meteorologia Abril 2020

Meteorologia em Abril 2020 com tempo muito variável

A Meteorologia em Abril de 2020 vai ser com muitas variações bruscas no estado do tempo. Essa variabilidade é típica da Primavera mas este ano parece que vai ser mais acentuada, ora está nublado e com chuva, ora aparece o sol com temperaturas agradáveis. As temperaturas devem ser dentro do normal para a época com alguns dias mais frios pelo meio.

De uma forma geral as temperaturas serão amenas mas podem descer para valores abaixo da média lá para o meio do mês. É possível que até volte a nevar, pelo menos na Serra da Estrela. Claro que nos dias com mais sol teremos temperaturas agradáveis como é normal na Primavera, mas os dias com calor acima da média devem ser raros.

Chuva e aguaceiros frequentes

Embora não se possa falar em “Abril águas mil”, vai ocorrer precipitação de uma forma regular e com algum significado. Acaba por ser benéfico para a agricultura pois há zonas em que a água ainda não é muita.

Normalmente serão aguaceiros fracos mais prováveis durante as tardes. Não é de descartar a hipótese de serem acompanhados com trovoada esporádica em alguns dias em que as temperaturas sejam mais elevadas.

As neblinas matinais com chuvisco também vão ser frequentes. Normalmente nos dias em que houver neblina de manhã é muito provável que haja algum sol à tarde.

Parece que a meteorologia em Abril de 2020 traz alguma chuva mas sem exageros. Vamos esperar que as previsões de médio prazo se confirmem. Como sempre afirmo, previsões a mais de 5 dias já perdem muita fiabilidade.

Sobre o vírus covid19

O que nos preocupa mais todos os dias é a evolução da pandemia do vírus covid19. Tenho analisado o estado do tempo e a evolução dos números de infectados na maioria dos países do mundo para ver se haverá alguma relação entre a meteorologia e a propagação do vírus.

Por enquanto não dá para chegar a grandes conclusões. Este vírus é muito “democrático” e aparece em todos os países. Não quer saber de climas, raças, religiões ou poder económico.

Propagou-se com maior intensidade nas zonas com tempo ligeiramente mais frio. Os Alpes e a zona Leste dos Estados Unidos são as zonas com maior numero de casos por milhão de habitantes.

Nos países com tempo mais quente e húmido parece que a propagação é mais lenta e o número de casos é menor. A África, a Índia e o Sueste asiático têm um numero de casos por milhão relativamente baixo.

O número de factores são tantos que o clima pode não ter grande significado e a evolução futura dos dados pode dar cabo de todas as teorias.

Normalmente o tempo soalheiro e mais quente é menos propicio à propagação dos vírus. Esperemos que este covid19 seja parecido com os outros e que as coisas acalmem com a chegada do Verão ao hemisfério Norte. Certo é que sem novo medicamento de cura ou vacina nunca estaremos sossegados.

Vou continuar a analisar os dados dos vários países e se chegar a alguma conclusão sobre a relação com questões climáticas voltarei ao assunto.

Para já tenho que continuar a fazer previsões para uma maioria de pessoas fechadas em casa. As que trabalham fora de casa merecem toda a nossa admiração e colaboração e dão mais utilidade às previsões.

Previsões meteorológicas para os próximos dias

Chuvisco / aguaceiros fracos

Terça-feira, dia 7 – Céu bastante nublado por nuvens baixas. Neblina na madrugada e inicio da manhã com chuva fraca ou chuvisco. Alguns cúmulos à tarde com possibilidade de aguaceiros fracos.
Temperaturas amenas com subida em todas as regiões.
Vento fraco a moderado de Sul e Sudoeste.

Chuvisco / aguaceiros fracos

Quarta-feira, dia 8 – Céu bastante nublado por nuvens médias e altas. Chuva fraca ou aguaceiros esporádicos a partir da tarde, mais prováveis nas regiões do Norte e Centro.
Temperaturas amenas e sem alteração significativa.
Vento fraco de Sul e Sudoeste.

Nevoeiro Chuvisco

Quinta-feira, dia 9 – Céu muito nublado por nuvens baixas, neblina ou nevoeiro frequente. Chuva moderada no Norte e fraca ou chuvisco frequente no Centro.
Descida das temperaturas máximas nas regiões do Norte e Centro.
Vento fraco de Sul e Oeste.

Parcialmente nublado

Sexta-feira, dia 10 – Céu parcialmente nublado, neblina na madrugada e inicio da manhã, alguns cúmulos durante a tarde. Possibilidade de aguaceiros esporádicos durante a tarde nas regiões do Norte.
Temperaturas agradáveis com subida acentuada.
Vento fraco a moderado de Noroeste.

Parcialmente nublado

Sábado, dia 11 – Céu parcialmente nublado, alguns cúmulos com desenvolvimento vertical à tarde. Possibilidade de aguaceiros dispersos, tipo trovoada, à tarde nas regiões do interior Centro e Sul.
Temperaturas agradáveis com subida ligeira.
Vento fraco de Nordeste e Norte.

Nos dias a seguir a tendência é para céu parcialmente nublado, alguns aguaceiros dispersos nas regiões do interior, temperaturas dentro do normal para a época e vento de componente Leste entre o fraco e o moderado.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cestaria
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum