Tempo fresco e alguma chuva durante a semana

A meteorologia vai mudar, a partir de Domingo vamos ter tempo fresco e alguma chuva durante a próxima semana. Este calor próprio do Verão que temos tido em pleno Outono, tem finalmente os dias contados. Ainda não será a chuva que faz falta para acabar com a seca, mas será uma ajuda para minorar problemas.

Tempo fresco a partir de Domingo

No Sábado já há algumas nuvens mas as temperaturas ainda são elevadas para a época e a precipitação não terá significado.

A partir de Domingo a descida das temperaturas é acentuada e vão situar-se em valores normais de Outono com mínimas abaixo dos 10 ºC e muitas máximas abaixo dos 20 ºC.

Os dias mais frescos vão ser a Segunda-feira e a Terça-feira, depois as temperaturas sobem ligeiramente mas continua tempo relativamente fresco durante toda a semana.

As madrugadas de Terça-feira e Quarta-feira serão as mais frescas, particularmente nas regiões do interior Norte.

Finalmente alguma chuva

A chuva vai finalmente aparecer com alguma regularidade, será mais intensa e frequente no Norte e Centro e no litoral Oeste do que no interior Sul.

Vai chover pouco nas regiões mais necessitadas, Alentejo e Algarve, mas ainda assim é melhor do que nada. No Minho chove com bastante intensidade como é habitual.

Nas restantes regiões a chuva é moderada e vai ajudar a que não se agravem os problemas da seca.

Os dias em que está prevista a chuva são:
Domingo no litoral Oeste durante o dia e interior Norte ao anoitecer.
Segunda-feira em todo o território, com maior intensidade no Norte e Centro.
Quarta-feira no Norte e Centro durante o dia e talvez no Sul à noite.

Nos outros dias não chove ou há apenas alguns aguaceiros quase insignificantes.

Neve na Serra da Estrela?

Apesar de a maior parte da precipitação ser chuva mesmo nas montanhas mais altas, é possível que na Segunda-feira à tarde se reúnam as condições para cair a primeira neve deste Outono na Serra da Estrela.

Será apenas nas zonas mais altas acima dos 1800 metros e ainda depende muito da quantidade de precipitação que ocorre após a chegada do ar frio.

Em principio a quantidade será reduzida, ainda é relativamente cedo para definir alguns pormenores. Pode depois ver a evolução das previsões especificas para a Serra da Estrela – Torre

Tempo de Outono vem para ficar

Já chega de calor neste Outono. As temperaturas mais consentâneas com a época são bem vindas. Em principio vêm para ficar, mas como é normal ainda teremos alguns dias com temperaturas relativamente altas a alternar com outros mais frescos.

A chuva não é muita mas já vai aparecer com mais regularidade na segunda quinzena de Outubro. Como faz cá falta devemos apelidar os dias de chuva como dias de bom tempo.

Bom tempo é aquele que vem quando faz falta à maioria das pessoas. Nem sempre o sol e o calor se podem apelidar de bom tempo.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum