Muito sol até Domingo

Muito Sol e temperaturas agradáveis até Domingo

Esta semana vamos ter muito sol e temperaturas diurnas agradáveis em todo o território continental. No litoral Oeste pode haver neblina matinal que tende a dissipar ao longo do dia. Tempo estável até Domingo.

Este sossego em termos meteorológicos pode não durar muito para além do final do mês de Setembro. Nos primeiros dias de Outubro está previsto um furacão no Atlântico que pode atingir o arquipélago dos Açores e influenciar algumas mudanças no Continente.

Fresco na madrugada, agradável de dia

Esta semana as temperaturas são agradáveis e dentro do normal para esta época do ano. Não há alterações significativas de dia para dia, apenas uma ligeira subida que ocorre de forma gradual.

As madrugadas são relativamente frescas com temperaturas mínimas a rondar os 10 ºC em muitas regiões do interior e a não passar dos 15 ºC mesmo no litoral.

Durante o dia o sol faz com que as temperaturas subam de forma significativa. As máximas vão andar entre os 25 ºC e os 30 ªC na maioria das regiões. Apenas nas zonas do litoral em que a neblina persistir durante o dia serão abaixo dos 25 ºC.

Como é habitual as temperaturas são mais elevadas nas regiões do Sul do que nas do Norte. No Ribatejo e Alentejo podemos mesmo falar em algum calor.

Poucas nuvens até Domingo

A nebulosidade vai ser pouca até Domingo e pode aumentar ligeiramente na próxima semana. Muito sol em todo o território que por vezes pode ser filtrado por algumas nuvens altas.

O arrefecimento nocturno favorece a formação de neblina ou nevoeiro na madrugada junto ao litoral e nos vales do interior. Essa neblina tende a dissipar durante a manhã na maioria dos locais.

Junto ao mar, no litoral Oeste pode haver zonas em que a neblina persista em parte do dia.

Não se prevê precipitação em todo o território até Domingo. Talvez possa ocorrer chuva fraca no Minho a partir de Segunda-feira da próxima semana.

Furacão no Atlântico atinge os Açores?

As actuais previsões meteorológicas para os primeiros dias de Outubro apontam para a possibilidade de um potente furacão vaguear pelo Atlântico.

Para já apontam para a possibilidade de vir a atingir os Açores com uma força suficiente para provocar muitos estragos.

Ainda é muito cedo e a rota pode vir a sofrer alterações que o levem a não atingir as ilhas com a intensidade actualmente prevista.

É uma situação que requer muita atenção e deve ser acompanhada diariamente. Espero bem que não se confirmem as actuais previsões pois são mesmo preocupantes.

Falta uma semana e se por um lado é um prazo aceitável para que se verifiquem, também é um prazo que permite alterações significativas no cenário previsto. Como o cenário é mau, seria bom que as previsões mudassem radicalmente. Aguardemos atentos à evolução.

Previsão actualizada para o furacão Lorenzo nos Açores, clique aqui.

Tudo tranquilo até Domingo é praticamente certo, logo veremos o que nos traz Outubro.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Meteorologia Dezembro 2019
chuva até Domingo
Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Natal
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum