Calor no interior, fresco no litoral

Neste fim de semana e nos primeiros dias de Julho vamos ter bastante calor no interior e temperaturas relativamente amenas no litoral. Nas praias da Costa Oeste pode mesmo haver tempo fresco durante a próxima semana.

O céu vai estar pouco nublado ou limpo durante vários dias seguidos e não se prevê precipitação. No entanto, a neblina matinal em todo o litoral Oeste pode vir a ser frequente e pode persistir em parte do dia durante a próxima semana

Calor no interior no fim de semana

As temperaturas sobem de forma acentuada na Sexta-feira e no fim de semana teremos temperaturas máximas acima dos 30 ºC em todo o interior, podendo passar aos 35 ºC nas zonas mais a Leste, junto à fronteira com Espanha. Isto é, calor normal de Verão nas zonas que estão mais habituadas a temperaturas elevadas.

As mínimas também sobem mas ficam abaixo dos 20 ºC, portanto não podemos falar em noites quentes. São noites amenas, convidativas ao passeio, que requerem um ligeiro agasalho nas zonas mais frescas.

Os dias mais quentes devem ser no fim de semana. Durante a próxima semana as temperaturas descem ligeiramente, ficam agradáveis com algum calor no interior e relativamente frescas no litoral Oeste.

Temperaturas amenas no litoral

Em todas as regiões do litoral, incluindo o litoral algarvio as temperaturas máximas não vão chegar aos 30 ºC. No fim de semana também sobem e são agradáveis, mas o calor aguenta-se bem. Em algumas praias da Costa Oeste pode mesmo estar tempo fresco.

Durante a próxima semana é provável que se formem as habituais neblinas na madrugada que podem persistir durante parte do dia. Nas zonas e nos dias em que isso acontecer as temperaturas diurnas também são relativamente frescas.

Como o vento é relativamente fraco e só sopra moderado em algumas tardes, não se nota muito o tempo fresco.

Neblina ou nevoeiro matinal

A partir de Segunda-feira e durante toda a próxima semana há condições para a formação de neblina ou nevoeiro na madrugada que pode persistir durante muitas manhãs.

Este fenómeno vai ser frequente em todo o litoral Oeste e no Alentejo. Caso se confirme podemos vir a ter alguns dias mais quentes no Distrito de Bragança do que no Alentejo.

Pode não ser agradável para quem vai de férias pois tem menos horas de sol nas praias, mas em compensação tem menos vento do que quando há muito sol.

Devido ao calor no interior aumenta o risco de incêndio, embora não me pareça extremo, convêm redobrar os cuidados para evitar que tomem grandes proporções.

Para quem vai de férias para as praias vai estar melhor no Algarve do que na Costa Oeste, já é habitual ser assim. Podem consultar as previsões de Tempo em Faro ou Tempo em Aveiro

Foto da praia fluvial de Loriga por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Chuva no Sábado
Meteorologia em Setembro
Meteorologia até ao fim de Agosto
Tempo fresco no fim de semana
Meteorologia em Agosto
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Cinema
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum