Tempo de Verão continua dentro do normal

Nesta parte final de Julho o tempo de Verão deve continuar dentro do normal para esta época do ano. Bastante calor nas regiões do interior e temperaturas amenas na faixa costeira Oeste. No Algarve as temperaturas são mais elevadas do que no litoral Oeste.

O céu vai ter poucas nuvens até Segunda-feira, podendo aumentar a nebulosidade durante a próxima semana. Mesmo assim a chuva continua a ser pouco provável.

Bom tempo de Verão nas praias do Algarve

Nesta época em que está muita gente de férias é importante ter uma ideia de como vai estar o tempo nas praias.

No Algarve as temperaturas do ar e da água do mar vão subir e ficam bem agradáveis nos próximos dias. Não há calor exagerado na faixa costeira mas no interior algarvio as temperaturas vão ser bem elevadas.

Digamos que no Algarve o tempo de Verão vai ser dentro do que aquela região já nos habituou. Muito sol e temperaturas agradáveis para passar os dias nas praias. O vento também vai ser geralmente fraco e não incomoda.

Na costa Oeste as temperaturas vão ser mais baixas, relativamente amenas, as neblinas matinais vão ser frequentes, o vento Noroeste sopra moderado de Noroeste durante as tardes.

Digamos que também é o tempo habitual para o litoral Oeste. As temperaturas elevadas só lá chegam em dias de vento Leste. Como não se prevê essa direcção de vento para os próximos dias, vão continuar as temperaturas amenas.

Bastante calor no interior

Nas regiões mais afastadas do mar as temperaturas vão ser bem mais elevadas. As máximas vão ultrapassar os 35 ºC no interior alentejano e no vale do Douro. A região de Trás os Montes vai ter temperaturas muito idênticas às do Alentejo.

As zonas mais quentes vão ser junto à fronteira Leste com a Espanha. Trata-se de calor normal para a época e as máximas raramente chegarão aos 40 ºC.

As noites continuam relativamente amenas. As noites muito quentes só de verificam com ventos de componente Leste ou Sul, como o vento é de Norte e Noroeste tornam-se bastante amenas.

O risco de incêndio vai aumentando, pois a floresta vai ficando cada vez mais seca. As noites relativamente amenas e com alguma orvalhada são um factor positivo para evitar grandes incêndios.

Era bom que este tempo de Verão continuasse sem fenómenos extremos durante mais tempo. Este calor chega perfeitamente pois os grandes incêndios são uma calamidade a evitar.

A meio da próxima semana até se prevê uma descida significativa das temperaturas. Se viesse com uma chuvinha é que era bom, mas parece pouco provável.

Eu sei que isto está ao contrário. O pessoal das praias quer mais calor e o pessoal do interior quer tempo mais fresco. Isso no Verão é tão difícil como ter o sol na eira e a chuva no nabal.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Meteorologia até ao fim de Agosto
Tempo fresco no fim de semana
Meteorologia em Agosto
Tempo fresco
Temperaturas elevadas
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Cinema
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum