temperaturas amenas

Temperaturas amenas, muito sol e algum vento

Nos próximos dias o tempo vai ter poucas alterações. Teremos temperaturas amenas e dentro do normal para a época de fim de Primavera. O Sol brilha todos os dias e o vento pode incomodar, pelo menos no litoral, por ser moderado de Norte. A chuva continua ausente.

Verão quente ou fresco?

A minha resposta é: não sei. Ninguém que perceba um bocadinho de meteorologia pode acreditar em previsões a mais de 10 dias. Em alguns casos ainda se aproveita alguma coisa até aos 15 dias, mas a fiabilidade a partir do 5º dia já começa a ser relativamente baixa.

Todos os que se aventuram a mandar palpites a mais de 15 dias apenas procuram ir de encontro à curiosidade das pessoas, mas se forem intelectualmente honestos sabem que estão a fazer um exercício com pouco de cientifico e muito de treta adivinhatória.

Se as previsões a 15 dias fossem fiáveis, acreditem que eu já tinha feito uma empresa de previsões para casamentos e já estava rico.

Claro que quando falamos em previsões a vários meses entramos no campo da bruxaria. Há bruxos que às vezes acertam nas coisas e até enriquecem, mas são apenas bruxos e não têm nada de cientistas.

Estas noticias sensacionalistas aparecem porque dão dinheiro em publicidade por terem muitas audiências. O tempo em que a verdade contava para quem divulgava as noticias já lá vai. Agora o que interessa é sangue, catástrofes ou polémicas para dar audiências. A verdade é coisa de meia dúzia de tontos.

Previsões para os próximos dias

Se acertar nas previsões até ao final do mês de Maio já não é mau. Resumidamente vamos ter temperaturas amenas, muito sol e algum vento.

Temperaturas

Até ao fim de Maio as temperaturas amenas vão predominar na maioria dos dias. Como de costume mais altas no Sul do que no Norte. Nem há frio nem há muito calor. Os dias com temperaturas mais agradáveis devem ser o Domingo e a Segunda-feira.

Talvez o calor se intensifique nos primeiros dias de Junho, mas essas previsões ainda carecem de confirmação futura. Mesmo que se confirmem parece calor dentro do normal para a época.

Nuvens e precipitação

As nuvens vão ser poucas e a chuva deve continuar ausente. Continuamos com tempo seco, sem precipitação e céu pouco nublado ou limpo.

Algumas nuvens altas que não tapam o sol e alguma neblina na madrugada no litoral, são as poucas nuvens que se podem ver durante a próxima semana.

Vento

O vento vai incomodar ligeiramente. Será moderado de Nordeste e Norte na maioria dos dias. No litoral Oeste pode chegar a ser forte em alguns períodos.

Se incomoda alguns também ajuda outros. As eólicas vão produzir muita energia durante toda a semana. Os praticantes de modalidades desportivas que precisam de vento moderado vão ter dias felizes.

Quando vierem vagas de calor a sério eu aviso. Se eu dissesse que o Verão ia ser fresco, caso acertasse era um bruxo que ficava bem visto.

Para confirmar eventuais alterações e os detalhes de cada dia pode consultar a Previsão geral do Tempo

Foto de Manuel Ferreira


Tags:

Leave a Reply

Outras publicações:

Meteorologia no Santo António
Meteorologia em Junho
Calor até Sábado
temperaturas amenas
meteorologia em Maio
chuva
Tempo Lisboa
tempo Lisboa VB Meteo

Meteorologia Lisboa
.

Previsão Geral do Tempo
previsão geral do tempo VB Meteo

Meteorologia Portugal
.

Tempo Porto
Meteorologia, Tempo Porto

Meteorologia Porto
.

La Vie Guarda
La Vie

La-Vie-Dia-da-Criança
.

Vítor Baía ©2019 Design PlataformaJota Powered by Sentido Comum