Meteorologia Março 2020

Meteorologia em Março 2020 com algum calor

O frio tem os dias contados, as previsões da meteorologia em Março 2020 apontam para temperaturas acima da média a partir da próxima Terça-feira e durante o resto da próxima semana. Como se trata do regresso da estabilidade a situação pode ser duradoura mas nada nos garante que dure todo o mês.

O mais provável é haver algum calor antes da chegada oficial da Primavera, mas o frio pode voltar a aparecer já com a estação das flores a decorrer. É certo que vamos ter agora mais de uma semana com temperaturas acima da média para esta época do ano.

Na segunda quinzena de Março pode regressar a instabilidade com algum frio. Estes períodos de algum calor fora de época não significam que o mau tempo não possa regressar a qualquer momento, normalmente provocam depois períodos de tempo mais instável.

No fim de semana as madrugadas ainda são bastante frias mas durante o dia as temperaturas amenas tornam-se agradáveis.

As madrugadas também se tornam amenas a partir de Terça-feira. Os dias mais quentes são entre Terça-feira e Sexta-feira com máximas acima dos 25 ºC nas regiões mais quentes e acima dos 20 ºC na generalidade das localidades.

Mais uma vez as noites passam a ser mais frias nos vales e zonas baixas do que nas zonas altas e montanhas devido à forte inversão térmica provocada pela alta pressão localizada sobre a Península Ibérica.

Pouca neve na Serra da Estrela

Nevou nesta Sexta-feira na Serra da Estrela mas em quantidade reduzida e apenas nas zonas mais altas. Esta neve vai durar pouco tempo pois a subida das temperaturas vai fazer com que derreta na totalidade ao longo da próxima semana.

Este Sábado, dia 7, ainda constitui uma boa oportunidade para visitar a Serra da Estrela com alguma neve. As temperaturas baixas na madrugada ajudam a que se conserve apesar de ter pouca espessura.

Domingo já será menos, mas talvez ainda exista alguma pois a subida das temperaturas ainda é pouco acentuada.

A partir de Terça-feira até as noites são com temperaturas elevadas e a neve vai derreter na totalidade.

Pouca ou nenhuma chuva

Voltamos ao tempo seco durante um largo período. Só no Domingo pode ocorrer chuvisco fraco no Minho e no litoral Norte.

Durante o resto da semana não se prevê precipitação de nenhum género.

Algumas previsões indicam a possibilidade de aguaceiros dispersos, tipo trovoada, nas regiões do Sul na parte final da próxima semana. São tão esporádicos que quando as previsões os prevêem assim no médio prazo acabam por desaparecer no curto prazo.

No Alentejo e Algarve continua a fazer falta a chuva e não será nos próximos dias que o problema se resolve.

Mau para o vírus

O calor moderado que aí vem pode ajudar a impedir a propagação do vírus da moda. Dizem os entendidos que os vírus não gostam de calor.

Claro que não é suficiente para acabar com ele mas pode ser uma ajuda para que não se propague tanto.

É sempre assim, o tempo nunca serve a toda a gente, se é bom para umas coisas é mau para outras. Este calor é mau porque não traz chuva e neve mas pode ajudar a enxotar o vírus.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

meteorologia em Julho
Tempo normal de Verão
tempo quente verão de 2020
Meteorologia em Junho 2020
como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-mostra o que vales
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum