tempo de Primavera

Muito sol e algum calor a partir de Domingo

O tempo vai mudar de aspecto no fim de semana. Vamos ter muito sol e subida acentuada das temperaturas a partir de Domingo. Algum calor agradável que deve durar até Terça-feira. Mais uma vez será sol de pouca dura, pois na segunda metade da semana é provável o regresso do tempo fresco.

Nesta Sexta-feira ainda haverá muita nebulosidade e podem ocorrer alguns aguaceiros dispersos e esporádicos. As temperaturas continuam relativamente baixas apesar de já se notar uma ligeira subida.

No Sábado as temperaturas tornam-se amenas com nova subida ligeira. O sol vai aparecendo por entre bastantes cúmulos.

Algum calor a partir de Domingo

A subida mais acentuada das temperaturas verifica-se no Domingo. O sol brilha na maior parte do dia e já se nota um calor agradável próprio da Primavera. As temperaturas máximas já chegam aos 25 ºC em muitas regiões.

Esse calorzinho só dura 3 dias. Na Segunda-feira e na Terça-feira o céu estará pouco nublado ou limpo e as temperaturas continuam a subir na generalidade das regiões.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 ºC a 13 ºC das regiões do interior Norte e Centro e os 15 ºC a 17 ºC das regiões do litoral.

As máximas vão atingir os 27 ºC ou 28 ºC na maioria das regiões e podem chegar aos 30 ºC nos locais mais quentes.

O calor nota-se mais nas regiões do litoral na Segunda-feira e nas regiões do interior na Terça-feira. Será um calor agradável e dentro do normal para a época.

Descida das temperaturas na Quarta-feira?

As previsões de médio prazo apontam para uma descida acentuada das temperaturas a partir da tarde de Quarta-feira. Umas vezes apontam para vários dias de tempo fresco e outras vezes apenas para uma descida ligeira.

Também aumenta a nebulosidade e são prováveis alguns aguaceiros a partir da noite de Quarta-feira.

Ainda está tudo muito indefinido, vamos ter que esperar pelas previsões de curto prazo para saber o que efectivamente vai acontecer. A descida das temperaturas parece certa, mas há muitas dúvidas sobre quantos dias serão com tempo fresco e quanto à quantidade de precipitação.

Deixo a seguir as previsões diárias até onde parecem ter alguma fiabilidade.

Previsões meteorológicas para os próximos dias:

Aguaceiros

Sexta-feira dia 15 – Céu muito nublado por cúmulos e bastantes nuvens médias e altas. Possibilidade de aguaceiros dispersos que podem ser mais prováveis nas regiões do Centro.
Temperaturas relativamente baixas apesar de uma ligeira subida.
Vento fraco a moderado de Leste e Nordeste, moderado a forte de manhã no Algarve.

Parcialmente nublado

Sábado dia 16 – Céu parcialmente nublado, muitos cúmulos e algumas nuvens altas. Pequena possibilidade de aguaceiros dispersos e pouco frequentes nas regiões junto à fronteira com Espanha.
Temperaturas amenas com ligeira subida. Máximas de 23 ºC ou 24 ºC nas zonas mais quentes.
Vento fraco a moderado de Nordeste e Norte.

Pouco nublado

Domingo dia 17 – Céu pouco nublado, poucos cúmulos isolados nas regiões do interior e algumas nuvens altas dispersas. Muito sol durante todo o dia.
Temperaturas relativamente baixas na madrugada, agradáveis durante o dia com nova subida das máximas, que vão chegar aos 26 ºC ou 27 ºC nas zonas mais quentes.
Vento fraco de Leste e Norte.

Pouco nublado

Segunda-feira dia 18 – Céu pouco nublado, algumas nuvens altas a filtrar o sol sem o taparem completamente.
Nova subida das temperaturas, já se nota algum calor agradável, as máximas vão chegar aos 28 ºC ou 29 ºC nas zonas mais quentes.
Vento fraco de Nordeste e Noroeste.

Pouco nublado

Terça-feira dia 19 – Céu pouco nublado, algumas nuvens altas a filtrar o sol sem o taparem completamente. Cúmulos isolados à tarde nas regiões do interior.
Temperaturas sem alteração significativa, algum calor agradável, as máximas vão chegar aos 28 ºC ou 29 ºC nas zonas mais quentes.
Vento fraco de Leste e Oeste.

Aguaceiros fracos

Quarta-feira dia 20 – Céu parcialmente nublado, muitos cúmulos e algumas nuvens altas. Possibilidade de aguaceiros a partir da tarde, mais prováveis nas regiões do Norte e Centro.
Descida acentuada das temperaturas, as máximas vão chegar aos 21 ºC ou 22 ºC nas zonas mais quentes.
Vento moderado de Oeste e Noroeste.

A tendência até ao final do mês de Maio é para alguns dias relativamente frescos na segunda metade da próxima semana e o regresso dos dias quentes na última semana do mês.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

temporal na Terça-feira
meteorologia em Outubro 2020
Depressão Alex
chuva em Outubro
alguma chuva
Meteorologia em Setembro
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum