Meteorologia em Julho

Meteorologia em Julho, ora amena ora quente

A Meteorologia em Julho vai ficar marcada por mudanças das temperaturas frequentes. Ora há temperaturas amenas, ora sobem acentuadamente e há muito calor. Vai ser mais o menos uma semana sim outra não com calor.

Até Segunda-feira as temperaturas vão estar ligeiramente abaixo da média para a época e vai haver mais momentos com sol do que com nuvens. A subida das temperaturas deve acentuar-se a partir de Terça-feira.

Trovoada no Norte na Segunda-feira?

Na tarde de Domingo podem formar-se alguns cúmulos com desenvolvimento vertical dispersos, mas não devem chegar a dar origem a trovoada.

Já na Segunda-feira os cúmulos vão ser mais frequentes e podem dar origem a alguns aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada. São mais prováveis no Norte e Centro e pouco prováveis no Sul.

As regiões onde podem ser mais intensos são a Beira Alta e Trás os Montes. Como é habitual com tempo de trovoada há locais onde não chove nada e outros em que pode chover intensamente em períodos curtos. Nunca se consegue prever com precisão antecipada quais são esses locais, apenas a região mais provável.

Calor a partir de Terça-feira

Entre Terça-feira e Sexta-feira prevê-se uma subida acentuada das temperaturas com as máximas a ultrapassar os 35 ºC em vastas regiões.

É prematuro para estar a dar valores das temperaturas mais concretos pois os modelos matemáticos tendem a exagerar em previsões a mais de 5 dias. Ficamos apenas com a noção que a próxima semana pode ser a mais quente deste ano, até agora.

A Meteorologia em Julho costuma ser fértil em calor, este ano vai alternar com alguns dias amenos ou atá frescos. A fazer fé nas previsões actuais, depois do dia 13 voltamos a ter alguns dias mais frescos.

Tempo nas praias

Como já há muita gente em férias, vou dar uma breve informação do tempo nas praias. Vai estar bom no Algarve e razoável na Costa Oeste.

Como é costume o Algarve tem quase sempre temperaturas agradáveis, nem fica fresco quando as temperaturas no geral descem, nem fica demasiado calor quando sobem muito. É isso que vai acontecer neste mês. Mais calor na próxima semana e temperaturas agradáveis nos restantes períodos.

Na Costa Oeste as temperaturas vão ser amenas e a neblina matinal vai ser frequente. Calor a sério só com vento Leste que só está previsto 2 dias a partir de Quarta-feira. O vento vai ser mais fraco do que é costume e incomoda pouco.

É o dilema do litoral Oeste em Julho, ou há neblina ou sopra muito vento. Vai estar mais para o lado da neblina.

Mais tarde podem consultar a página de Tempo nas Praias que actualizarei durante o inicio da semana.

Risco de Incêndio

O risco de Incêndio vai ser mais elevado entre Quarta-feira e Sexta-feira devido ao calor e a algum vento de Leste ou Nordeste. Nos outros dias a neblina ou orvalhada matinal ajuda a que o risco seja menor.

Muita atenção à segunda metade da próxima semana que vai ser o período de maior risco.

Em resumo a Meteorologia em Julho não traz nada de extraordinário e será um mês muito dentro do normal, talvez a média final da temperatura até acabe por ser abaixo da média. Não faltam alguns dias muito quentes pelo meio.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Chuva no Sábado
Meteorologia em Setembro
Meteorologia até ao fim de Agosto
Tempo fresco no fim de semana
Meteorologia em Agosto
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Cinema
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum