tempo quente verão de 2020

O Verão de 2020 começa com calor

O tempo fresco tem os dias contados, as temperaturas vão subir de forma gradual e o Verão de 2020 vai começar com bastante calor. A partir de Domingo as temperaturas são elevadas e o calor vai ser a nota dominante na meteorologia da próxima semana.

Este aquecimento brusco pode vir a dar origem a uma baixa pressão relativa de origem térmica que pode criar alguma instabilidade. Caso se confirme, pode haver algumas nuvens com desenvolvimento vertical a ameaçar trovoada a partir de Terça-feira. Se chega a ocorrer alguma ou não ainda é cedo para ter certezas.

Temperaturas elevadas a partir de Domingo

O Verão de 2020 vai iniciar-se com uma subida acentuada das temperaturas em todo o território nacional. Tanto as máximas como as mínimas vão atingir os valores mais elevados deste ano.

As temperaturas mínimas vão ter a seguinte evolução nos próximos dias:

Sexta-feira dia 19 – Madrugada fresca com 8 ºC nas Beiras e em Trás os Montes, 13 ºC no Alentejo e 15 ºC em algumas zonas do litoral.

Sábado dia 20 – Sobem ligeiramente e já não se devem observar mínimas abaixo dos 10 ºC.

Domingo dia 21 – Nova subida, 11 ºC no interior Norte, 14 ºC no Alentejo e 16 ºC no litoral.

Segunda-feira dia 22 – A subida das temperaturas mínimas é mais acentuada e já se situam todas entre os 15 e os 20 ºC.

Terça-feira dia 23 – A madrugada passa a ter temperaturas agradáveis com as mínimas a variarem entre os 18 ºC e os 24 ºC

Durante o resto da semana as noites são amenas com temperaturas entre os 17 ºC e os 23 ºC.

As temperaturas máximas vão ter a seguinte evolução nos próximos dias:

Sexta-feira dia 19 – Subida ligeira das máximas nas regiões do interior. Vão variar entre os 22 ºC do litoral e os 29 ºC do interior alentejano.

Sábado dia 20 – Sobem novamente de forma ligeira. Vão variar entre os 24 ºC do litoral e os 31 ºC do interior alentejano. Já se nota algum calor agradável.

Domingo dia 21 – Vão subir de forma mais acentuada e já se situam entre os 27 ºC nas zonas mais frescas e os 35 ºC nas zonas mais quentes. Calor de Verão.

Segunda-feira dia 22 – Já se pode falar em muito calor. Apenas em algumas zonas da faixa costeira não chegam aos 30 ºC mas na maioria das localidades vão variar entre os 33 ºC e os 40 ºC.

Terça-feira dia 23 – O calor generaliza-se a todo o território e mesmo no Norte as máximas podem ultrapassar os 35 ºC.

Durante o resto da semana as temperaturas devem continuar elevadas, sendo provável que venham a descer no fim de semana de 27 e 28 Junho.

Trovoada a partir de Terça-feira?

As actuais previsões apontam para a possibilidade de formação de cúmulos com desenvolvimento vertical entre Terça-feira e Sexta-feira da próxima semana. São as nuvens que dão origem à trovoada.

Nunca se tem a certeza se chega a ocorrer ou não com muita antecedência. Ficamos apenas com a probabilidade de alguma trovoada dispersa nas regiões do interior Norte e Centro.

As tardes e inicio da noite de Quarta-feira, Quinta-feira e Sexta-feira são o período com maior risco de ocorrência de trovoada.

O calor parece certo mas pode não ser tão intenso como o anunciado. Tenho reparado que ultimamente os modelos de previsão exageram no médio prazo e às vezes anunciamos valores extremos que depois acabam por não se verificar.

Veremos se desta vez chegamos aos 40 ºC ou não. Se isso acontecer a trovoada fica mais provável.

As montanhas são um bom destino para fugir ao calor. Pode ir consultando as previsões para a Serra da Estrela, onde vai estar mais fresquinho.

Nas praias também se pode estar mais fresquinho devido ao efeito da brisa, pelo menos no litoral Oeste não se prevêem temperaturas elevadas. No Algarve sim, haverá muito calor e até as noites serão quentes.

Se o Verão de 2020 vai ser quente ou não ninguém sabe. O ano passado anunciou-se profusamente que ia ser um inferno de calor e afinal até foi fresco. O melhor é esperar para ver e não mandar palpites sem fundamento.

Cuidado com o fogo nestes dias, apesar de estar tudo um bocado verde, com temperaturas acima dos 35 ºC o risco de incêndio é sempre elevado.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Meteorologia em Junho 2020
como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-mostra o que vales
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum