Calor no fim de semana

Calor no fim de semana. Sol de pouca dura.

Esta Primavera tem sido com tempo relativamente fresco e com bastantes nuvens. Vamos agora ter bastante calor no fim de semana com céu pouco nublado. No Domingo as temperaturas podem ultrapassar os 30 ºC em muitas localidades. Será sol e calor de pouca dura pois a partir de Terça-feira as temperaturas voltam a descer e regressam as nuvens.

Até Sexta-feira as temperaturas continuam relativamente baixas apesar de se notar uma ligeira subida. Nas regiões do Norte, particularmente no Minho há muitas nuvens baixas e é possível a ocorrência de chuva fraca ou chuvisco.

Sol e calor no fim de semana

No Sábado e no Domingo o céu estará pouco nublado ou limpo em todo o território nacional, a subida das temperaturas será acentuada e vamos ter valores próprios do Verão.

No Sábado o calor nota-se mais nas regiões do Sul. As temperaturas máximas vão ser acima dos 25 ºC a sul do Tejo e podem aproximar-se dos 30 ºC no Alentejo e interior algarvio. Nas regiões do Norte e Centro vão andar entre os 22 ºC e os 25 ºC.

No Domingo a subida das temperaturas é mais acentuada e será surpreendente como pode chegar tanto calor num espaço de tempo tão curto.

As temperaturas máximas vão superar os 30 ºC na maioria das localidades da região Sul e do Ribatejo bem como nos locais mais quentes da região Centro. Podem chegar aos 33 ºC nos locais mais quentes do Alentejo.

Mesmo nos locais mais frescos, interior Norte e Centro, podem situar-se em valores próximos aos 25 ºC.

Na Segunda-feira as temperaturas descem significativamente mas ainda continuam em valores bem agradáveis. Essa descida nota-se mais no litoral, pois no interior as máximas continuam entre os 25 ºC e os 30 ºC.

Na Beira Alta e em Trás os Montes pode ser um dia com tanto calor como no Domingo ou mesmo ligeiramente mais quente em alguns locais.

A partir de Terça-feira regressa tudo ao normal com temperaturas amenas, entre os 20 ºC e os 25 ºC na maioria das regiões.

Podemos dizer que o calor no fim de semana vai surpreender pela intensidade mas será sol de pouca dura, pois serão apenas 3 dias com temperaturas elevadas.

Algumas nuvens durante a semana

O fim de semana será com muito sol e poucas nuvens, apenas algumas nuvens altas dispersas que não tapam o sol e alguma neblina na madrugada nos vales mais húmidos.

Durante a próxima semana já haverá mais nuvens a alternar com alguns bons períodos com sol.

Apesar do aumento da nebulosidade e da descida das temperaturas a precipitação deverá ser pouca, apenas alguns aguaceiros esporádicos.

Sabemos que o mês de Maio costuma ser fértil em surpresas relacionadas com aguaceiros tipo trovoada. Para já, as previsões apontam para a possibilidade de uma instabilidade moderada sem risco de trovoada elevado.

Também sabemos que esses fenómenos só costumam ser contemplados em previsões de curto prazo. Estaremos atentos à evolução.

Para já parece que o mês de Maio vai ser com temperaturas amenas, algumas nuvens e precipitação esporádica. O calor no fim de semana é um fenómeno passageiro.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
tempo de Primavera
meteorologia Maio 2020
Calor no fim de semana
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Lojas abertas
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum