Calor no fim de semana

Calor no fim de semana. Sol de pouca dura.

Esta Primavera tem sido com tempo relativamente fresco e com bastantes nuvens. Vamos agora ter bastante calor no fim de semana com céu pouco nublado. No Domingo as temperaturas podem ultrapassar os 30 ºC em muitas localidades. Será sol e calor de pouca dura pois a partir de Terça-feira as temperaturas voltam a descer e regressam as nuvens.

Até Sexta-feira as temperaturas continuam relativamente baixas apesar de se notar uma ligeira subida. Nas regiões do Norte, particularmente no Minho há muitas nuvens baixas e é possível a ocorrência de chuva fraca ou chuvisco.

Sol e calor no fim de semana

No Sábado e no Domingo o céu estará pouco nublado ou limpo em todo o território nacional, a subida das temperaturas será acentuada e vamos ter valores próprios do Verão.

No Sábado o calor nota-se mais nas regiões do Sul. As temperaturas máximas vão ser acima dos 25 ºC a sul do Tejo e podem aproximar-se dos 30 ºC no Alentejo e interior algarvio. Nas regiões do Norte e Centro vão andar entre os 22 ºC e os 25 ºC.

No Domingo a subida das temperaturas é mais acentuada e será surpreendente como pode chegar tanto calor num espaço de tempo tão curto.

As temperaturas máximas vão superar os 30 ºC na maioria das localidades da região Sul e do Ribatejo bem como nos locais mais quentes da região Centro. Podem chegar aos 33 ºC nos locais mais quentes do Alentejo.

Mesmo nos locais mais frescos, interior Norte e Centro, podem situar-se em valores próximos aos 25 ºC.

Na Segunda-feira as temperaturas descem significativamente mas ainda continuam em valores bem agradáveis. Essa descida nota-se mais no litoral, pois no interior as máximas continuam entre os 25 ºC e os 30 ºC.

Na Beira Alta e em Trás os Montes pode ser um dia com tanto calor como no Domingo ou mesmo ligeiramente mais quente em alguns locais.

A partir de Terça-feira regressa tudo ao normal com temperaturas amenas, entre os 20 ºC e os 25 ºC na maioria das regiões.

Podemos dizer que o calor no fim de semana vai surpreender pela intensidade mas será sol de pouca dura, pois serão apenas 3 dias com temperaturas elevadas.

Algumas nuvens durante a semana

O fim de semana será com muito sol e poucas nuvens, apenas algumas nuvens altas dispersas que não tapam o sol e alguma neblina na madrugada nos vales mais húmidos.

Durante a próxima semana já haverá mais nuvens a alternar com alguns bons períodos com sol.

Apesar do aumento da nebulosidade e da descida das temperaturas a precipitação deverá ser pouca, apenas alguns aguaceiros esporádicos.

Sabemos que o mês de Maio costuma ser fértil em surpresas relacionadas com aguaceiros tipo trovoada. Para já, as previsões apontam para a possibilidade de uma instabilidade moderada sem risco de trovoada elevado.

Também sabemos que esses fenómenos só costumam ser contemplados em previsões de curto prazo. Estaremos atentos à evolução.

Para já parece que o mês de Maio vai ser com temperaturas amenas, algumas nuvens e precipitação esporádica. O calor no fim de semana é um fenómeno passageiro.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cestaria
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum