Meteorologia para o S. João com alguma chuva

A Meteorologia para o S. João indica alguma chuva no Domingo que deve parar à noite para não estragar a festa popular, pelo menos no Porto e em Braga. Nas regiões do interior Norte e Centro podem ocorrer alguns aguaceiros à noite, mas são tão esporádicos que também não devem estragar a vida aos foliantes.

Temperaturas agradáveis

As temperaturas vão ter uma subida ligeira e ficam agradáveis no S. João e durante a próxima semana. A subida é mais significativa no interior, junto à fronteira Leste com a Espanha, só aí as máximas vão ultrapassar os 30 ºC.

Nas regiões do litoral Oeste as temperaturas sobem ligeiramente mas continuam amenas. Parece que os alarmistas, que há um mês anunciavam um Junho com vagas de calor e 43 ºC, se enganaram rotundamente. Tivemos um Junho com temperaturas abaixo da média e só agora no final teremos mais de 30 ºC e apenas no interior.

Esta próxima semana vai haver uma vaga de calor na Espanha, França e Alemanha. Nem sei se dura tempo suficiente para lhe chamar vaga, mas as temperaturas vão ser muito elevadas e muito acima do habitual. Em Portugal esse calor exagerado não se vai fazer sentir, apenas calor moderado junto à fronteira.

Chuva no Domingo

No fim de semana temos a passagem de uma superfície frontal que pode originar precipitação. Apesar de ser uma situação propicia a mudanças de última hora, vou tentar dar uma ideia de onde e quando chove mais.

Sábado à noite pode começar a chover no Minho.

Domingo chove bem na madrugada no Minho e em todo o litoral Oeste. No inicio da manhã chove a norte do Tejo, com alguma intensidade nos distritos de Leiria, Coimbra, Viseu e Vila Real.
Durante a tarde a chuva é mais fraca sendo mais provável em Trás os Montes e na Beira Alta.

Na noite de S. João a chuva deve parar. Neste momento só há previsões de chuva fraca para o extremo Nordeste do Distrito de Bragança. Como se trata de uma situação meteorológica que pode alterar facilmente, actualizarei esta informação se houver mudança significativa.

Meteorologia para o S. João , durante o dia de Segunda-feira há muitas nuvens, chuva fraca mas persistente no interior Norte e Centro que deve ser mais intensa e frequente durante a manhã.
Durante a tarde ainda pode continuar a chover nos distritos de Bragança e da Guarda. Em principio à noite já não deve ocorrer precipitação.

Mais quente durante a semana

A partir de Terça-feira há menos nuvens e as temperaturas vão subir de formal gradual ao longo da semana. Não se prevê precipitação com significado.

No inicio da semana o calor só se nota no Alentejo mas a partir de Quarta-feira já se deve notar no interior Norte e Centro.

Teremos calor dentro do normal para a época, sem os exageros que vão acontecer em Espanha e França. Aparentemente ainda não se instala definitivamente o calor, talvez ainda venham mais alguns dias com tempo fresco.

Pode consultar outras previsões especificas: Tempo Porto, Tempo Braga, Tempo Lisboa.

Foto de Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

Muita chuva na Sexta-feira
Neve na Quinta-feira na Serra da Estrela
Meteorologia Novembro 2019
muita chuva no fim de semana prolongado
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie- Guarda- Halloween
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum