Bastante calor até ao fim do mês de Maio

Bastante calor até ao fim do mês de Maio

O tempo quente veio para ficar, tudo indica que continuamos com bastante calor até ao fim do mês de Maio. O céu estará pouco nublado ou limpo na maioria dos dias e as temperaturas tendem a subir de forma gradual até se situarem em valores próprios do Verão.

As temperaturas máximas vão variar entre os 30 ºC e os 35 ºC na maioria das localidades, embora nas regiões do litoral possam não chegar a esses valores devido ao efeito refrescante da brisa marítima. Nas zonas mais quentes do Alentejo e Ribatejo podem chegar a ultrapassar os 35 ºC nos dias mais quentes.

As temperaturas mínimas também sobem e algumas noites já têm temperaturas agradáveis. Ainda não são noites quentes pois as temperaturas ainda são abaixo dos 20 ºC. Na maioria das noites variam entre os 14 ºC e os 18 ºC. Na próxima semana talvez ocorram algumas noites mais amenas com mínimas a rondar os 20 ºC.

O calor e o vírus

Há a ideia geral que os vírus se propagam menos com o tempo quente do que com o tempo frio. No entanto ainda não se sabe o que se passa com este Covid19 que é novo e surpreende em muitos aspectos.

O recente aumento de casos em países com climas quentes não nos deixa nada descansados. Tem havido um aumento significativo de casos no Brasil, na Índia, na Arábia Saudita, no México, em Singapura e em outros países com climas quentes.

Claro que nos climas frios o numero de casos tem sido superior, mas não há nada que prove que o calor impede a propagação do vírus.

Sempre será melhor termos calor do que frio, mas nada nos garante que isso resolva o problema. Continuem a ter cuidado e evitem comportamentos de risco pois o mais provável é que o vírus continue a andar por aí.

Ficamos apenas com a esperança que estas 2 semanas de calor venham a dar uma ajuda. Se não houver uma diminuição do numero de casos nas próximas semanas é caso para continuarmos bastante preocupados.

Poucas nuvens

Para as temperaturas serem tão elevadas é necessário que haja muitas horas com os raios solares a chegarem com facilidade à superfície. Para isso acontecer é porque há poucas nuvens a tapar o céu.

Na maioria dos dias vamos ter céu pouco nublado ou limpo. Algumas nuvens altas dispersas, os chamados cirros, vão ser frequentes mas não têm espessura para tapar o sol.

Durante as madrugadas pode formar-se neblina ou nevoeiro nas zonas junto ao litoral e nos vales mais húmidos do interior, sendo provável que dissipe nas primeiras horas do dia.

Nas regiões do interior podem formar-se alguns cúmulos isolados durante as tardes. Como é típico no mês de Maio alguns desses cúmulos podem vir a ter desenvolvimento vertical e ameaçar trovoada.

Para já as previsões indicam uma probabilidade pequena de ocorrência de trovoada, mas com o passar dos dias e o aumento do calor essa probabilidade pode vir a aumentar. Avisarei quando o risco de trovoada for elevado, por agora ainda é reduzido.

Previsões meteorológicas para os próximos dias.

Pouco nublado

Sexta-feira, dia 22 – Céu pouco nublado ou limpo, algumas nuvens altas dispersas. Possibilidade de neblina nos vales na madrugada.
Temperaturas elevadas com subida ligeira das máximas. Mínimas entre os 12 ºC e os 16 ºC, e máximas entre os 28 ºC e os 32 ºC podendo chegar aos 33 ºC no Alentejo.
Vento fraco de Norte e Noroeste.

Pouco nublado

Sábado, dia 23 – Céu pouco nublado ou limpo, algumas nuvens altas dispersas, cúmulos isolados durante a tarde nas regiões do interior Norte.
Temperaturas agradáveis com algum calor. Mínimas entre os 13 ºC e os 18 ºC, e máximas entre os 27 ºC e os 32 ºC podendo chegar aos 34 ºC no Alentejo e no Ribatejo.
Vento fraco de Nordeste no interior e moderado de Norte e Noroeste no litoral.

Pouco nublado

Domingo, dia 24 – Céu pouco nublado, cúmulos durante a tarde que podem ter desenvolvimento vertical e dar um ar de ameaça de trovoada no Norte, que é pouco provável que chegue a ocorrer.
Temperaturas elevadas com bastante calor. Mínimas entre os 15 ºC e os 20 ºC, e máximas entre os 28 ºC e os 33 ºC podendo chegar aos 36 ºC no Alentejo.
Vento fraco de Leste e Noroeste.

Pouco nublado

Segunda-feira, dia 25 – Céu pouco nublado, possibilidade de neblina na madrugada no litoral Oeste, cúmulos no interior Centro durante a tarde que podem ter desenvolvimento vertical.
Temperaturas elevadas com bastante calor. Mínimas entre os 14 ºC e os 19 ºC, e máximas entre os 29 ºC e os 33 ºC podendo chegar aos 35 ºC no Alentejo.
Vento fraco a moderado de Nordeste e Noroeste.

Durante o resto da semana o tempo deve continuar muito parecido. Céu pouco nublado durante as manhãs e alguns cúmulos durante as tardes.

As temperaturas vão continuar elevadas e sem alteração significativa. O vento passa a soprar fraco a moderado de Leste e Nordeste e pode fazer com que chegue mais calor às praias do litoral Oeste.

Resumidamente teremos muito sol e bastante calor até ao fim do mês de Maio. Calor a fazer lembrar o Verão que já está a ficar próximo.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cestaria
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum