Chuva no Norte e Centro

Chuva no Norte e Centro durante esta semana

Esta semana o céu estará muito nublado e teremos chuva no Norte e Centro com bastante frequência. No fim de semana já deve chover pouco ou nada e as temperaturas tornam-se amenas com uma subida gradual ao longo da semana. Nas regiões do Sul há algumas nuvens baixas mas a chuva é pouco provável.

Neblina ou nevoeiro

Teremos todo o género de nebulosidade ao longo da semana. As nuvens baixas vão ser frequentes e darão origem a muitas situações com neblina ou nevoeiro.

Nas montanhas o nevoeiro vai ser mesmo muito frequente e será quase sempre acompanhado com chuvisco. Nos vales o nevoeiro é mais provável durante as madrugadas e menos provável durante o dia.

Apesar de haver pouca chuva nas regiões do Sul, o nevoeiro ou a neblina matinal também podem ser frequentes no Alentejo e no Algarve.

Subida das temperaturas

As temperaturas estarão dentro do normal para o Inverno mas sobem de forma ligeira em relação à semana passada.

Devido à muita nebulosidade a diferença entre as máximas e as mínimas será pequena. Não há muito frio nas madrugadas mas o calor não aparece durante o dia.

No fim de semana o sol pode aparecer com mais frequência e as temperaturas podem tornar-se amenas durante o dia, particularmente no Domingo.

Mais chuva no Minho

A chuva pode ocorrer no Norte e Centro praticamente todos os dias até Sexta-feira. No Sábado só deve chover na madrugada.

De uma forma geral será fraca ou moderada e haverá longos períodos com chuvisco. É mais frequente no litoral do que no interior.

A região onde a chuva será mais frequente e mais intensa será o Minho em particular e de uma forma geral a região Norte.

Vento fraco a moderado

Nota-se algum vento durante a semana mas não deve ser motivo de preocupação. De uma forma geral vai ser fraco ou moderado de componente Sul.

Como habitualmente sopra com mais intensidade no litoral e nas montanhas mas dentro de valores perfeitamente aceitáveis.

Algumas nuvens com mais desenvolvimento vertical podem provocar algumas rajadas fortes de forma isolada e dispersa, mas são pouco prováveis ou pouco frequentes.

Derrete a neve na Serra da Estrela

A subida das temperaturas, embora não seja acentuada, é suficiente para impedir que a precipitação seja em forma de neva na Serra da Estrela.

Há bastante neve acumulada que resultou dos nevões da semana passada. A maior parte dessa neve irá derreter ao longo desta semana.

É possível que ainda sobrem alguns restos no fim de semana, mas de uma forma geral o cenário já deve ser com pouca neve.

Pode acompanhar a evolução das previsões na página especifica para a Serra da Estrela – Torre.

Frio em Fevereiro?

Como sempre refiro as previsões a mais de uma semana são sempre pouco fiáveis, mas há sempre quem tenha curiosidade de saber como andam.

Os primeiros dias de Fevereiro devem ser com sol e temperaturas amenas durante 4 ou 5 dias.

As actuais previsões de médio prazo apontam para bastante frio a partir do dia 5. A precipitação parece vir a ser pouca, será mais frio e vento com algum sol. Veremos se se confirmam, normalmente há sempre uma alteração qualquer.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

alguma chuva
Meteorologia em Setembro
chuva na Quinta-feira
meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cinema
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum