Muito frio durante a semana

Depois de um Domingo com temperaturas amenas, vamos ter dias com muito frio durante a próxima semana. Caso se criem condições para ocorrência de precipitação pode nevar em cotas relativamente baixas. A chuva vai ser mais frequente nas regiões do Sul, em particular no Algarve.

Um anticiclone situado a Noroeste das ilhas britânicas cria uma corrente de Norte que transporta ar frio do Ártico até às nossas latitudes. O ar mais quente e húmido do Atlântico e do Mediterrânico cria uma depressão a Sul da Península Ibérica. Esta situação meteorológica cria alterações constantes nas previsões que se vão manter ao longo dos próximos dias.

Quer isto dizer que as previsões só são fiáveis em prazo muito curto, um ou 2 dias. As previsões de cada dia que deixo na parte final deste artigo, serão actualizadas quando se verificarem alterações com significado.

Chuva no Alentejo e Algarve

A precipitação vai ser mais provável nas regiões do Sul, em particular no Algarve e chegando por vezes ao Alentejo e à região de Lisboa.

Com as dúvidas já atrás citadas, parece que a chuva pode cair a partir de Segunda-feira à tarde e durante os dias de Terça-feira e Quarta-feira.

Nos restantes dias a probabilidade de ocorrência de precipitação é pequena e resume-se a um ou outro aguaceiro fraco.

Muito frio no Norte e Centro

No Domingo as temperaturas são amenas e dentro do normal para um dia de Primavera. A madrugada de Segunda-feira será fria mas ainda dentro do normal.

O frio a sério chega ao Norte ao fim da tarde de Segunda-feira e durante a noite as temperaturas são negativas em quase todas as localidades do interior Norte e Centro. Nos locais mais frios podem chegar aos -3 ºC.

Ainda por cima este frio vem acompanhado por muito vento de Nordeste, o que o torna mais difícil de suportar. É mais um bom motivo para continuarmos bem fechados em casa, para bem da saúde de todos.

Durante o dia de Terça-feira o sol ameniza as temperaturas mas ainda se sente bastante frio devido ao vento.

Na madrugada de Quarta-feira repetem-se as temperaturas negativas em todo o interior Norte e Centro. O vento diminui de intensidade mas ainda incomoda.

A partir de Quinta-feira as temperaturas diurnas sobem para os valores normais mas as madrugadas continuam a ser relativamente frias apesar de uma subida ligeira.

Será que vai nevar?

As previsões têm mudado constantemente no que diz respeito à possibilidade de queda de neve em cotas relativamente baixas. Quando indicam mais frio apontam para menos precipitação e quando as temperaturas não descem tanto aumenta a probabilidade de precipitação.

Acho que só no dia anterior é que teremos algumas certezas sobre a possibilidade de queda de neve ou não.

O cenário das actuais previsões aponta para pouca precipitação, logo pouca possibilidade de neve. Têm aparecido e desaparecido algumas previsões mais generosas quanto à queda de neve.

Neste momento a probabilidade de queda de neve é pequena, mas não será grande admiração se a evolução trouxer alterações que permitam nevar em algumas localidades de Trás os Montes e Beira Alta.

Esteja atento às actualizações das previsões diárias que deixo a seguir.

Previsão meteorológica para os próximos dias

Domingo dia 29 – Céu pouco nublado no Norte, alguns cúmulos e nuvens altas. Parcialmente nublado no Sul com possibilidade de aguaceiros esporádicos no Alentejo.
Subida das temperaturas que são bem amenas durante a tarde.
Vento fraco de Sueste e Noroeste.

Segunda-feira dia 30 – Céu bastante nublado. Chuva e aguaceiros frequentes nas regiões a sul do Tejo. Muito frio no Norte e Centro a partir da tarde, queda de neve acima dos 700 metros.
Descida acentuada das temperaturas a partir da tarde, bastante frio à noite.
Vento fraco de Sueste nas regiões do Sul e moderado a forte de Nordeste nas regiões do Norte e Centro.

Terça-feira dia 31 – Céu muito nublado. Chuva e aguaceiros, mais frequentes nas regiões do Sul. Muito frio na madrugada nas regiões do Norte e Centro com queda de neve acima dos 600 metros ou até menos. Chuva frequente a partir da tarde nas regiões do Norte.
Descida acentuada das temperaturas, muito frio agravado pelo vento.
Vento moderado a forte de Leste e Nordeste.

Quarta-feira dia 1 – Céu bastante nublado. Chuva e aguaceiros frequentes nas regiões do Centro e do Sul. Neve acima dos 1400 metros.
Continuação das temperaturas baixas apesar de uma ligeira subida, muito frio na madrugada.
Vento fraco a moderado de Sueste e Norte.

A partir de Quinta-feira as temperaturas sobem para os valores normais para a época e o céu estará parcialmente nublado.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

onde vai nevar Dezembro 2020
chuva no Alentejo
meteorologia em Novembro 2020
chuva durante esta semana
chuva no Domingo
temporal na Terça-feira
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-comprou-ganhou
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum