Neve na Serra da Estrela

Neve na Serra da Estrela até Sábado

Finalmente vamos ter neve na Serra da Estrela durante alguns dias seguidos. Entre Quinta-feira e Sábado pode nevar acima dos 1400 a 1600 metros em quantidade razoável, sendo suficiente para deixar as zonas mais altas com uma acumulação de neve bem interessante. Perspectiva-se um fim de semana com boas condições para desportos de Inverno.

A maior intensidade de precipitação será na Quinta-feira. Na Sexta-feira e no Sábado também pode nevar mas a quantidade já deve ser reduzida.

A cota vai variar entre os 1400 e os 1600 metros, fazendo com que possa nevar nas Penhas da Saúde e nas Penhas Douradas.

Ao contrário do que é mais habitual vamos ter vento de componente Leste e Sul nos dias em que há precipitação. Esse facto favorece a acumulação de neve na Estância de Ski e nas vertentes Leste e Sul da Serra.

No fim de semana o vento vai estar fraco o que deve facilitar a limpeza das estradas e o funcionamento dos meios mecânicos da Estância.

Domingo é claramente o dia com melhor tempo para uma visita à Serra da Estrela com condições de segurança e conforto para desfrutar da neve.

Previsões de neve para os próximos dias.

Quinta-feira, dia 23 de Janeiro – Neva na madrugada acima dos 1400 metros com bastante regularidade. Durante a manhã continua a nevar mas com menos intensidade e a cota deve subir para os 1500 metros. A partir da tarde neva de forma regular e durante a noite com maior intensidade, a cota pode subir para os 1600 metros. A maior quantidade deve cair ao fim da tarde e no inicio da noite.
O vento é moderado de Sueste.

Sexta-feira, dia 24 de Janeiro – Neva na madrugada e manhã mas quantidade deve ser pouca. A partir da tarde podem ocorrer aguaceiros esporádicos que serão de neve acima dos 1500 ou 1600 metros.
O vento é fraco a moderado de Sul.

Sábado, dia 25 de Janeiro – A precipitação é menos provável, podem ocorrer aguaceiros esporádicos que serão de neve acima dos 1500 ou 1600 metros. Boas condições para desportos de Inverno.
O vento é fraco de Sul e Oeste.

Domingo, dia 26 de Janeiro – A precipitação pouco provável. Há algumas nuvens baixas que podem provocar neblina ou nevoeiro. As temperaturas continuam negativas nas zonas altas o que conserva a neve em boas condições para desportos de Inverno.
O vento é fraco de Oeste.

Na próxima semana há algumas nuvens e pode ocorrer precipitação fraca que pode ser neve na zona da Torre em alguns dias e chuvisco a todas as altitudes noutros dias.

Como ainda falta muito tempo este cenário pode mudar, consulte posteriormente as previsões na página Serra da Estrela – Torre.

Penso que com estas condições meteorológicas os acessos estarão sempre abertos para as Penhas da Saúde e para as Penhas Douradas. É provável que venham a fechar a estrada da Torre na Quinta-feira e talvez em parte do dia de Sexta-feira. Sábado parece-me possível estar aberta se nevar pouco como agora previsto e Domingo é muito provável que estejam todos os acessos abertos.

Aproveitem o Domingo que deve ser o melhor dia, apesar de ainda poder haver nevoeiro em alguns momentos. Neve na Serra da Estrela é a primeira vez que vai haver com fartura neste mês de Janeiro.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

alguma chuva
Meteorologia em Setembro
chuva na Quinta-feira
meteorologia em Agosto 2020
Tempo quente e seco
tempo quente
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Cinema
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum