Furacão Lorenzo nos Açores vai fazer estragos

O Furacão Lorenzo vai atingir os Açores na noite de Terça-feira e durante a madrugada e manhã de Quarta-feira, dia 2 de Outubro. Não é mais um furacão daqueles em que se fala muito e depois não acontece nada de especial, este parece ser mais a sério do que os dos últimos anos.

O grupo Ocidental – ilhas do Corvo e Flores serão as mais afectadas pois o núcleo vai passar bem perto. Mesmo que haja alguma alteração na rota prevista, estas ilhas serão sempre atingidas com bastante violência.

O pessoal do grupo Ocidental dos Açores costuma dizer que come rajadas de vento de 100 km/h ao pequeno almoço, pois estão habituados a muito vento. Desta vez podem ser um bocado indigestas pois vão andar perto dos 200 km/h

O grupo Central – ilhas do Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira também vão ser afectadas por ventos muito acima dos 100 km/h e por ondulação muito forte. No caso deste grupo ainda pode haver a esperança que uma passagem do furacão mais a Oeste venha a minorar os estragos.

A confirmar-se a actual previsão o Faial, o Pico e S. Jorge teriam estragos significativos. A Graciosa e a Terceira sofreriam menos mas ainda são atingidas com violência.

No grupo Oriental – ilhas de S. Miguel e Santa Maria haverá muito vento mas não devem ocorrer estragos significativos pois ficam relativamente longe do núcleo do furacão Lorenzo. Será uma noite de vento como muitas outras.

Caso haja uma alteração da rota para Leste pode vir a atingir o grupo Oriental. Isso é pouco provável e se acontecesse seria catastrófico para o grupo Central.

Pouca chuva. Muito vento e ondulação forte.

Esta tempestade terá relativamente pouca chuva a atingir as ilhas, a precipitação mais forte vai ocorrer no mar a Noroeste do grupo Ocidental.

O problema maior vai ser mesmo a intensidade do vento, com intensidade de 100 km/h durante algumas horas e muitas rajadas entre os 150 e os 200 km/h.

Com tanto vento o mar ficará perigosíssimo com ondulação completamente fora do vulgar. Andar no mar ou voar de avião é para esquecer entre as 0 horas e as 10 horas de Quarta-feira.

Horário previsto

Os principais efeitos desta tempestade vão fazer-se sentir entre as 22 horas de Terça-feira dia 1 de Outubro e as 15 horas de Quarta-feira dia 2 de Outubro.

As horas mais criticas devem ser entre as 3 da madrugada e as 9 horas da manhã de Quarta-feira.

Se ainda ocorrer alguma alteração significativa desta previsão, acrescentarei aqui uma actualização durante o dia de Terça-feira.

Pode haver danos materiais mas se todos se cuidarem devidamente não haverá perda de vidas humanas. Costumam acontecer em furacões desta intensidade. Cuidem-se que desta vez a coisa é séria.

Para o Continente e para a Madeira não se prevêem quaisquer efeitos deste furacão. Deve seguir viagem para a Irlanda e para a Islândia onde vai perdendo força.

Foto antiga da ilha do Pico por Pedro Patrício


Leave a Reply

Outras publicações:

Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum