Meteorologia em Setembro

Meteorologia em Setembro com calor e tempo seco

Tudo indica que a Meteorologia em Setembro vai trazer tempo seco e bastante calor, temperaturas ligeiramente acima da média para esta época do ano. A falta de chuva vai agravar a situação de seca, pelo menos na primeira quinzena não se prevê precipitação.

Para a segunda quinzena, já sabemos que a fiabilidade das previsões torna-se baixa, portanto tudo se pode alterar apesar de a tendência ser para a continuação do tempo seco e estável.

Bom tempo nas praias

O calor moderado vai chegar às praias, não é novidade no Algarve pois já é habitual, mas no Litoral Oeste haverá mais calor do que é costume.

Alguns dias com ventos de componente Leste levam o calor do interior até ao litoral Oeste, pelo menos nas zonas em que não se formar a habitual neblina matinal.

Podemos dizer que o tempo nas praias pode ser muito bom na primeira quinzena de Setembro, talvez melhor do que foi na primeira de Agosto, pelo menos no litoral Oeste.

O vento também vai ser mais fraco do que é habitual e a água do mar vai ter temperaturas bem agradáveis.

Aumenta o risco de incêndio

A floresta e os matos estão cada vez mais secos, a continuação do tempo quente vai agravar o risco de incêndio, particularmente nas regiões mais quentes do interior.

Os dias com vento de componente Leste que aí vêm também agravam o risco, passando também a ser elevado em regiões do litoral.

Os ventos de Leste têm uma particularidade que agrava o risco de incêndio, para além de transportarem ar quente e seco, são mais fortes durante a noite do que durante o dia. Isso impede o controlo dos eventuais incêndios durante a noite quando teoricamente seria mais fácil.

Há que evitar incêndios grandes a todo o custo pois durante as noites podem continuar a crescer.

Noites mais frescas, dias quentes

As noites são cada vez mais longas o que faz com que as temperaturas mínimas já desçam mais do que no mês passado. Durante o dia as temperaturas sobem significativamente devido à ausência de nuvens.

Esse tempo mais fresco à noite não anula o referido risco de incêndio pois o ar é seco e o vento moderado.

Custa a dizer que a Meteorologia em Setembro traz bom tempo, pois nem sempre sol e calor se pode considerar bom tempo.

Bom tempo é o que vem quando faz mais falta. Se viesse uma chuvinha em Setembro é que era bom tempo, evitava incêndios e engrossava as castanhas. Podia ficar calor ao fim de semana para o pessoal ir até às praias.

Tudo indica que não há chuva para ninguém. O chamado bom tempo de Verão vai continuar mais algumas semanas.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum