O Outono está a chegar. Aumenta a nebulosidade.

O tempo vai mudar de aspecto a partir do fim de semana. Continua algum calor mas aparecem muitas nuvens que podem mesmo dar origem a aguaceiros esporádicos. O Outono está a chegar e o aumento da nebulosidade vai ser o primeiro sinal.

As temperaturas descem ligeiramente a partir de Domingo mas continuam com valores elevados e próprios do Verão. A descida mais acentuada só se deve verificar quando entrar mesmo o Outono.

Continua risco elevado de incêndio

Apesar da mudança no aspecto do céu, no essencial as coisas mudam pouco. As temperaturas continuam elevadas, o vento continua de componente Leste e a chuva será pouca e muito dispersa. Tudo isto faz com que o risco de incêndio continue a ser elevado.

O aumento da nebulosidade até pode ser um problema, pois alguns cúmulos podem vir a ter desenvolvimento vertical e dar origem a nuvens de trovoada. Todos sabemos que o risco de trovoada agrava o risco de incêndio.

A precipitação prevista parece pouca e não será suficiente para baixar muito o risco. As coisas melhoram ligeiramente mas convêm manter todos os cuidados para evitar novos incêndios.

Alguns aguaceiros tipo trovoada

O aumento da nebulosidade verifica-se maioritariamente através de cúmulos que alguns dias podem vir a ter desenvolvimento vertical dando origem a nuvens de trovoada.

A precipitação que vier a ocorrer será através de aguaceiros dispersos e esporádicos. O mais provável é que nem ocorra precipitação na maioria das localidades, mas pode haver locais em que sejam acompanhados de trovoada de curta duração.

Os aguaceiros são mais prováveis nos seguintes dias e regiões:
Sábado, dia 14 – no interior junto à fronteira Leste com Espanha e muito esporádicos nas regiões do Sul.

Domingo, dia 15 – no interior Norte e Centro, particularmente em Trás os Montes e Beira Alta.

Segunda-feira, dia 16 – Esporadicamente no Minho e fronteira Norte com Espanha.

Terça-feira, dia 17 – Muito dispersos a Norte do rio Douro, mais prováveis ao fim da tarde.

Relembro que a quantidade global de chuva vai ser pouca e não resolve nenhum problema relacionado com a seca, no entanto pode haver alguma trovoada forte de forma isolada em locais impossíveis de prever com muita antecedência.

Quando houver alguma previsão mais precisa actualizarei a página de Previsão Geral do Tempo

Mais fresco no final de Setembro

Com as reservas inerentes a uma previsão a mais de 8 dias, tudo aponta para que a última semana de Setembro seja com tempo mais fresco e alguma chuva mais consistente.

Esta também é a época dos furacões no Atlântico. Se algum se aproximar das nossas ilhas ou mesmo do Continente cá estaremos para dar os pormenores na hora certa.

Para já continuamos com tempo de Verão que vai ficar com um aspecto mais outonal mas sem grande consistência.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum