Tempo fresco e aguaceiros a partir de Domingo

O tempo fresco vai regressar a partir de Domingo com descida das temperaturas para valores ligeiramente abaixo da média para esta época do ano. A chuva também pode regressar sendo mais provável na Segunda-feira em todo o território nacional e no resto da semana nas regiões do Norte e Centro.

Devido à descida das temperaturas pode voltar a nevar nas zonas mais altas da Serra da Estrela durante alguns dias da próxima semana e nos primeiros dias de Maio.

Os dias de temperaturas amenas que tivemos esta semana são passageiros e o tempo fresco vai marcar a próxima semana e os primeiros dias de Maio. Nos dias com menos nuvens as temperaturas podem ficar amenas pois já há muitas horas de sol. De uma forma geral as temperaturas serão abaixo da média para esta época do ano com um ou outro dia mais quente pelo meio.

Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Nesta Sexta-feira são muito prováveis os aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada dispersa. Podem ocorrer em todas as regiões do interior, sendo mais prováveis e frequentes na região Centro.

No Sábado também podem ocorrer mas apenas nas zonas junto à fronteira com Espanha. Nas outras regiões são menos prováveis.

Na Segunda-feira são mais prováveis nas regiões do Sul e em particular no Algarve.

Durante a próxima semana podem ocorrer aguaceiros mas a trovoada é pouco provável.

Descida das temperaturas a partir de Domingo

Nesta Sexta-feira e no Sábado as temperaturas são amenas com máximas acima dos 20 ºC e mínimas acima dos 10 ºC. Durante a tarde de Sábado já se nota a descida das temperaturas nas regiões do litoral mas ainda são amenas no interior.

No Domingo já se nota uma descida acentuada das temperaturas, sendo as máximas abaixo dos 20 ºC e as mínimas abaixo dos 10 ºC

O tempo relativamente fresco vai durar entre Segunda-feira e Quinta-feira. As variações de dia para dia vão ser poucas. As mínimas variam entre os 5 ºC e os 9 ºC no interior e podem ser um pouco mais altas no litoral. As máximas variam entre os 12 ºC e os 17 ºC na maioria das regiões.

As localidades mais frias podem ter máximas mais baixas do de as indicadas e as localidades mais quentes podem superar ligeiramente os 17 ºC mas dificilmente chegam aos 20 ºC.

É provável que as temperaturas subam a partir da tarde de Quinta-feira, sendo a Sexta-feira e o Sábado com temperaturas agradáveis.

As previsões de médio prazo apontam para a possibilidade do regresso do tempo fresco entre o dia 3 e o dia 6 de Maio.

Alguma chuva durante a semana

De uma forma geral podemos dizer que na próxima semana vai chover dia sim dia não. Não será assim exactamente, mas deve chover em metade dos dias e estar relativamente seco na outra metade.

A distribuição mais provável da precipitação deve ser como indico a seguir:

Sexta-feira dia 24 – Aguaceiros tipo trovoada nas regiões do interior. Mais frequentes durante a tarde nas regiões do Centro e ao anoitecer nas regiões do Norte e no Alentejo.

Sábado dia 25 – A precipitação é menos provável. Há um ligeiro risco de aguaceiros tipo trovoada que são mais prováveis nas zonas de fronteira com Espanha.

Domingo dia 26 – Chuvisco ou aguaceiros fracos e pouco frequentes. Mais provável nas regiões do litoral. De uma forma geral a precipitação será pouca e sem grande significado.

Segunda-feira dia 27 – Chuva moderada e aguaceiros frequentes em todo o território nacional. Os aguaceiros serão mais frequentes e intensos nas regiões do sul e em particular no Algarve.

Terça-feira dia 28 – Chuva fraca e aguaceiros pouco frequentes no Norte e Centro. Apenas no Minho a precipitação terá algum significado sendo pouco frequente nas outras regiões.

Quarta-feira dia 29 – Chuva moderada na madrugada em todo o território e aguaceiros no Norte e Centro durante o dia.

Quinta-feira dia 30 – Chuva moderada e aguaceiros frequentes durante o dia nas regiões do Norte e Centro.

Ainda é muito cedo para dar os pormenores dos primeiros dias de Maio. Para já as previsões apontam para alguns aguaceiros dispersos nos dias 1 e 2 e chuva frequente entre os dias 3 e 6.

É natural que as previsões venham a sofrer algumas alterações mas de uma forma geral devemos ter tempo fresco e alguns aguaceiros. Não está mal para continuarmos em casa.

Foto de Tutti Pombo


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cestaria
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum