Descida das temperaturas. Chuva intensa no Sábado.

O tempo continua dentro do normal para o Outono, agora com nova descida das temperaturas e chuva intensa no Sábado no Norte e Centro, sendo moderada no Sul a partir da tarde. A partir de Domingo as madrugadas são relativamente frias e podem ocorrer alguns aguaceiros esporádicos durante o dia.

Os aguaceiros podem ocorrer também na Segunda-feira e podem ser de neve ou granizo nas zonas mais altas da Serra da Estrela.

A partir de Terça-feira vai diminuindo a nebulosidade e a segunda metade da semana deve ser com muito sol e temperaturas amenas durante o dia. As madrugadas continuam relativamente frias e podem ter neblina ou nevoeiro nos vales mais húmidos.

Chuva intensa no Sábado

Sábado será o dia com mais precipitação e que merece uma descrição mais pormenorizada:

Na madrugada há chuva moderada no Minho e na parte Norte dos distritos do Porto e Vila Real. Chuva fraca ou chuvisco no litoral alentejano e algarvio.

Durante a manhã a chuva será intensa no Minho e Douro Litoral, moderada em Vila Real, Aveiro e Viseu e fraca em Coimbra, Leiria, norte do distrito de Bragança. Chuvisco no Alentejo e Algarve.

Durante a tarde a chuva estende-se a todo o território, sendo mais intensa nos Distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora. Continua a chover com frequência no Minho.

Durante a noite ocorrem alguns aguaceiros no Norte e Centro que ainda podem ser fortes no extremo Norte do distrito de Vila Real. Ainda pode chover no interior alentejano ao inicio da noite.

As temperaturas vão descendo ao longo da tarde e à noite já se nota algum frio.

Frio e aguaceiros a partir de Domingo

No Domingo as temperaturas são relativamente baixas, nota-se algum frio na madrugada. Podem ocorrer alguns aguaceiros dispersos e esporádicos que são mais prováveis no Norte e Centro.

Caso os aguaceiros cheguem a ocorrer na Serra da Estrela podem ser de neve acima dos 1800 metros, será pouca quantidade, apenas uma amostra.

Na Segunda-feira a situação meteorológica é muita parecida com a de Domingo, com temperaturas idênticas.

Os aguaceiros são mais prováveis à tarde e devem ser mais frequentes na região Centro. Podem ser de neve acima dos 1700 metros na Serra da Estrela.

Na Terça-feira continua o tempo fresco na madrugada, há alguns cúmulos durante a tarde e a probabilidade de precipitação é menor.

Muito Sol a partir de Quarta-feira

Entre Quarta-feira e Sexta-feira é provável que o céu fique pouco nublado ou limpo na maioria do tempo.

As temperaturas continuam baixas nas madrugadas e pode formar-se neblina ou nevoeiro nos vales mais húmidos.

Durante o dia as temperaturas tornam-se amenas com uma subida gradual devido às muitas horas com o sol a brilhar.

É provável que a nebulosidade regresse no fim de semana de 26 e 27 de Outubro e talvez com alguma chuva nos últimos dias do mês. Esta parte da previsão carece de confirmação pois ainda falta muito tempo.

A pouco e pouco lá vai caindo alguma chuva, é toda bem vinda para minorar os efeitos da seca. Com um pouco de sorte pode ser que o final do mês seja generoso com chuva nas regiões do Sul que são as mais necessitadas.

Foto de Manuel Ferreira


Um comentário

  1. Daniel Pinto diz:

    Obrigado por nos manter sempre muito bem informados, Sr. Vítor.
    Um abraço

Leave a Reply

Outras publicações:

Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum