Meteorologia no Santo António

Meteorologia no Santo António sol e tempo fresco

Esta semana há poucas alterações no estado do tempo, a meteorologia no Santo António indica céu pouco nublado e temperaturas amenas, ligeiramente abaixo da média para esta época do ano. Podemos mesmo falar em tempo fresco, pois apenas no Alentejo as temperaturas máximas ultrapassam os 25 ºC e nas regiões do Norte mal chegam aos 20 ºC.

As noites vão ser frescas durante toda a semana. As temperaturas mínimas vão variar entre os 5 ºC e os 10 ºC nas regiões do interior Norte e Centro e entre os 10 ºC e os 15 ºC no litoral e nas regiões do Sul.

As tão anunciadas ondas de calor continuam felizmente longe. Estas temperaturas amenas não fazem mal a ninguém, talvez apenas aos vendedores de cerveja e gelados. Melhor assim do que com calor exagerado e incêndios.

Muito sol toda a semana

Esta semana o céu vai estar quase sempre pouco nublado ou limpo. No litoral pode haver alguma neblina em algumas madrugadas, particularmente a partir de Quinta-feira. Podem aparecer algumas nuvens altas a filtrar o sol mas de uma forma geral o sol brilha na maioria das regiões durante toda a semana.

A chuva vai ser pouca ou nenhuma, pode ocorrer algum chuvisco fraco nas zonas do litoral com mais neblina, mas não terá grande significado. O tempo seco está para durar.

Se há muito sol, poucas nuvens e não chove, porque será que as temperaturas são baixas?
O culpado é o vento fresco que vem de Norte.

Algum vento de Norte

O vento de componente Norte e Noroeste transporta ar fresco e faz com que as temperaturas não subam para os valores normais para a época. Nem é particularmente forte, fica-se pelo moderado no litoral e pelo fraco a moderado no interior.

Na Terça-feira à tarde será o período com mais vento. No litoral Oeste o vento de Norte pode chegar a ser forte durante algumas horas. Nos outros dias também sopra com mais intensidade à tarde, mas é apenas moderado.

A partir de Quinta-feira roda mais para componente Oeste e transporta ar mais húmido, o que dá origem à formação de neblina matinal no litoral e alguns cúmulos no interior. Será fraco de manhã e moderado à tarde.

Calor na 2.ª quinzena?

Como tinha afirmado no artigo anterior é provável que o calor apareça na segunda quinzena de Junho. No entanto, parece calor normal para a época.

O melhor é levarmos as previsões a sério apenas semana a semana. Para além disso fica apenas uma ligeira tendência do que pode vir a acontecer, que nem sempre se confirma.

Para já sabemos que a meteorologia no Santo António traz sol e tempo fresco. Talvez venha mais calor para o S. João, mas ainda não é nada certo.

Certa é a diversão nos santos populares, se for com bom tempo é um bocadinho mais divertido.

Foto de Sandomil por Manuel Ferreira


Leave a Reply

Outras publicações:

como se forma a trovoada
Bastante calor até ao fim do mês de Maio
tempo de Primavera
meteorologia Maio 2020
Calor no fim de semana
Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Guarda-Lojas abertas
.

Vítor Baía ©2020 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum