acaba a seca, começam as inundações

Acaba a seca, começam as inundações.

A seca que nos tem afectado tem os dias contados. Nas próximas semanas a chuva intensa vai ser frequente em todo o território nacional, incluindo o Alentejo e o Algarve onde é menos habitual. Em alguns períodos podem ocorrer inundações localizadas em sítios que sejam sensíveis a muita chuva num curto espaço de tempo.

A partir da tarde desta Quarta-feira e durante o dia e noite de Quinta-feira vivemos uma situação de temporal propicia a algumas ocorrências que provoquem estragos devido ao vento forte e à chuva intensa.

Muito vento na Quinta-feira

Desde o furacão Leslie que não temos ventos com intensidade elevada como os que vão acontecer na Quinta-feira à tarde em algumas regiões. Claro que não chegam à força desse furacão mas haverá muitas rajadas com mais de 100 km/h que podem provocar estragos em estruturas vulneráveis. A região de Lisboa e o Algarve devem ser as mais afectadas por esse vento forte.

A partir da tarde desta Quarta-feira já se nota algum vento forte de Sul no litoral e nas terras altas, mas o auge vai ser durante a tarde de Quinta-feira em todo o litoral e particularmente nas regiões do Sul e do Oeste.

Fenómenos localizados com muito vento originado por grandes nuvens de tempestade são muito prováveis. Remoinhos e tornados podem ocorrer em qualquer região mas vão ser mais prováveis no litoral Oeste e no Sul.

Não é nada de extraordinário mas convém acautelar alguns bens que possam sofrer estragos com o vento forte.

Muita chuva até ao Natal

A seca tem os dias contados porque a chuva intensa em dias consecutivos até ao Natal ou mesmo até ao fim do ano vai deixar uma quantidade de água superior à que é normal em vários meses.

No Minho e região Norte será mesmo água a mais fazendo com que alguns rios e ribeiras acabem por transbordar.

No vale do Tejo a quantidade de precipitação também vai ser muito acima da média em muitos meses de Inverno.

O Alentejo e o Algarve também terão precipitação generosa que minora os efeitos da seca, mas ainda fica a sentir a necessidade de novos períodos de chuva como este para que fique tudo bem composto de água.

Se toda esta chuva prevista não provocar prejuízos, será perfeito. Se todos tiverem a cautela de ter os sistemas de escoamento a funcionar como deve ser não haverá problemas. É uma situação normal de Inverno com muita chuva.

Previsão meteorológica por Distrito

Como há algumas diferenças de região para região nos horários de mais precipitação e mais vento, vou fazer uma previsão especifica para cada Distrito, ordenados de Norte para Sul.

Viana do Castelo

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 270 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à tarde no litoral e terras altas.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à tarde e ao anoitecer. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde. Talvez dias 26 e 27.

Braga

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 250 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à tarde e Quinta-feira à tarde no litoral e terras altas.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira ao fim da tarde e à noite. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde, Sábado durante a madrugada. Talvez dias 25 e 27.

Porto

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 200 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à tarde, Quinta-feira ao inicio e a meio da tarde e Sábado de manhã.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira ao fim da tarde e à noite. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde, Sábado durante a madrugada e inicio da manhã. Talvez dias 25 e 27.

Vila Real

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 270 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à tarde nas terras altas e no Sábado de manhã.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira ao fim da tarde e à noite. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde, Sábado durante a madrugada. Talvez dia 27.

Bragança

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 130 mm nesse período. Pode chover quase todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à noite, Quinta-feira à tarde será o pior período, Sábado de manhã também há bastante vento.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à noite. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde e à noite, Sábado durante a madrugada e inicio da manhã. Talvez dia 27.

Aveiro

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 180 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à tarde e Quinta-feira à tarde. O maior risco de provocar estragos é na tarde de Quinta-feira. Sábado também há bastante vento.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à tarde e à noite. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde, Sábado durante a madrugada. Talvez dia 27.

Viseu

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 200 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à tarde é o pior momento. Na Quarta-feira à noite e no Sábado também há muito vento nas terras altas.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira ao fim da tarde e à noite. Quinta-feira durante todo o dia sendo pior à tarde, Sábado durante a madrugada. Talvez dia 27.

Guarda

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 150 mm nesse período. Pode chover praticamente todos os dias.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à noite e Quinta-feira ao fim da tarde e à noite.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à noite. Quinta-feira ao fim da tarde e à noite serão os piores momentos. Sexta-feira durante o dia e Sábado durante a madrugada chuva moderada persistente. Talvez dia 27 venha a chover intensamente.

Coimbra

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 150 mm nesse período. Pode chover quase todos os dias. Talvez haja menos chuva no Domingo e no dia 26.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à tarde risco moderado no litoral. Quinta-feira à tarde risco elevado, principalmente no litoral.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira ao fim da tarde e à noite. Quinta-feira à noite. Sexta-feira à noite ou Sábado durante a madrugada. Talvez dia 27.

Leiria

Chove muito até ao fim do ano, pode acumular mais de 100 mm nesse período. Pode chover quase todos os dias. Talvez haja menos chuva no Domingo e no dia 26.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à tarde o risco é moderado. Quinta-feira à tarde o risco é muito elevado.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira ao fim da tarde e à noite. Quinta-feira ao fim da tarde e à noite. Talvez dias 25 e 27.

Castelo Branco

Chove muito até ao próximo Sábado, pouco no Domingo e chuva fraca a partir de Segunda-feira. Até ao fim do ano pode acumular mais de 150 mm.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à tarde. No Sábado também há muito vento mas o risco é menor.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quinta-feira ao fim da tarde e à noite é o período com mais risco. Na Quarta-feira à noite e na madrugada de Sábado também pode chover intensamente.

Santarém

Chove bastante até ao fim do ano, pode acumular mais de 100 mm nesse período. Pode chover quase todos os dias. Há pouca chuva no Domingo e provavelmente nos dias 25 e 26.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à tarde o vento forte de Sudoeste pode provocar alguns estragos.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à noite é o momento de maior risco. Quinta-feira ao fim da tarde e à noite também chove intensamente.

Lisboa

Chove com regularidade até ao fim do ano, pode acumular mais de 70 mm nesse período. Até Sábado a chuva é frequente e intensa. Domingo e dias 25 e 26 chove pouco. Nos restantes dias a chuva é fraca a moderada.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à noite o vento é forte de Sul. Quinta-feira à tarde o vento é muito forte de Sudoeste e pode provocar estragos.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à noite. Quinta-feira ao fim da tarde e à noite.

Setúbal

Chove com regularidade até ao fim do ano, pode acumular mais de 80 mm. Até Sábado a chuva é frequente e intensa. Domingo e dias 25 e 26 chove pouco. Nos restantes dias a chuva é fraca a moderada.

Situações de maior risco com vento forte – Quarta-feira à noite o vento é forte de Sul. Quinta-feira à tarde o vento é muito forte de Sudoeste e pode provocar estragos.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quarta-feira à noite. Quinta-feira ao fim da tarde e à noite.

Portalegre

Chove bastante até ao fim do ano, pode acumular mais de 80 mm nesse período. Pode chover quase todos os dias. Talvez não haja chuva no Domingo e no dia 26.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à noite é quando há mais risco de provocar estragos. No Sábado também há bastante vento.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quinta-feira à noite é o período com chuva mais forte que pode provocar inundações localizadas. Até Sábado podem ocorrer aguaceiros momentaneamente fortes.

Évora

Chove bastante até Sábado. A partir de Domingo a chuva já será fraca. Até ao fim do ano pode acumular mais de 80 mm.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à noite é quando há mais risco de provocar estragos. No Sábado também há bastante vento.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quinta-feira à noite é o período com chuva mais forte que pode provocar inundações localizadas. Até Sábado podem ocorrer aguaceiros momentaneamente fortes.

Beja

Chove bastante até Sábado. A partir de Domingo a chuva já será fraca. Até ao fim do ano pode acumular mais de 80 mm.

Situações de maior risco com vento forte – Quinta-feira à noite é quando há mais risco de provocar estragos. Na madrugada de Sexta-feira também há algum vento.

Situações de maior risco com chuva intensa – Sexta-feira na madrugada e durante a manhã a chuva é muito intensa e pode provocar inundações localizadas.

Faro

Chove acima da média no Algarve até Sábado, a partir de Domingo a frequência da chuva já será menor. Pode acumular mais de 60 mm até ao fim do ano.

Situações de maior risco com vento forte – Entre Quinta-feira à tarde e a manhã de Sexta-feira o vento de Sul e Sudoeste é muito forte e pode provocar alguns estragos.

Situações de maior risco com chuva intensa – Quinta-feira e Sexta-feira a chuva é intensa e podem ocorrer alguns aguaceiros fortes que provoquem inundação em zonas sensíveis.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

A chuva regressa esta semana. Pouca neve.
Meteorologia em Janeiro 2020
Bom tempo até ao fim do ano. Temperaturas amenas.
acaba a seca, começam as inundações
Meteorologia Dezembro 2019
chuva até Domingo
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Natal
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum