Meteorologia em Janeiro 2020

Meteorologia em Janeiro 2020 com tempo estável

A Meteorologia em Janeiro de 2020 vai ser marcada por tempo estável. Isto significa que vamos ter pouca chuva, poucas nuvens no céu mas muita neblina ou nevoeiro nos vales, temperaturas baixas nas madrugadas e amenas durante o dia, noites mais frias nos vales do que nas zonas altas.

As temperaturas vão ser dentro do normal para esta época de Inverno nos vales e zonas baixas, sendo acima da média nas montanhas e zonas mais altas. Esta é a principal característica do tempo estável quando se instala o anticiclone, a inversão térmica e a ausência de vento faz com que o ar frio se concentre nos vales e zonas baixas e as montanhas ficam sobre a influência de ar mais quente.

A falta de frio em altitude impede o ar de subir e assim dar origem à formação de nuvens. Se não temos nuvens nos níveis médios da troposfera não podemos ter precipitação com significado. Nos próximos dias a chuva será pouca ou nenhuma.

De uma forma geral as temperaturas vão ser mais baixas do que as que tivemos entre o Natal e o Ano Novo.

Nevoeiro e sincelo

A permanência prolongada da mesma massa de ar nos vales faz com que vá ficando cada vez mais fria e mais húmida, daí resulta a formação de nevoeiro que em muitos casos pode persistir em parte do dia. Os vales dos afluentes do Douro são onde este fenómeno se verifica com mais frequência.

Quem vive nos vales do Sabor, Côa, Tua, Tâmega e Corgo já sabe que o nevoeiro vai formar-se durante muitas madrugadas deste mês de Janeiro. Chaves, Mirandela, Bragança e Vila Real podem vir a ter as noites mais frias do país.

Quando o nevoeiro persiste durante mais de 2 ou 3 dias seguidos, há condições para a formação de sincelo, que são finos cristais de gelo agarrados à vegetação e a algumas estruturas. Apesar do frio a paisagem fica bem bonita.

Como a situação de estabilidade parece duradoura é muito provável que o sincelo se venha a formar em muitas regiões, sendo mais provável no Nordeste transmontano.

As geadas também vão ser frequentes nos vales e zonas mais húmidas. Nas zonas mais altas as geadas vão ser menos frequentes devido à ausência de frio e humidade suficiente.

Pouca chuva e pouco vento

Nesta primeira quinzena de Janeiro vamos ter pouca chuva pois o anticiclone impede a formação de nuvens de convecção e a passagem das superfícies frontais.

Parece provável que a segunda quinzena já tenha alguns dias com precipitação que deve acabar por ser em forma de neve nas montanhas mais altas. Como sempre afirmo, vamos ter que esperar para confirmar as previsões de médio prazo.

O vento vai ser quase sempre fraco. Durante o dia a ausência de vento ajuda a que as temperaturas se tornem amenas nos dias em que brilhar o sol.

O vento fraco permite a formação mais frequente de geada e de nevoeiro nos vales. O pouco vento que há predominará de direcção Leste.

Quando este cenário de tempo calmo com noites frias estiver para mudar cá viremos informar atempadamente. Por agora vai haver poucas novidades para além do nevoeiro e do sincelo.

Bom 2020 para todos e uma grande década com saúde.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

A chuva regressa esta semana. Pouca neve.
Meteorologia em Janeiro 2020
Bom tempo até ao fim do ano. Temperaturas amenas.
acaba a seca, começam as inundações
Meteorologia Dezembro 2019
chuva até Domingo
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Natal
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum