Sudoeste e Oeste.

pouco nublado, algumas nuvens

Quarta-feira, dia 8 – Céu pouco nublado, neblina matinal, mais provável nas regiões do litoral Oeste e no Alentejo. Alguns cúmulos dispersos durante a tarde nas regiões do interior que podem dar um ar de ameaça de trovoada.
Descida ligeira das temperaturas, continua algum calor mais moderado. Mínimas entre os 15 ºC e os 20 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 34 ºC.
Vento fraco de Sul e Oeste.

pouco nublado, algumas nuvens

Quinta-feira, dia 9 – Céu pouco nublado, possibilidade de neblina matinal no litoral Oeste, alguns cúmulos durante a tarde nas regiões do interior.
Temperaturas agradáveis e sem alteração significativa, algum calor. Mínimas entre os 15 ºC e os 19 ºC, máximas entre os 28 ºC e os 35 ºC.
Vento fraco de Sul e Oeste, moderado à tarde no litoral.

A meteorologia em Julho indica que o tempo deve continuar relativamente quente durante o resto do mês como é habitual para esta época do ano.

A precipitação vai ser pouca, se ocorrer alguma será através de aguaceiros esporádicos, tipo trovoada.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cestaria
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum