Meteorologia em Agosto

Meteorologia em Agosto com temperaturas amenas

A Meteorologia em Agosto vai ter tempo normal de Verão com temperaturas amenas e menos calor do que é habitual. Nas regiões do interior ainda se pode sentir algum calor mas sem grandes exageros, as temperaturas máximas só chegam ou ultrapassam os 35 ºC em alguns locais mais quentes do Alentejo e do vale do Douro.

Isto na primeira quinzena de Agosto pois para a segunda quinzena ainda é cedo para nos fiarmos em previsões. As temperaturas mínimas são relativamente baixas para a época devido ao facto de o vento predominar de Noroeste e transportar ar marítimo mais fresco.

Bom tempo no Algarve

O que dá boa fama ao Algarve é o facto de ser imune a estes períodos de tempo mais fresco no Verão. As temperaturas na região algarvia vão ser bem agradáveis, quer de noite quer de dia.

Não há calor exagerado mas as temperaturas são suficientemente agradáveis para permitir bons dias de praia. As noites não são muito quentes mas com mínimas a rondar os 20 ºC ainda são agradáveis.

O céu estará de uma forma geral pouco nublado ou limpo e não se prevê precipitação durante um largo período.

O vento vai soprar moderado de Noroeste ao final das tardes e no inicio das noites, podendo chegar a ser forte em algumas tardes. Será o factor menos agradável do tempo na primeira quinzena de Agosto no Algarve.

Neblina matinal e temperaturas amenas no litoral Oeste

No litoral Oeste o tempo vai ser com temperaturas amenas na maioria dos dias. Não haverá dias com muito calor pois o vento é sempre de Norte ou Noroeste. O calor elevado só chega à costa Oeste em dias de vento Leste, por agora parece que não vamos ter nenhum.

As madrugadas e o inicio das manhãs serão com neblina na orla costeira, que dissipa durante o dia, umas vezes mais cedo e outras mais tarde. Os dias que dissipa mais cedo são os de vento mais intenso.

O vento é de Noroeste e sopra moderado e por vezes forte durante as tardes. Será fraco a moderado durante as manhãs.

Calor moderado no interior

A Meteorologia em Agosto indica calor moderado para as regiões do interior com máximas entre os 30 ºC e os 35 ºC nas zonas mais quentes do Alentejo, Beira Baixa e Trás os Montes.

As madrugadas começam a ser relativamente frescas devido ao facto de as noites já serem mais longas e ao vento de componente Noroeste transportar ar fresco do Atlântico Norte.

Apesar de as temperaturas não serem demasiado elevadas o risco de incêndio continua a ser alto pois o vento moderado em algumas tardes agrava muito o risco de propagação.

Vou ter um pequeno período de férias em Agosto que vai fazer com que o ritmo de actualização de algumas previsões seja menor do que é habitualmente. Continuarei a actualizar o site mas com menor frequência.

Boas férias para todos os seguidores, aproveitem os dias bons para passear e descansar.

Foto na Serra da Estrela por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Meteorologia até ao fim de Agosto
Tempo fresco no fim de semana
Meteorologia em Agosto
Tempo fresco
Temperaturas elevadas
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Cinema
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum