Tempo normal de Verão

Tempo normal de Verão, fresco no litoral Oeste

Nos próximos dias continuamos a ter tempo normal de Verão, bastante mais fresco no litoral Oeste do que nas regiões do interior. As temperaturas sobem e descem a cada período de 3 dias mas situam-se sempre dentro dos valores normais para esta época do ano.

Nem há demasiado calor nas regiões do interior, nem frio nas regiões do litoral onde as temperaturas são claramente mais baixas, mas ainda assim bastante amenas. No Algarve há um calor bem agradável e convidativo para idas à praia.

A precipitação será pouca ou nenhuma na maioria das regiões. Talvez ocorra algum chuvisco no Minho e no litoral Oeste nos dias em que se forme neblina ou nevoeiro matinal. Os dias em que é mais provável venha a ocorrer chuvisco nessas zonas são Sábado, Quarta-feira e Sexta-feira.

Calor no Alentejo e Algarve

Já sabemos que com tempo normal de Verão o calor não falta no Alentejo e no Algarve. Será um calor agradável na maioria dos dias com temperaturas muito elevadas apenas na Segunda-feira e na Terça-feira.

No Alentejo as temperaturas máximas vão variar entre os 30 ºC e os 35 ºC na maioria dos dias, ficando acima desses valores na Segunda-feira e abaixo dos 30 ºC na Quinta-feira.

No Algarve as temperaturas são excelentes para idas à praia durante vários dias seguidos. Apenas o vento moderado de Noroeste que pode soprar a partir do meio da tarde pode incomodar ligeiramente. Durante as manhãs há menos vento e um calor agradável.

Na costa alentejana as temperaturas são relativamente amenas, o vento moderado de Noroeste vai ser frequente e pode ser forte em algumas tardes.

Céu pouco nublado ou limpo na maioria dos dias em todas as regiões situadas a sul do Tejo. Alguma neblina na madrugada no litoral alentejano.

Neblina ou nevoeiro no Litoral Oeste

A predominância dos ventos de Noroeste vai transportar ar fresco e húmido vindo do mar que vai invadir todas as zonas situadas entre a costa Oeste e a primeira linha de montanhas que forma o sistema montanhoso Montejunto – Estrela.

Podemos dizer que entre a Serra de Sintra e a Serra do Gerês há sempre algumas montanhas que funcionam como obstáculo à passagem do ar vindo do mar. A Oeste dessa linha de montanhas o tempo é mais húmido e mais fresco nesta época do ano. A Leste dessa linha é mais seco e mais quente.

É por isso que só há muito calor nas praias da Costa Oeste quando os ventos sopram de Leste.

Nos próximos dias a neblina ou nevoeiro matinal vão continuar a ser frequentes em toda a faixa costeira ocidental. No Domingo e na Segunda-feira é provável que dissipem mais cedo do que nos outros dias.

Sobre o risco de Incêndio

Estas situações de tempo normal de Verão com vento a predominar de Oeste e Noroeste não agravam muito o risco de incêndio. O orvalho que se forma na madrugada é um factor positivo para evitar incêndios e para combater os que ocorram.

Claro que com temperaturas elevadas o risco existe sempre, mas com ventos de Noroeste é bem menor do que com ventos de componente Leste pois a humidade relativa é mais alta nas condições actuais.

Tempo fresco nas praias do Oeste sinal de menos incêndios grandes. Calor elevado nas praias da costa Oeste é sinal que podemos ter meio país a arder.

Quer isto dizer que estamos melhor assim do que com o calor exagerado que o vento Leste traz de Espanha. Chega bem o calor actual, não precisamos dos 40 ºC para nada.

As previsões de médio prazo apontam para mais calor na segunda semana de Julho mas ainda sem ser calor extremo.

Calor agradável no interior Norte e Centro

No interior Norte e Centro o céu vai estar pouco nublado ou limpo na maioria dos dias. Apenas alguns cúmulos dispersos durante as tardes.

O calor vai ser agradável, mas pode incomodar alguma coisa por ser elevado na Segunda-feira e na Terça-feira em que as máximas ultrapassam claramente os 30 ºC.

Nos outros dias variam entre os 28 ºC e os 31 ºC na maioria das localidades das Beiras e de Trás os Montes. Talvez fiquem ligeiramente abaixo desses valores na Quinta-feira.

Em termos gerais vamos ter 3 dias com calor seguidos de 3 dias com temperaturas mais amenas, mantendo-se esta alternância durante bastante tempo.

Parece tudo muito tranquilo no que diz respeito ao tempo neste período do Verão.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Meteorologia em Junho 2020
como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-mostra o que vales
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum