trovoada na Segunda-feira

Atenção à trovoada na Segunda-feira

A trovoada na Segunda-feira pode ser forte no interior Norte e Centro, particularmente nos distritos da Guarda e de Bragança. A partir da tarde os distritos de Viseu e Vila Real também podem ter aguaceiros dispersos, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. O calor exagerado vai aparecer a partir de Quarta-feira.

As temperaturas máximas vão situar-se entre os 35 ºC e os 40 ºC na Quinta-feira e na Sexta-feira que vão ser, muito provavelmente os dias mais quentes deste ano, até agora.

Trovoada na Segunda-feira

Na Segunda-feira há condições para a formação de cumulonimbos, que são nuvens de desenvolvimento vertical, que dão origem a aguaceiros acompanhados de trovoada nas regiões do Norte e Centro.

Devido à sua formação rápida e desordenada é sempre muito difícil prever os locais onde vão descarregar os aguaceiros, sabemos apenas as regiões onde isso é mais provável. Os distritos da Guarda e Bragança, particularmente os concelhos que fazem fronteira com Espanha, devem ser a zona que vai ser atingida por aguaceiros mais fortes e trovoada na Segunda-feira.

Nos distritos de Viseu e Vila Real a probabilidade de ocorrerem trovoadas fortes com aguaceiros dispersos também é bastante elevada. No Minho ainda podem ocorrer alguns aguaceiros neste Domingo e podem repetir-se de forma dispersa e com alguma trovoada na Segunda-feira.

Nas regiões do Sul são pouco prováveis, mas não quer dizer que não possa ocorrer um ou outro aguaceiro. Parecem mais prováveis na Sexta-feira, mas como ainda falta muito tempo carece de confirmação.

Muito calor a partir de Quarta-feira

Andávamos tão sossegados no que diz respeito a calor e incêndios e eis que de repente tudo vai mudar. A partir de Quarta-feira as temperaturas vão subir de forma acentuada e vamos ter 3 dias com calor exagerado com máximas bem acima dos 35 ºC.

A partir de Quinta-feira teremos as primeiras noites quentes deste ano com algum vento seco de componente Leste. Esse calor pode chegar às regiões do litoral, ficando apenas mais fresco nas zonas de praia e orla costeira Oeste.

Claro que estas condições agravam muito o risco de incêndio, mas se toda a gente tiver cuidado e se os eventuais focos forem atacados rapidamente, não se deve passar nada de especial.

Uma coisa é certa, não se pode deixar tomar grandes proporções a nenhum incêndio pois com estas condições meteorológicas torna-se depois muito difícil de extinguir.

Tenham muita atenção às eventuais trovoadas na Segunda-feira, pois podem ser mais fortes do que o habitual. Não atravessem linhas de água na hora da enxurrada e acautelem alguns bens com antecedência em zonas de risco.

Pode consultar previsões mais detalhadas para o distrito em Tempo Guarda

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Temperaturas elevadas
trovoada na Segunda-feira
Meteorologia em Julho
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- cinema
.

Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum