tempo de aguaceiros

Tempo de aguaceiros até ao fim de Abril

Não há grandes mudanças no estado do tempo até ao fim do mês de Abril, o tempo de aguaceiros vai continuar a predominar e podem ser acompanhados por trovoada em alguns dias de maior instabilidade. A precipitação será distribuída por todo o território nacional, chegando com abundância ao Alentejo e Algarve, onde é bastante útil.

A quantidade de chuva acumulada será idêntica tanto nas regiões do Norte como nas regiões do Sul. Na maioria dos dias os aguaceiros serão mais frequentes no interior do que no litoral.

Temperaturas relativamente baixas

As temperaturas vão andar ligeiramente abaixo da média para esta época do ano. A nebulosidade impede que o sol brilhe horas suficientes para as fazer subir para valores agradáveis.

Ficarão dentro do normal nos dias de céu pouco nublado e abaixo do normal nos dias de mais nebulosidade e precipitação.

As temperaturas máximas vão andar entre os 17 ºC e os 20 ºC na maioria do tempo. Nos dias mais quentes situam-se entre os 20 ºC e os 23 ºC e raramente atingem os 25 ºC, mesmo nos sítios habitualmente mais quentes.

As temperaturas mínimas variam entre os 7 ºC e os 11 ºC nas regiões do interior e entre os 10 ºC e os 15 ºC nas regiões do litoral, na maioria dos dias.

Não se pode falar em frio, mas teremos tempo relativamente fresco e sem aqueles dias de Primavera que fazem lembrar o Verão.

Possibilidade de trovoada

Nesta altura do ano a incidência dos raios solares começa a ser mais perpendicular transferindo mais energia à superfície. Nas capas altas da troposfera circula ar relativamente frio criando condições para que o ar mais quente da superfície suba com facilidade.

Com estas condições a formação de cúmulos com desenvolvimento vertical torna-se frequente. Muitos desses cúmulos acabam por descambar e dar origem a aguaceiros acompanhados de trovoada.

Aparentemente será tudo muito dentro do normal com aguaceiros dispersos, sem trovoadas exageradamente fortes. No entanto, sabemos que estes fenómenos podem ser localmente fortes sem serem previstos com antecedência.

Em principio teremos uma quinzena com aguaceiros tipo trovoada dentro do normal para esta época do ano. Maioritariamente serão aguaceiros esporádicos, de curta duração e sem trovoadas muito violentas. Esperemos que assim seja, pois os fenómenos mais violentos são dispensáveis.

É sempre muito difícil as previsões indicarem onde e quando ocorrem as trovoadas mais fortes. Estes fenómenos formam-se em escassas horas, às vezes em alguns minutos, de forma muito localizada e com uma dinâmica muito difícil de prever ao pormenor pelos modelos matemáticos.

Sabemos apenas que há condições para ocorrerem em determinados dias, mas chegar ao pormenor do horário e da intensidade é muito difícil, melhor dito, prever é fácil mas acertar na intensidade é difícil.

Previsões meteorológicas para os próximos dias:

Chuva vb meteo

Sexta-feira dia 17 – Céu muito nublado. Chuva moderada na madrugada e manhã, mais provável e intensa nas regiões do Norte. Alguns aguaceiros fracos a partir da tarde.
Temperaturas relativamente baixas e sem alteração significativa.
Vento moderado de Sul e fraco de Sudoeste.

Aguaceiros fracos

Sábado dia 18 – Céu parcialmente nublado, possibilidade de neblina matinal, alguns cúmulos e muitas nuvens altas. Possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos no Minho e Litoral Centro.
Subida ligeira das temperaturas máximas.
Vento fraco de Oeste e Norte.

Pouco nublado VB Meteo

Domingo dia 19 – Céu pouco nublado, possibilidade de neblina matinal nos vales do interior. Alguns cúmulos isolados e dispersos, mais prováveis durante a tarde.
Temperaturas amenas, com ligeira subida nas regiões do interior.
Vento moderado de Noroeste nas regiões do Sul e fraco nas regiões do Norte.

Aguaceiros

Segunda-feira dia 20 – Céu pouco nublado durante a manhã. Aumento da nebulosidade a partir da tarde tornando-se muito nublado. Chuva moderada a partir da tarde no litoral e ao anoitecer nas regiões do interior.
Descida ligeira das temperaturas.
Vento fraco a moderado de Sul e Sudoeste.

Terça-feira dia 21 – Céu bastante nublado, cúmulos que podem ter algum desenvolvimento vertical. Possibilidade de aguaceiros frequentes em todo o território nacional. Há condições para a ocorrência de trovoada dispersa.
Temperaturas abaixo da média para a época com nova descida.
Vento fraco de Sudoeste e Oeste.

Aguaceiros

Quarta-feira dia 22 – Céu bastante nublado, cúmulos que podem ter algum desenvolvimento vertical. Possibilidade de aguaceiros dispersos e esporádicos, mais prováveis no Norte e Centro. Há condições para a ocorrência de trovoada dispersa.
Temperaturas abaixo da média para esta época do ano.
Vento fraco de Sueste e Noroeste.

No resto da semana a tendência é para céu pouco nublado de manhã e bastantes cúmulos durante a tarde. Possibilidade de aguaceiros tipo trovoada que devem ser pouco frequentes.
As temperaturas tendem a subir ligeiramente mas o calor ainda será pouco.
O vento sopra geralmente fraco e com direcção variável.

Foto de Miguel Veiga


Leave a Reply

Outras publicações:

como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
tempo de Primavera
meteorologia Maio 2020
Calor no fim de semana
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Lojas abertas
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum